Reengenharia

ludimilabs.silva
Mind Map by ludimilabs.silva, updated more than 1 year ago
ludimilabs.silva
Created by ludimilabs.silva about 6 years ago
18
1

Description

TEORIA

Resource summary

Reengenharia
  1. O QUE É?
    1. A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
    2. As 4 fases da Reengenharia
      1. PREPARAÇÃO: Listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para esta atividade; PLANEJAMENTO: Garantir os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros; IMPLEMENTAÇÃO: Analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo, avaliar o impacto das mudanças e implementá-lo; AVALIAÇÃO: Medir e comunicar os resultados obtidos, controlar o processo como um todo e gerir o impacto das alterações efetuadas em outros processos.
      2. CRÍTICAS A REENGENHARIA
        1. As mudanças geradas pelo processo de reengenharia criam resistências por parte dos colaboradores que já estão acostumados a trabalhar de uma determinada forma. Isto gera uma grande dificuldade para a organização, que precisa driblar esta resistência e fazer com que seus colaboradores entendam os reais benefícios deste novo sistema. Outra crítica à reengenharia é a sua possível relação com os processos de downsizing, que visam a uma reestruturação interna da empresa através, basicamente, da redução do número de colaboradores nas organizações. Isto gera muita insegurança por parte dos trabalhadores e um olhar de desconfiança por parte dos críticos de plantão.
        2. APRENSENTAÇÃO
          1. A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Teoria Geral da Administração(TGA)
          Flávio Machado Lobo
          Gestão de Qualidade Total
          ludimilabs.silva
          Passe Cursinho - Pré-Vestibular 2016
          Passe Cursinho
          Administração Cientifica
          samara_biernaski
          Diversidade nas Organizações
          adrianemf
          SALESFORCE ADM-201 Certification Exam 5
          Hawerth Castro
          Atividade 1 - Explicação
          Emmanuela Pimenta
          Gestão de Qualidade Total
          Camila campos
          Simulado Estilo UVA 2016.1 e UECE 2016.1
          roney1222
          SALESFORCE ADM-201 Certification Exam 1
          Hawerth Castro
          Max Weber (1864-1920)
          suellen lessa