Avaliação e mensuração

brunadessouza92
Mind Map by brunadessouza92, updated more than 1 year ago
brunadessouza92
Created by brunadessouza92 over 4 years ago
11
1

Description

Mapa Pesquisa de opinião e mercado Mind Map on Avaliação e mensuração, created by brunadessouza92 on 12/13/2015.

Resource summary

Avaliação e mensuração
1 Os métodos encontrados na pesquisa fornecem dados que auxiliam numa avaliação constante de tomada de decisão em relação à estratégia organizacional.
1.1 O conhecimento, quando transferido nas organizações, proporciona benefícios e soluções rápidas para clientes e fornecedores, aguça o interesse de investidores e acionistas bem como fortalece a imagem da empresa no mercado, pois agrega valor aos resultados dos produtos e serviços prestados.
1.1.1 A mensuração de resultados é um processo que objetiva demonstrar se o que foi inicialmente proposto no planejamento estratégico está sendo alcançado.
1.1.1.1 Mesmo sendo difícil identificar e avaliar os ativos intangíveis, é importante mensurá-los, pois trazem benefícios para a empresa.
1.1.1.1.1 A mensuração de resultados na Gestão do Conhecimento é fundamental para que sejam diagnosticadas as competências essenciais e desse modo analisado o vínculo entre desenvolvimento de pessoas (competências empresariais).
1.1.1.1.1.1 Um dos motivos pelo qual se deve aplicar um modelo de mensuração de resultado é descobrir o hiato entre o patrimônio líquido visível no balanço patrimonial e o seu real valor de mercado.
1.1.1.1.1.1.1 Os métodos de avaliação de resultados procuram cobrir a lacuna deixada pelos modelos tradicionais, na busca de alternativas para quantificar as variáveis que não geram medidas nos relatórios das organizações.
1.1.1.1.1.1.1.1 Aplicar modelos de mensuração nas organizações é importante para se ter controle, minimizar o risco, melhorar continuamente, agir preventivamente e dessa forma avaliar a gestão.
1.1.1.1.1.1.1.1.1 A mensuração de resultados é importante para se ter o controle dos processos, reduzir os efeitos causados com as oscilações do mercado, ser possível uma auto-avaliação, poder estar sempre melhorando e também avaliar a gestão que está sendo feita, além de ser possível agir preventivamente às variações que a todo o momento ocorrem no ambiente em que a organização está inserida. O que acontece é que a Gestão do Conhecimento, , ao dinamizar o capital intelectual influencia os resultados das organizações e possibilita inúmeras transformações. Sendo que as transformações mais eficazes tendem a aumentar o patrimônio da organização.
2 Dificuldade de fazer a mensuração
2.1 Por ser tratar de conhecimento intangível, a mensuração de resultados deve ser um processo contínuo e sistemático, pois ao contrário dos bens tangíveis que tendem a ter seu valor depreciado com o tempo, o conhecimento cresce cada vez que é utilizado e deprecia quando não utilizado.
2.1.1 As empresas encontram enormes dificuldades em fazer avaliação de desempenho e mensuração de seus ativos intangíveis, pois não existe um padrão formal e genericamente aceito.
2.1.1.1 Além disso, é difícil identificar os ativos intangíveis que agregam valor à atividade produtiva, já que eles não são facilmente reconhecidos na estrutura organizacional.
2.1.1.1.1 Outro fator agravante na mensuração dos ativos intangíveis é que os parâmetros até então existentes para avaliação dos ativos tangíveis em uma empresa são muito menos complexos e de fácil visualização, pois seu resultado pode ser observado no balanço patrimonial e na demonstração de resultado de exercício (DRE) da organização.
2.1.1.1.1.1 Ou seja, os parâmetros anteriores dos ativos tangíveis não ajudavam em muito. Por se tratar de ativos intangíveis, a mensuração de resultados deve ser um processo contínuo e sistemático, pois assim, ao contrário dos ativos físicos (tangíveis) que tendem ter seu valor depreciado com o tempo, o conhecimento cresce, cada vez que é utilizado, e deprecia-se quando não utilizado.
2.1.1.1.1.1.1 Com esse novo desafio, as empresas percebem que há necessidade de acompanhar e avaliar cuidadosamente o seu desempenho junto ao mercado, sendo importante mensurar o retorno obtido com a Gestão do Conhecimento, para saber se o que foi proposto no planejamento estratégico está sendo alcançado.
2.1.1.1.1.1.1.1 Essas preocupações incitam a superação dos modelos contábeis vigentes, por uma série de limitações que esses apresentam.
3 Tais métodos devem ser adaptados às necessidades de cada organização, acarretando benefícios para o financeiro e para seus relacionamentos, sejam eles internos ou externos.
3.1 Para que as empresas possam mensurar o resultado intangível é necessário que se desenvolva um processo de Gestão do Conhecimento.
3.1.1 Após a organização reconhecer que o capital intelectual é o seu maior ativo, chamado ativo intangível ou ativo do conhecimento, ela estará constantemente inovando e à frente dos concorrentes.
3.1.1.1 Para acontecer a identificação, criação e maximização de conhecimentos, é necessário acompanhar cada passo do processo, isto é, avaliar e medir os resultados obtidos, ponderar cada parte do processo para re-definir os próximos passos.
3.1.1.1.1 Para que a organização saiba o real valor que os ativos intangíveis estão agregando a seus produtos e serviços, é necessário mensurar o resultado, e uma ferramenta que vem sendo muito usada pelas empresas nessa quantificação é o Balanced Scorecard, por ser mais amplo e flexível que os demais modelos de mensuração.
3.1.1.1.1.1 Por isso, é necessário que se realize uma reflexão cuidadosa sobre as reais competências empresariais, ou seja, aquelas que a diferenciarão da concorrência, assegurando à empresa vantagem competitiva e bons resultados
4 Tipos de resultados que podem ser obtidos
4.1 Este processo surgiu no ambiente organizacional para reestruturá-lo, desenvolver valores competitivos a partir da inovação e do aprendizado, e com isso possibilitar que cada colaborador saiba o seu papel na empresa, desenvolva habilidades para as funções determinadas e amplie seu potencial, possibilitando novos resultados para a organização.
4.1.1 Existem duas vertentes para mensurar resultados após a implementação da Gestão do Conhecimento nas organizações, proposta por Terra (2001): uma se refere aos investimentos efetuados em treinamentos e estratégias da empresa; outra mensura o quanto este conhecimento adquirido reverte em valor de mercado, tornando-se contabilizado nas organizações.
5 O que pode ser feito com os resultados na perspectiva empresarial?
5.1 Medir os resultados é importante para a empresa, pois, quando a mensuração acontece, as informações são mais precisas, a tomada de decisão é feita com maior confiabilidade e as metas propostas alcançadas com maior excelência.
5.1.1 Ainda mais porque falar de mudanças no contexto organizacional é aprender a lidar com a resistência que as pessoas têm à mudança.
5.1.1.1 A alta direção nem sempre está disposta a fornecer dados concretos e claros sobre o que realmente se passa no centro administrativo de suas gestões e os demais colaboradores, não raro, por medo de exporem suas fraquezas e lacunas ao compartilharem seu conhecimento.
5.1.1.1.1 Além disso, a mensuração de resultados pode ajudar na minimização das possíveis lacunas existentes entre o que se fala e o que se compreende, pois baseados em suas experiências pessoais, tanto emissores quanto receptores, possuem histórias pessoais que determinam suas interpretações.
5.1.1.1.1.1 Assim sendo é importante que o gerador da informação a faça de forma objetiva e clara, usando todos os meios e canais de que dispõe para que se atinja o objetivo, qual seja, converter conhecimento.
5.1.1.1.1.1.1 Quando a organização mensura com critério os resultados de sua Gestão do Conhecimento pode dar um melhor feedback a seus funcionários, para que estes possam auto-saber seu desempenho na participação e nos resultados da empresa, e assim, caso seja necessário, redirecionarem suas metas.
5.1.1.1.1.1.1.1 Quando há um procedimento efetivo de comunicação e do uso eficaz da tecnologia, pode-se observar que o desenvolvimento nas relações das pessoas torna-se excelente.
6 Pode-se dizer que, de todos os recursos para compartilhamento e conversão de conhecimentos, a comunicação se tornou um dos principais fatores de sucesso das estratégias organizacionais por preservar e realçar a imagem da empresa, e principalmente por ser um fator indispensável e capaz de agregar valor na busca constante pela competitividade, alinhando a empresa às exigências do mercado
6.1 Para tanto, é necessário considerar, como preocupação do feedback, verificar características como flexibilidade, criatividade, intuição, participação em trabalhos em equipe, entre outras. É importante salientar que o feedback, ao necessitar da participação de todos os colaboradores de uma organização, acaba por ser uma boa ferramenta para avaliar estratégias e auxilia na mensuração de resultados da Gestão do Conhecimento.
6.1.1 Percebe-se no entanto que apenas o feedback não é suficiente para avaliar os ativos intangíveis, isto porque, por mais necessário e importante que ele seja, está num âmbito restrito das relações interpessoais. É necessário ir além das relações interpessoais quando se trata da Gestão do Conhecimento. É preciso portanto lidar com indicadores que coloquem as organizações num movimento mais dinâmico de troca com a sociedade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação das Necessidades de Treinamento
miriampgoliveira
Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
O que você pode fazer com GoConqr
GoConqr suporte .
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
METODO PAE DE VIRALIZAÇÃO
Diego Silva da Cunha
Treinamento e Desenvolvimento
michelly.phn.o
Feedback na Prática
Milena do Carmo Lemes
Quiz de conhecimentos gerais sobre o IBGE
Susie Viana
Gamificação nas Empresas
Jessica Duarte Tancredo
Self Treinamentos - Serviços.
Silvana Ferreira