Briófitas

Description

Resumo do conteúdo de botânica sobre os briófitas.
Bruno Gil Pereira Ferreira
Note by Bruno Gil Pereira Ferreira, updated more than 1 year ago
Bruno Gil Pereira Ferreira
Created by Bruno Gil Pereira Ferreira almost 3 years ago
1
0

Resource summary

Page 1

Briófitas - Vegetais Pioneiros

As Briófitas são as plantas mais antigas que surgiram no ambiente terrestre, mais ainda são bem dependentes da água. Os musgos são os principais representantes desse grupo. Esses vegetais vivem em lugares com grande umidade, pois o fato de possuírem proteção em suas células, que as tornariam impermeáveis, dificulta a sua sobrevivência em contato direto com o Sol. Bem pequenos, não ultrapassando alguns poucos centímetros de altura, e a explicação para essa condição está na ausência de estruturas que transportem o alimento  por meio de células com facilidade - ou seja, esses vegetais não possuem vasos condutores de seivas, são avasculares. As Briófitas não possuem raízes, caules e folhas verdadeira, mas sim estruturas simplificadas e rudimentares chamadas rizoides, cauloides e filoides.  As Briófitas não tem raízes. Fixam-se ao solo por meio de filamentos chamados  rizóides, que absorvem a água e os sais minerais de que o vegetal necessita. Também não possuem verdadeiro caule. As briófitas são plantas terrestres ou epífitas, caracterizadas pela presença de clorofila, por não serem vascularizadas e reprodução através de esporos. . . Além disso, são sempre plantas pequenas, normalmente com alguns poucos centímetros de altura. Não possuem flor, semente e fruto.    são avasculares (não possuem vasos condutores de seiva), sendo assim não há como nutrir as extremidades muito altas de uma árvore grande.   Filoides são sinônimos de folhas. Esses nomes são para plantas avasculares,.   Os Caulóides são também chamados de "falsos caules", inerentes aos considerados vegetais inferiores, exercendo a função de auxiliar a promover o transporte de água e de nutrientes.  Os filoides têm a função de realizar a fotossíntese, por serem estruturas clorofiladas.  Rizoide é designação dada em Botânica e ficologia aos órgãos das plantas, algas e musgos, que exercem as funções da raiz sem terem a estrutura das raízes das plantas avasculares.    O transporte no musgos (Briófitas) ocorre por osmose, no qual a água se movimenta livremente pelas membranas.   As Briófitas são as plantas minúsculas e delicadas, que recobrem as pedras e árvores em ambientes úmidos como se fossem um manto aveludado. São plantinhas muito antigas. 

Page 2

Reprodução das Briófitas

O ciclo de vida das briófitas apresenta duas fases: uma fase sexuada (com a presença de gametas) e uma fase assexuada (sem a presença de gametas). Esse tipo de ciclo, em que há a presença dessas duas fases, chamamos alternância de gerações. Existem briófitas que se reproduzem de forma assexuada por fragmentação. 

Fase Assexuada (fase esporofítica)

A partir da fecundação, temos a formação do zigoto, que se desenvolve sobre a planta feminina, formando uma haste com uma cápsula na ponta. Essa estrutura é denominada esporófito, pois no interior da cápsula encontram-se os esporos que, ao caírem no solo, num ambiente favorável, darão origem a novos musgos.   As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os anterozoides necessitam de água para se deslocarem até a oosfera. As briófitas necessitam de água para a reprodução para que as flores sejam fecundadas. As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os frutos são dispersados pela água.  

Show full summary Hide full summary

Similar

Vírus
Alessandra S.
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Pteridófitas
Gaby Borges
Classificação dos vegetais
Laryssa Valencise
Ciclo Reprodutivo Briófitas
Leonardo Dias Pinheiro
ESPORÓFITOS
Camilla guimarae
ANGIOSPERMAS
Maria Eduarda