Heitor Villa-Lobos

sofia.marchetti
Mind Map by sofia.marchetti, updated more than 1 year ago
sofia.marchetti
Created by sofia.marchetti over 5 years ago
9
1

Description

Mind Map on Heitor Villa-Lobos, created by sofia.marchetti on 02/27/2015.

Resource summary

Heitor Villa-Lobos
1 Villa-Lobos músico
1.1 Iniciou aos 6 anos, sua carreira como músico, utilizando um Violoncelo adaptado ao seu tamanho
1.2 Aos 13 anos de idade, compõe seu primeiro trabalho, "Panqueca" (1900), peça para violão em homenagem à sua mãe. Começa também a tocar em cafés e teatros, aproximando-se cada vez mais do gênero popular conhecido como "choro".
1.3 Sua estréia como compositor profissional aconteceu no Rio de Janeiro, em 1915. O concerto não foi bem visto pela imprensa, mas garantiu a Villa-Lobos o reconhecimento do público. Quanto mais famoso se tornava, maior era a admiração que causava entre os colegas. Tornou-se amigo do compositor francês Darius Milhaud e do célebre pianista Arthur Rubinstein, que passaram a executar suas obras pelo mundo.
2 Villa-Lobos educador
2.1 Villa-Lobos, além de músico, era educador. Formulou um projeto de educação musical e o apresentou a diversos políticos da época, em busca de patrocínio. Com o golpe de 1930, Getúlio Vargas toma o poder e o faz viajar pelo Brasil, dando aulas e cursos especializados. O objetivo do programa educacional apoiado por Vargas era, na verdade, reforçar o clima de exacerbado nacionalismo vivido no país pós-30.
2.2 Villa-Lobos aproveitou o momento político e tornou o canto orfeônico um meio eficaz de educação em massa. É célebre sua citação: "O canto orfeônico integra o indivíduo dentro da herança social da Pátria; é a solução lógica para o problema da educação musical nas escolas, não somente na formação da consciência musical, mas também como um fator de orgulho cívico e disciplina social".
2.3 A convite da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, assume em 1932 a direção da SEMA (Secretaria de Educação Musical e Artística). Nesse período, é instituído o ensino obrigatório de música nas escolas. Como forma de contribuir com a nova lei, Villa-Lobos cria o Guia prático (temas populares harmonizados) e organiza uma orquestra com fins cívicos e educativos.
3 Villa-Lobos carioca
3.1 Nasceu em 5 de março de 1887, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ
3.2 Seus pais são Noêmia e Raul Villa-Lobos
3.2.1 Raul era violoncelista amador
3.2.1.1 Aos 12 anos, Villa-Lobos perde o pai e se torna um autodidata. Passa a ler obras de grandes mestres da música, como Wagner e Puccini, além de seus ídolos Johann Sebastian Bach e Vincent d'Indy.
4 Villa-Lobos brasileiro
4.1 Fascinado por temas regionais, Villa-Lobos resolve viajar pelo Brasil afora. Queria conhecer a fundo as tradições e costumes do país. Transformou-se num verdadeiro andarilho, garimpando a cultura popular. Nessas idas e vindas, conhece a pianista Lucília Guimarães, com quem se casa em 1913.
4.1.1 "Sim sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo"
5 Villa-Lobos viajante
5.1 Em 1893, Heitor Villa-Lobos viaja com a família para o interior de Minas Gerais, onde começa a receber influência da música do sertão, modas de viola e canções folclóricas. Ao mesmo tempo, a tia Fifinha, que sempre le incentivava musicalmente, o apresenta alguns trabalhos consagrados, como os prelúdios e fugas de "O cravo bem temperado", de Bach.
Show full summary Hide full summary

Similar

Fractions and percentages
Bob Read
Flashcards de Inglês - Vocabulário Intermédio
miminoma
GCSE AQA Biology - Unit 1
James Jolliffe
Marriage and Family Life - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
nicolalennon12
The Weimar Republic, 1919-1929
shann.w
Study Tips to Improve your Learning
miminoma
Salesforce Admin 201 Exam Chunk 5 (126-155)
Brianne Wright
EVALUACIÓN DE LA PATOLOGÍA: ALGUNOS PREESTADIOS INFANTILES DE LA PSICOPATOLOGÍA ADULTA
Elizabeth Flores
Romanticismo en Francia
PAULA VALENTINA JAIMES ORTEGA
Mapas mentales con GoConqr
JEAN CARLOS BOLA�OS MENDOZA
BASES EPISTEMOLÓGICAS
LAREN DOMINGUEZ