NR 17 - ERGONOMIA

Description

Mind Map on NR 17 - ERGONOMIA, created by Giovanna Hellen Alves Freitas on 08/01/2021.
Giovanna Hellen Alves Freitas
Mind Map by Giovanna Hellen Alves Freitas, updated more than 1 year ago
Giovanna Hellen Alves Freitas
Created by Giovanna Hellen Alves Freitas over 3 years ago
19
0

Resource summary

NR 17 - ERGONOMIA
  1. O que é?
    1. Ela visa “estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”. Ou seja, tem como foco o conforto, a diminuição de lesões e o aumento da produtividade dentro das empresas.
    2. Estrutura
      1. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais; Mobiliário dos postos de trabalho; Equipamentos dos postos de trabalho; Condições ambientais de trabalho; Organização do trabalho. Além disso, a norma apresenta dois anexos sobre as condições ergonômicas nas seguintes áreas de trabalho: Anexo I – Trabalho dos Operadores de Checkouts; Anexo II – Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing.
      2. Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais
        1. A respeito do levantamento, transporte e descarga individual de materiais, a NR 17 estabelece que o transporte manual de cargas não pode ser realizado por trabalhadores menores de 14 anos ou por pessoas com um peso suscetível de comprometer sua saúde ou segurança. Além disso, de acordo com a Norma Regulamentadora, todo transportador de cargas deve receber treinamentos ou instruções satisfatórias sobre os métodos de trabalho a serem utilizados sem que sua saúde ou segurança sejam comprometidos.
        2. Mobiliário dos postos de trabalho
          1. Aqui a Norma estabelece a altura e o tamanho dos móveis, a distância dos objetos em relação ao trabalhador, a necessidade de encosto nas cadeiras e de ter a borda frontal dela arredonda, a necessidade também de um assento de descanso para os serviços realizados em pé, entre outros parâmetros que os objetos devem seguir para proporcionar o devido conforto aos trabalhadores.
          2. Equipamentos dos postos de trabalho
            1. Além de estabelecer os parâmetros de distância e posicionamento dos equipamentos de trabalho, a NR 17 trata também dos níveis de ruídos adequados, temperatura mínima e máxima de determinados ambientes, velocidade do ar e a umidade relativa do ar.
            2. Organização do trabalho
              1. Na parte que trata sobre a organização do trabalho na NR 17, a Norma estabelece a adequação às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Sendo assim, ela prevê pontos como pausas para descanso, retorno gradativo após afastamento etc.
              2. Atividades que envolvam o processamento eletrônico de dados
                1. O número máximo de toques reais que pode ser exigido por hora trabalhada não deve ultrapassar o limite de 8.000 toques. Nesta NR, considera-se toque real qualquer tipo de movimento que cause pressão sobre o teclado. O tempo efetivo de trabalho para a digitação de dados não deve ultrapassar 5 horas, devendo o trabalhador exercer outras atividades no restante de sua jornada de trabalho. Porém, estas atividades não devem exigir movimentos repetitivos ou esforço visual.
                2. Visibilidade e o conforto no computador
                  1. A distância do olho e a tela do computador deve ser a mesma daquela entre o olho e o teclado. Além disso, que o teclado deve ser regulável para manter os punhos na posição correta, isto é, alinhados aos cotovelos. Nas costas, a cadeira deve ser de dimensão média para abrigar a maioria das pessoas com segurança e comodidade. Já os pés necessitam encostar no piso ou então em algum suporte adequado.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  NR 8 - Edificações
                  Giovanna Hellen Alves Freitas
                  Mapa Conceptual Sobre Peligro Mecánico
                  sergio antonio ISAZA HURTADO
                  Tests
                  Pip Fraggle
                  Module 6 Mind Map: Making Adaptations and UDL
                  Maribel Schwall
                  NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO,ARMAZENAGEM E MANUSEIO DEMATERIAIS
                  Giovanna Hellen Alves Freitas
                  ANTROPOMETRÍA EN EL DISEÑO
                  Mariana Jimenez
                  revision terms
                  Marjorie Onapa
                  Revising Terms
                  jeneha.wilson
                  Certamen 1
                  Daniel Zavala
                  Social Skills Training (Examples)
                  april cottrell
                  Social Skills Training- Process
                  april cottrell