AVALIAÇÕES CENTRADAS EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM II PARTE - Clique na primeira página

Description

Manual para elaboração de questões objetivas. II parte
Jorge Arevalo
Note by Jorge Arevalo, updated more than 1 year ago
Jorge Arevalo
Created by Jorge Arevalo over 7 years ago
313
0

Resource summary

Page 2

Classificação Quanto ao Grau de DificuldadeAs questões objetivas podem ser classificadas de acordo com o grau de dificuldade. Adeterminação do grau de dificuldade de uma questão deve estar relacionada ao nível decomplexidade do questionamento e, correlacionada as habilidades e competências queestão sendo avaliadas. Esse grau de dificuldade é definido pela Taxonomia de Bloom,sendo o Comando da questão um fator determinante para definir o nível da questão.

Classificação das questõesQuestões de nível fácilPodem solicitar as seguintes domínios cognitivos (habilidades):- compreensão ou reconhecimento de um conjunto de informações ou um conceito;- definição de premissas ou conceitos;- Identificação ou interpretação de parâmetros;- descrição de conceitos ou do objeto do conhecimento.

Page 4

Questões de nível médioPodem solicitar os seguintes domínios cognitivos (habilidades):- Analisar termos ou conceitos;- Analisar textos, tabelas ou imagens;- Prever o efeito de uma alteração provável em uma amostra;- Exemplificar ou explicar um conceito;- Aplicar um conhecimento.

Page 5

Exemplos:ENADE ODONTOLOGIA/ 2013De acordo com os resultados encontrados no Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a prevalência de pelo menos um dente incisivo afetado por traumatismoem crianças de 12 anos é de 20,5%.BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2011. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/ >. Acesso em: 20 jul. 2013.Um cirurgião-dentista que atua em uma Unidade Básica de Saúde constata, na sua área deabrangência, prevalência de 32% de incisivos permanentes afetados por trauma emcrianças de 12 anos. Nesse caso, para reduzir esse índice, o profissional da Estratégia deSaúde da Família deveráI. elaborar um protocolo de atendimento, estabelecendo a metodologia a serutilizada para a definição dos tipos de traumatismos, as técnicas de tratamento e de monitoramento das eventuais sequelas.II. propor ações de promoção da saúde, com ações intersetoriais e de educação em saúde que visem assegurar medidas de proteção, prevenção de acidentes e comportamentos seguros.III. integrar os profissionais de saúde bucal com o restante da equipe de saúde naabordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesõestraumáticas.IV. manter uma equipe de atendimento de urgência na Unidade Básica e estabelecer apossibilidade de encaminhamento de paciente ao centro de especialidades odontológicas ou hospital, de acordo com a gravidade e a extensão do trauma e as condições físicas do paciente.

Page 6

ENADE MEDICINA / 2013 Na tabela abaixo, é apresentada a distribuição do número de empregos formais registrados em uma cidade brasileira, considerada as varáveis sobre setores e gênero, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

Page 7

Questões de nível difícilPodem solicitar os seguintes domínios cognitivos (habilidades):- Sintetizar conhecimentos;- Planejamento de ações;- derivar relações abstratas;- Avaliação de dados;- Tomada de decisão;- Comparar situações;- Estabelecer a correspondência entre fundamentos e conclusões.

Page 8

Exemplo:ENADE ODONTOLOGIA/ 2013Uma paciente com 40 anos de idade e portadora de diabetes mellitus frequenta o grupo dediabéticos na Unidade Básica de Saúde, perto de sua residência. A enfermeira da Equipede Saúde da Família (ESF) observa que a paciente apresenta dificuldade no controle daglicemia e a encaminha para avaliação médica, que confirma o quadro. Buscando evoluçãodo tratamento, o médico reitera o controle de dieta, uso diário de insulina,desenvolvimento de atividades físicas e solicita avaliação odontológica, pois observou halitose e gengiva sangrante na paciente. O diagnóstico bucal do cirurgião-dentista da ESF foi de doença periodontal avançada.Considerando o caso relatado, avalie as afirmações a seguir.I. O tratamento odontológico deve ser realizado sob antibioticoterapia profilática e anestesia local com adrenalina, droga de escolha para a hemostasia.II. A paciente deve ser instruída a fazer sua dosagem de insulina e a se alimentar normalmente antes do atendimento.III. A paciente deve ser agendada pela manhã, quando sua glicose está baixa e a atividadeinsulínica é alta.IV. Ocontroledadoençaperiodontalavançadada paciente irá contribuir no controle sistêmico da diabetes mellitus.V. O quadro de diabetes mellitus da paciente mantém estáveis os níveis de crescimento, proliferação e síntese da matriz pelos fibroblastos do ligamento periodontal e gengiva.

Page 9

Tipos de Questões ObjetivasUma questão objetiva não diz respeito somente ao tipo de resposta que solicita. Esse tipode questão é considerada objetiva devido ao enunciado direto, sem rodeios e preciso. Aobjetividade da questão está relacionada a organização e a forma como o problema écontextualizado e apresentado para a análise do estudante.Existem diversos tipos de questões que podem ser utilizados. A escolha do tipo de questãodeve levar em consideração aspectos como: natureza do conteúdo, complexidade dahabilidade e do nível de competência a serem avaliados, bem como o tipo decontextualização e situação-problema utilizado na questão. Abordaremos alguns dosprincipais tipos de questão a seguir.

Page 10

Questão de resposta únicaO questionamento é elaborado na forma de pergunta. A pergunta não deve dar margem amais de uma interpretação e a questão deve apresentar opções de resposta minimamenteplausíveis e relacionadas a pergunta.

Page 11

Afirmação incompletaApresenta o enunciado (Contextualização, Situação-problema e Comando) como umaafirmação a ser completada.ENADE ODONTOLOGIA/ 2013Todo caminho da gente é resvaloso.Mas também, cair não prejudica demaisA gente levanta, a gente sobe, a gente volta!...O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,Sossega e depois desinquieta.O que ela quer da gente é coragem.Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, E ainda mais alegre no meioda tristeza...ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Page 12

Resposta múltiplaEsse tipo de questão apresenta uma situação contextualizada com afirmativas relacionadas a ela. A seguir, enuncia o problema ou situação problema na forma depergunta ou afirmação incompleta e apresenta uma chave de resposta. Recomenda-seesse tipo de item quando se quer avaliar vários tópicos de conteúdo utilizando uma únicaquestão.

Page 13

ENADE ODONTOLOGIA/ 2013De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentespaíses interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerouuma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandiros negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalizaçãoresulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e danecessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas dastelecomunicações e da informática (especialmente com a Internet) foram determinantespara a construção de um mundo globalizado.Disponiv́el em: <www.significados.com.br>. Acesso em: 2 jul. 2013 (adaptado).

Page 14

InterpretaçãoEsse tipo de questão utiliza textos, gráficos, tabelas, imagens e outras mídias para que o estudante possa fazer interpretações, críticas, inferências, conclusões e generalizações.ENADE ODONTOLOGIA/ 2013Um paciente do sexo masculino, com 40 anos de idade, tabagista, que relata o consumo de20 cigarros por dia há mais de 10 anos, apresenta lesão branca, como a ilustrada na figura.No exame e na abordagem clínica, verifica-se que essa lesão não pode ser removidafacilmente por raspagem.

Page 15

Asserção e razãoENADE ODONTOLOGIA/2013Uma sociedade sustentável éaquela em que o desenvolvimento estáintegrado ànatureza,com respeito àdiversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequenteda cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas dedesenvolvimento.Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça comequidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim daexploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça,geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e àfelicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer comdignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.TAVARES, E. M. F. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).

Page 17

ReferênciasBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Guia deElaboração e Revisão de Itens. Volume 1. Brasília, 2010.BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Prova demedicina. ENADE, 2010.TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida:Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Taxonomia_dos_objetivos_educacionais&oldid=42832373>. Acesso em: 24 ago. 2015.KHAN, S. Um mundo Uma escola – A educação reinventada. Editora Intrínseca, ed. 1, 2012.Realização:Fabrício de Melo GarciaE-mail: fabriciomgarcia@gmail.comFormatação, implantação de recursos didáticos (web designers)Equipe do Curso de Educação em Saúde

Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
Tutoria em EaD
Wirlanda Josino
Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
ROSANE ARAGÃO ARANTES
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino
Introdução ao EAD
Ricardo Oliveira
Docente EAD
Daniela Cherobin6085
Mapa conceitual em EAD
Janja
EAD em FlahsCards
Wirlanda Josino
EAD E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
deusicosta
Desafios do Professor EAD
Robson Santos
Fórum EaD
Wirlanda Josino