Super Teste - "Revoluções Ingleses" - Professor Marcelo Freire de Castilho

Description

A Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII, foi um dos principais acontecimentos da Idade Moderna. Foi considerada a primeira das grandes revoluções burguesas, isto é, as revoluções encabeçadas por lideranças da burguesia europeia, que havia se tornado expressivamente forte, do ponto de vista econômico, ao longo dos séculos XVI e XVII, e que precisava alcançar legitimidade política. Com o processo da revolução, a burguesia da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento
Marcelo  Castilho
Quiz by Marcelo Castilho, updated more than 1 year ago
Marcelo  Castilho
Created by Marcelo Castilho almost 4 years ago
52
0

Resource summary

Question 1

Question
“O Rei é o chefe supremo da Igreja da Inglaterra [...]. Nesta qualidade, o rei tem todo poder de examinar, reprimir, corrigir tais erros, heresias, abusos, ofensas e irregularidades que sejam ou possam ser reformados legalmente por autoridade [...] espiritual [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade do reino, não obstante todos os usos, costumes e leis estrangeiras, toda autoridade estrangeira.”
Answer

Question 2

Question
Em 1688-1689, a sociedade inglesa vivenciou o episódio então denominado de Revolução Gloriosa. Entre suas características, destaca-se a promulgação do "Bill of Rights", uma espécie de declaração de direitos que passava a regulamentar os poderes do monarca e do Parlamento. Sobre a importância e os significados do "Bill of Rights", assinale a única afirmativa CORRETA.
Answer

Question 3

Question
"O século XVII é decisivo na história da Inglaterra. Os problemas desse país não lhe são privativos. Toda a Europa enfrentava uma série de conflitos, revoltas e guerras civil. (...) Contudo, apenas na Inglaterra ocorreu uma ruptura decisiva no século XVII." Essa ruptura ficou conhecida como Revolução Inglesa, um processo que se estendeu de 1640 a 1660. A respeito desse processo, é INCORRETO afirmar que:
Answer

Question 4

Question
Leia o texto a seguir, extraído de uma obra de autoria do humanista inglês Tomás Morus. "Vossos carneiros [...] Normalmente tão mansos, tão fáceis de alimentar com pouca coisa, ei-los transformados, dizem-me, em animais tão vorazes e ferozes que devoram até mesmo os homens, devastando e despovoando os campos, as granjas, as aldeias. Com efeito, em todas as regiões do reino, onde se encontra a lã mais fina e, portanto, a mais cara, os nobres e os ricos - sem falar de alguns abades, santos homens, não contentes de viverem à larga e preguiçosamente das rendas anuais que a terra assegurava aos seus antepassados, sem nada fazerem em favor da comunidade (prejudicando-a, deveríamos dizer) - não deixam mais nenhum lugar para o cultivo, acabam com as granjas, destroem as aldeias [...]"

Question 5

Question
Ao longo da Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII, emergiu um regime republicano, que durou cerca de uma década, sob o comando de Oliver Cromwell, o "Lord Protetor" da Inglaterra. Sobre esse período republicano, é correto afirmar que:
Answer
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
República Velha
Vitor Gomes