Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Description

Mind Map on Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, created by Gutto Santos on 09/05/2017.
Gutto Santos
Mind Map by Gutto Santos, updated more than 1 year ago
Gutto Santos
Created by Gutto Santos almost 7 years ago
25
2

Resource summary

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  1. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação da instituição: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854.
    1. A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais
      1. A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
        1. Somente em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei nº 4.024/61, que aponta o direito dos “excepcionais” à educação.
          1. o Censo Escolar registra uma evolução nas matrículas, de 337.326 em 1998 para 700.624 em 2006, expressando um crescimento de 107%.
            1. Objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
              1. • Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; • Atendimento educacional especializado; • Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino; • Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar; • Participação da família e da comunidade; • Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; e • Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
                1. PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
                  1. Apoiar os sistemas de ensino na organização e oferta do atendimento educacional especializado, por meio da implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas de educação básica da rede pública, fortalecendo o processo de inclusão nas classes comuns de ensino regular
                    1. O presente Edital do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais visa selecionar projetos de Estados e Municípios que contemplem a organização de espaços com recursos necessários ao atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos para distribuição de equipamentos e materiais didáticos para implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas de educação básica da rede pública de ensino
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          The USA, 1919-41
          sagar.joban
          Jekyll and Hyde
          elliesussex
          ExamTime's Getting Started Guide
          PatrickNoonan
          GRE Test - Overview
          SAT Prep Group
          MCAT Study Plan
          Alice McClean
          Creative Writing
          amberbob27
          Input Devices
          Jess Peason
          Acids and Bases
          Sarah Egan
          Using GoConqr to study Art
          Sarah Egan
          1PR101 2.test - Část 8.
          Nikola Truong
          Welcome to GoConqr!
          Sarah Egan