Milton Santos POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica.

Description

POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. EDUSP, Sao Paulo, 2008. Colecao Nº de Páginas: 288 pp. 6ª Edição
Sonia Sutton
Mind Map by Sonia Sutton, updated more than 1 year ago
Sonia Sutton
Created by Sonia Sutton almost 9 years ago
20
0

Resource summary

Milton Santos POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica.
  1. p. 244 Afirmamos que se trata muito mais de uma categoria de Formacao Socio-Econômica e Social, pois nao ha e jamais houve Formaçao Social independentemente do espaço. A sociedade nao se pode tornar objetiva sem as formas geograficas. Por outro lado, os objetos que constituem a paisagem orientam, depois, a evoluçao da propria sociedade, fato que nao tem sido suficientemente nem sistematicamente indicado.
    1. POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. EDUSP, Sao Paulo, 2008. Colecao Milton Santos Nº de Páginas: 288 pp.
      1. a geografia deve levar em conta as formacoes sociais no interior das quais se colocam as questoes de diferenciacao do espaco social, o que implica que a historia nao é concebidacomo fator de explicacao da geografia (historicismo), mas, ao contrario, a geografia é pensada historicamente. (C. Grataloup e J. Levy, 1977, p. 49) p. 135
        1. p. 151 Para abrir um debate valido, a primeira pergunta que devemos fazer é a seguinte: podemos encontrar uma definiçao unica desta categoria espacço? Ou temos à nossa frente duas coisas diferentes à definier, isto é, o espaço como categoria permanente, ou seja o espaço - o espaço de todos os tempos - e o espaço tal como hoje se apresenta diante de nos: nosso espaço, o espaço de nosso tempo.
          1. p. 166 No Brasil, apesar dos esforços para fixar a populacao no interior do pais, a tendência à reproduçao doa modelos de distribuiçao ainda é muito grande . roda pé: "Em 1950, 1/3 do territorio (1,8 milhoes de km2) onde uma franja litorânea de 250 km concentrava 66% da populacao do pias, isto é 47 milhoes de habitantes (R. V. da Costa, 1969, pp 17-18
            1. p. 242 uma sociedade so pode ser analisada sem ambiguidade se definida em funcao de suas determinacoes historicas sucessivas. Somente assim poderemos alcançar o conhecimento de sua especificidade e ditinguir as suas qualidades essencias das de outras sociedades. uma sociedade cuja definicao promana de suas determinacoes historicas sucessivas estara em condicoes de permitir um estudo teorico levando à resultados utilizaveis.
              1. p. 243 A categoria de Formaçao Economica e Social é assim extremamente util ao estudo de uma realidade nacional pelo fato que nao se aplica à Sociedade considerada como um sentido geral, mas a uma sociedade precisa, cuja especificidade e partucularismos devem ser realçados para que o estudo concreto de suas realidades autorize uma açao igualmente concreta.
                1. p. 246 Se a geografia, ou para ser menos paroquial, as ciências do espaço desejam interpretar o espaço humano como fato historico que, antes de tudo, ele é, so a historia da sociedade mundial e a historia da sociedade local podem servir como fundamento à compreensao da realidade espacial e aos esforços para transforma-la, pondo-a ao serviço do homem. Pois a historia nao se escreve fora do espaço e o proprio espaço sendo social, nao ha sociedade a-espacial.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Social Influence
                  smita089
                  10 Study Techniques
                  PatrickNoonan
                  C6 Flash cards
                  Anna Hollywood
                  MCAT Study Plan
                  Alice McClean
                  ICT Revision 2014
                  11RaceyG
                  Biology AQA 3.1.2 Proteins
                  evie.daines
                  Main People in Medicine Through Time
                  Holly Bamford
                  Cell Transport
                  Elena Cade
                  GCSE REVISION TIMETABLE
                  megangeorgia03
                  Core 1.5 Mechanisms
                  T Andrews
                  Specific topic 7.5 Timber (Stock forms)
                  T Andrews