Arlete Martins

Description

trabalho
arlete costa
Mind Map by arlete costa, updated more than 1 year ago
arlete costa
Created by arlete costa about 7 years ago
16
1

Resource summary

Arlete Martins
  1. Embora a educação tenha sido implantada no Brasil Colônia para fins de evangelização, houve uma nova fase que passamos do giz ao click do mouse.
    1. Do quadro negro à imagem projetada, das aulas presenciais às videoconferências que exigiram mudanças do corpo docente para em uma ação pedagógica pautada em aspectos teóricos e metodológicos buscando uma articulação com o mundo tecnológico".
      1. É preciso analisar cuidadosamente as mudanças que aconteceram no Brasil,ainda mais nas últimas duas décadas no período pós‐democracia.
        1. Objetivo era realizar uma retrospectiva histórica, sobre a história de educação, apontando os desafios para a prática docente em um ambiente globalizado, cujo acesso à informação, seria mais fácil com a tecnologia.
    2. Cada período foi marcada por imposições e rupturas, que são fatores econômicos, políticos e culturais da história.
      1. 1° ruptura: Começou com a chegada dos Portuguese às terras do “Novo Mundo”.
        1. Os jesuítas chegaram em (1549) na comitiva de Tomé de Sousa. A ordem jesuíta começou sua catequese erguendo um colégio em Salvador, com a pedagogia, através do plano Ratio Studiorium ( ordem nos estudos).“Soldados de Cristo”.
      2. 2° ruptura: O primeiro ministro de Portugal, Marquês do Pombal foi responsável pela segunda grande ruptura no ensino brasileiro e teve o nome de reformas pombalinas.
        1. A educação jesuita não convinha aos interses comerciais emanados pelo Estado. Expulsando os missionários da companhia de jesus.
        2. 3° ruptura: Com a chegada da família Real ao Brasil(1808),a corte se instalou no Brasil por necessidade de sobrevivência,porque o continente europeu estava sendo invadido por tropas francesas napoleônicas.
          1. Na educação as mudanças ocorrerão anos mais tarde: quando o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido.
            1. A medida atraiu grande numero de intelectuais e estrangeiros,o que alavancou grandes mudanças no ensino.
              1. A coroa portuguesa instituiu importantes marcos na educação principalmente no ensino no ensino técnico.
          2. D.Pedro I em 1822,proclamou a independência do Brasil e convocou a primeira Constituição que deveria reorganizar o sistema educacional brasileiro e elaborou uma "nova" promulgada em 1824, que tiveram como objetivo formar um sistema educacional popular e gratuito.
            1. Em 1827,determinou-se a lei de criação de escolas elementares em todas as cidades(fracassando),e transferiu a responsabilidade do ensino para as províncias.
              1. Em 1854, D. Pedro II reformulou a estrutura do ensino básico,que passou a se chamar de ensino primário com duração de quatro anos,sendo dividido em elementar e superior.
                1. "No elementar aram ministradas aulas de instrução moral e religiosa,leitura e escrita, noções essenciais de gramática,princípio de aritmética e sistema de pesos e medidas.No superior as disciplinas se desdobravam dando origem a dez disciplinas".
                  1. O ensino foi dividido entre as escolas públicas, de qualidade duvidosa e escolas particulares com os melhores mestres e serviam exclusivamente as classes dominantes.
                  2. "Em 1883 foi convocado o primeiro congresso Nacional de Educação para discutir novas mudanças no sistema educacional.
                    1. "Veio a Proclamação da República,em 15 de novembro de 1889".
                      1. Durante a primeira república os positivistas deram grande contribuição ao ensino brasileiro.
                        1. Bejamim Constante promoveu uma reforma nos ensinos primários e secundário para formação de alunos para os cursos superiores.
                      2. Em 1921, o educador Lourenço Filho iniciou uma reforma para implantação de um instituto de educação, pregava a profissionalização dos docentes e um relacionamento mais democrático entre os alunos e professores.
                        1. No mesmo ano foi criado o Concelho Nacional e Estadual de Educação; a instituição do estatuto das Universidades e a organização do ensino secundário.
                          1. No Brasil (1934),dispõe nos artigos 148 e 149: Art.148 Cabe à União,o Estado e aos Municípios, desenvolver ciências,artes,letras da cultura em geral. Art.149 -A educação é direito de todos.
                2. 4°ruptura:Se dá com a instauração do Estado Novo,quando Getúlio Vargas,em um golpe de estado, proclama uma nova Constituição,(1937)o governo criou o Instituto Nacional de pedagogia, mais tarde ,renomeado como Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos(INEP),a criação da União Nacional dos Estudantes(UNE).
                  1. Em 1942,foi criada as leis Orgânicas do Ensino,por iniciativa do Ministro Gustavo Capanema e regulamentou o ensino industrial e o ensino secundário.
                    1. O Ministro Clemente Mariano crio uma comissão para a reforma geral na educação nacional - A Lei de Diretrizes e Bases(LDB).
                  2. A ditadura militar represento uma grande perda de conquistas para a educação.
                    1. O setor passou por duas reformas, em 1968 e 1971 e ambas gerarão modificações na Lei de Diretrizes e Bases.
                      1. Só tivemos mudanças na Lei de Diretrizes e Bases em 1996 que foi sanciona pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação, Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996.O antropólogo,escritor e político Darcy Ribeiro foi o relator da lei 9394\96 que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional.
                    2. O governo Lula permitiu a continuidade de inúmeras universidades formando profissionais com pouco conhecimento.Nos últimos 15 anos a educação deu um salto quantitativo,ma.s regrediu qualitativamente.A maior perda foi no ensino publico superior
                      1. A preocupação era de atender a demanda de mão de obra qualificada e na educação brasileira a criação de cursos de nível superior
                      2. O professor deve romper o paradigma e utilizar os recursos digitais oportunizando aprendizagens significativas,aprender com os próprios erros, assumir riscos, inovar,gerenciar a própria aprendizagem,admitindo que a ética é possível,estudar para aprender e ensinar.
                        1. Hoje algumas instituições disponibilizam recursos digitais de aprendizagem,gratuitamente,por serem poucas as instituições falta investimento na formação dos professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação.
                          1. "A teoria na educação é muito avançada,mas a prática está muito distante".
                            1. "Podemos ensinar e aprender com novas tecnologias e fontes de informações, o importante é sermos professores-educadores amadurecidos para que não seja só repasse de informações
                              1. "Só pessoas livres merecem o diploma de educador".
                                1. "O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas, nas nossas mentes".
                                  1. "Ensinar com as novas mídias será fazer história".
                                    1. "A Internet é um novo meio de comunicação e ajuda a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender".
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            História do Brasil - Período Colonial
                            alessandra
                            Períodos da História do Brasil
                            GoConqr suporte .
                            HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
                            Lucas Villar
                            Revoltas Coloniais - 9º Ano Ensino Fundamental - ESI - Colégio São José
                            Marcos Roberto Martinez
                            Revoltas Nativistas do Brasil
                            Maico Elisvan
                            ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
                            Karen Laura
                            Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                            Professor Junior
                            SEGUNDO REINADO
                            Lucas Villar
                            RECORDANDO A HISTÓRIA DO BRASIL
                            Lucas Villar
                            Descobrimento do Brasil
                            Alessandra S.
                            República Velha
                            Vitor Gomes