1.1 Chassi

Bruno Gonçalves Machado
Mind Map by , created over 2 years ago

SEST SENAT Mecanica Descomplicada Mind Map on 1.1 Chassi, created by Bruno Gonçalves Machado on 03/15/2017.

0
0
0
Tags
Bruno Gonçalves Machado
Created by Bruno Gonçalves Machado over 2 years ago
French Tense Endings
James Hoyle
Algebraic Fractions
Olivia McKenzie
Exam 2- High Renaissance/Baroque
Rachel Masingill
mcolby MITOSIS TEST
Melinda Colby
Účto Fífa 2/6
Bára Drahošová
Legislação deTrânsito - PRF - Conceitos Gerais
Felipe Reinaldo
1.0 Estrutura Básica dos Veículos
Bruno Gonçalves Machado
Unit 3.1: Marketing
nk_
Romeo and Juliet essay
Tambo234
Metallic bonding
anna.a.graysmith
1.1 Chassi
1 O que é ?
1.1 é uma estrutura de suporte
2 Para que serve ?
2.1 suportar a carroceria e o motor
2.2 outros componentes são acoplados ao chassi:
2.2.1 motor, sistema de freios, caixa de marcha, transmissão, rodas, entre outros.
3 Como Funciona ?
3.1 deve ter um formato resistente.
3.2 é constituído por duas travessas paralelas feitas de aço chamadas longarinas.
3.2.1 Entre as longarinas, no meio do chassi, existe um “X” ou diversas travessas menores perpendiculares que melhoram a resistência do chassi à torção, impedindo que a carroçaria também se torça.
3.2.1.1 Todas as travessas são rebitadas entre si, de maneira que formam uma única estrutura sólida
3.2.2 As longarinas e travessas são fabricadas com chapas de aço bastante grossas.
3.2.3 Nos modelos mais simples e mais comuns, as vigas de aço são retas. Em alguns modelos, as vigas são pré-moldadas em formato de “U”, o que permite uma resistência ainda maior.
3.3 O esquema de chassi separado da carroceria equipa principalmente os veículos comerciais, como caminhões e picapes, pois reduz a possibilidade de trincas na estrutura
3.4 Chassi também é o nome que se dá ao Número de Identificação do Veículo – NIV (ou Vehicle Identification Number, em inglês), composto por 17 caracteres alfanuméricos que identificam os veículos automotores em geral.
3.5 Vários modelos de veículo não possuem um chassi propriamente dito. A carroçaria se une ao assoalho formando um único conjunto. Esses tipos de veículos são chamados “monoblocos”
3.5.1 O chassi monobloco é também chamado carroceria monobloco.
3.5.2 Uma das vantagens é a redução do peso, pois esse tipo de carroçaria é bem mais leve, sendo mais comum nos carros modernos.
3.6 o chassi apoia-se sobre os dois eixos: o dianteiro e o traseiro.
3.6.1 Na parte dianteira, em geral, localizam-se o motor e a caixa de mudanças. Já na parte traseira, localizam-se o diferencial e o tanque de combustível.
3.6.1.1 Essa configuração permite uma estrutura equilibrada, com uma boa distribuição de pesos: metade do peso fica sobre o eixo dianteiro e a outra metade sobre o eixo traseiro.
3.7 Conhecer as medidas exatas do chassi é imprescindível
3.7.1 Caso o chassi seja danificado em um acidente, por exemplo, ficando empenado ou torto, ele precisa ser imediatamente restaurado.
3.7.1.1 esse serviço só pode ser feito quando se conhece precisamente suas medidas. Consulte sempre as informações fornecidas pelo fabricante e verifique outros chassis do mesmo modelo de veículo em boas condições.
3.7.1.1.1 As oficinas mecânicas devem sempre possuir manuais completos dos veículos mais comuns, facilitando o acesso às informações necessárias à manutenção e aos consertos dos veículos. O manual apresenta todas as medidas originais dos chassis dos veículos.
3.7.2 O chassi desalinhado pode prejudicar o alinhamento dos eixos e das rodas, ocasionando um desgaste maior de vários componentes.
3.7.2.1 nem sempre acidentes e batidas são responsáveis pelos danos no chassi. Algumas vezes, empenamentos podem surgir por outras causas, como, por exemplo, uma situação de grande esforço e flexão ou concentração acentuada de cargas. Essas situações são causadas, principalmente, pelo excesso de peso ou quando as cargas estão mal distribuídas pelo veículo.
3.7.2.2 Devido à possibilidade de ocorrência de avarias na estrutura do chassi, antes de iniciar o alinhamento, deve-se observar se ele não apresenta trincas ou partes soltas. Verifique todas as conexões rebitadas ou soldadas entre as longarinas e travessas para certificar-se de que estejam perfeitas.

Media attachments