As moléculas orgânicas e inorgânicas

Description

whatever Biologia e Geologia Note on As moléculas orgânicas e inorgânicas, created by Heres Oliveira on 28/02/2014.
Heres Oliveira
Note by Heres Oliveira, updated more than 1 year ago
Heres Oliveira
Created by Heres Oliveira about 10 years ago
68572
81

Resource summary

Page 1

Moléculas orgânicas e inorgânicas

As substâncias naturais podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são formadas a partir dos arranjos do elemento químico carbono. O carbono é, por esse motivo, a base de todas as formas de vida que conhecemos.

Para os químicos antigos, as substâncias orgânicas eram provenientes de fontes animais ou vegetais, e as substâncias inorgânicas seriam aquelas de procedência mineral.Durante muitos anos acreditava-se que entre a química orgânica e a química inorgânica existia uma barreira intransponível. Essa barreira foi quebrada devido à ureia, que é uma substância de origem animal que pode ser produzida em laboratório. O fato foi comprovado no princípio do século XIX, quando o químico alemão Friedrich A.Wöhler conseguiu sintetizar a ureia. O processo ficou conhecido como Síntese de Wöhler e consiste na produção de ureia (produto orgânico) a partir de substâncias inorgânicas (o cianato de amônio).

Page 2

Moléculas orgânicas

As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos. Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. Elas são açúcares e também são empregadas pela indústria farmacêutica.Diariamente consumimos produtos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgânicas de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricam diversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias.

Os glícidos (hidratos de carbono): São compostos ternários, porque na sua composição apenas compõem átomos de C, H e de O. Tem função energética, estrutural e de reserva.

Os glícidos podem ser: 1. Monossacarídeos - São os monómeros estruturais, ou seja, a unidade básica dos glícidos. Variam consoante o número de C (Carbono), ex. 3C (trioses), 4C (tetroses), 5C (pentoses), 6C (hexoses), sendo também designados por oses. Os monossacarídeos mais frequentes são as pentoses (compõem o RNA e DNA) e as hexoses. Exemplos de glícidos: glicose, frutose e galactose. 2. Oligossacarídeos - Os oligossacarídeos são compostos por ligações glicosídicas entre alguns monossacarídeos. Se forem compostos por dois a dez monossacarídeos ligados. São exemplos de oligossacarídeos: a sacarose (ligação entre frutose + glicose), a lactose (glicose + glicose).3. Polissacarídeos - Os polissacarídeos têm uma estrutura mais complexa. São considerados polissacarídeos ligações glicosídicas de mais de dez monossacarídeos. Um exemplo de polissacarídeo é a celulose vegetal, que é composta por várias ligações de glicose, não tendo sabor doce.- A fórmula geral dos glícidos (sendo que m=n):

Os lípidos:São compostos ternários, constituídos também por C, O e H - (podem conter N e P). Têm função energética, estrutural como os glícidos, e também protectora e hormonal.Diferente dos glícidos, os lípidos têm uma proporção de estrutura muito mais variável. São insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.Os lípidos são formados por:1. Ácidos gordos, que são os monómeros;2. Glicerídeos, de função energética, formados por ácidos gordos ligados à uma molécula de glicerol;3. Fosfolípidos, de função estrutural da membrana celular, que são moléculas anfipáticas (possuem uma parte polar hidrofílica - que tem afinidade com a água e uma parte apolar hidrofóbica  que não tem afinidade com a água);4. Esteróides, ex. o colesterol.

Prótidos:Os prótidos são compostos quaternários azotados, pois possuem azoto na sua constituição. São compostos por C, H, O e N. É de extrema importância para os seres vivos, tendo função estrutural, enzimática, de transporte de substâncias, imunológica, outras..Os prótidos são formados por:1. Aminoácidos, que são os monómeros dos prótidos. conhecem-se cerca de 20 aminoácidos.  São constituídos por um grupo amina, um radical orgânio e um grupo carbóxilo (ácido); 2. Péptidos, que resultam da junção de dois ou mais aminoácidos;3. Proteínas, que  têm uma estrutura tridimensional específica, sendo constituída por cerca de cem aminoácidos. 

Ácidos nucleicosSão macromoléculas constituintes dos genes. São compostos por um grupo fosfato, uma pentose (ribose no RNA e deoxirribose no DNA) e uma base azotadaOs ácidos nucléicos são:1. nucleótidos. que são constituídos por um grupo fosfato, uma base azotada e uma pentose;2. Cadeias polinucleotídicas, que são sequência de nucleótidos ligados entre si por ligações de fosfodiéster;3.DNA e RNA, reponsáveis pelo armazenamento e tranferência da informação genética, síntese protéica.

Page 3

Moléculas inorgânicas

Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia a dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.Metais (obtidos a partir dos minerais) como o ferro, o cobre e o alumínio são empregados na produção de chapas, barras e utensílios domésticos.

A água: É o principal constituinte molecular dos seres vivos. É uma molécula polar (com alto poder solvente), actuando como em várias reacções (hidrólises oxidações e reduções. xemplos de funções: estrutural, transporte das substâncias essenciais para a célula (plasma), remoção de resíduos produzidos pela célula (urina), osmorregulação .Sais minerais: Encontram-se na forma salina (ex. carbonato de cálcio) e iónica (ex. Mg2).Exemplo de funções: Reguladora (parte integrante de algumas enzimas e estrutural (ossos).

Show full summary Hide full summary

Similar

2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
Biosfera
joana_pinto_202
Genética Molecular: Ácidos Nucleicos
Renata Cavazzana
Primeira Lei de Mendel
Helio Fresta
Evolução biológica
joana_pinto_202
INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .