Região Sudeste

Description

Trabalho de Geografia
Martha Nummer
Mind Map by Martha Nummer, updated more than 1 year ago
Martha Nummer
Created by Martha Nummer over 7 years ago
54
0

Resource summary

Região Sudeste
  1. A região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil. Trabalho, beleza, ação, conhecimento, arte, poder, sol, praias, grutas, montanhas, problemas sociais, arquitetura do estilo barroco ao ultra moderno, movimento, culinária globalizada; a face urbana do país, que imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, árabes, alemães, orientais, entre outros, ajudaram a construir. Abriga a maior metrópole da América Latina (São Paulo), o Portal turístico do Brasil, o estado do Rio de Janeiro e sua capital do mesmo nome, conhecida como "cidade maravilhosa" e os tesouros históricos culturais em Espírito Santo (Fauna e Flora) e Minas Gerais (minérios e similares).
    1. A Região Sudeste possui extensão territorial de 924.511,3 quilômetros quadrados, ocupando 10,9% da área total do Brasil. Em 2010, sua população era cerca de 80,35 milhões. O Sudeste é formado por quatro estados: Espírito Santo (Vitória), Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e São Paulo (São Paulo). É composta por planaltos, planícies e depressões. O clima varia conforme cada localidade, podendo ser tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido. A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce.
      1. CURIOSIDADES
        1. É a região mais populosa do Brasil; É a região que possui o maior PIB do Brasil; Possui os três estados mais populosos e as três maiores metrópoles do Brasil; É a região mais visitada do Brasil e possui as cidades mais altas do Brasil.
    2. CARACTERÍSTICAS SOCIAIS
      1. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
        1. A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas há exceções como a Mata de Araucária e a Caatinga . Hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituída por áreas urbanas,pastagens e plantações. As principais características da Mata Atlântica são: Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; As árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade; Fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Exemplos de vegetação da Mata Atlântica - Palmeiras - Bromélias - Pau-brasil
          1. A região Sudeste possui uma economia diversificada e é a mais rica do país. Cerca de 55% do PIB Nacional (Produto Interno Bruto) é da região Sudeste. Os pontos fortes da economia desse região: O seu forte desenvolvimento industrial; O comércio; A agricultura mecanizada, no interior de MG e SP; (cana-de-açúcar e café); Exploração dos recursos minerais; (como petróleo e ferro); Turismo.
            1. ECONOMIA
              1. BIOMAS E VEGETAÇÃO
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
                trackerian
                FONOLOGIA estudo dos sons
                Viviana Veloso
                SUBSTANTIVOS
                Viviana Veloso
                Projeto Med 2015: História e Geografia
                elisacoltro
                Gramática - Visão Geral - Fonologia
                tiago meira de almeida
                Gramática - Fonologia - Quiz I
                tiago meira de almeida
                Português concurso
                Roberta Souza
                ACENTUAÇÃO GRÁFICA
                Viviana Veloso
                ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
                Viviana Veloso
                ACENTUAÇÃO GRÁFICA
                Viviana Veloso
                GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
                Viviana Veloso