Quiz
Teste de história
Create a free account to finish this quiz
Save your progress and see your final score.
Already have an account? Sign in
Questions in this quiz (6)
1Comparando os processos de independência do Brasil e da América Espanhola, assinale a alternativa que apresenta uma semelhança e uma diferença, respectivamente.
- Aa) A manutenção da escravidão e a liderança das classes populares, ocorrida somente no Brasil.
- Bb) A adoção do regime monárquico e a criação de Constituições liberais, fato ocorrido somente na América Espanhola.
- Cc) A inspiração na independência dos Estados Unidos e a fragmentação territorial, não ocorrida no Brasil.
- Dd) A rápida industrialização após a independência e a rápida abolição da escravidão, ocorrida somente nas antigas colônias.
2“Desejo, mais do que ninguém, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas que por sua liberdade e glória. (...) É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma só nação com um único vínculo que ligue suas partes entre si e com o todo. Por ter uma só origem e língua, mesmos costumes e uma única religião, deveria ter um único governo que confederasse os diferentes Estados que venham a se formar.”“Desejo, mais do que ninguém, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas que por sua liberdade e glória. (...) É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma só nação com um único vínculo que ligue suas partes entre si e com o todo. Por ter uma só origem e língua, mesmos costumes e uma única religião, deveria ter um único governo que confederasse os diferentes Estados que venham a se formar.”
O texto acima apresenta algumas das ideias de Simón Bolívar, importante líder do movimento de independência da América Espanhola. Com base no texto, qual era o principal objetivo do autor ao desejar formar uma única nação na América?- Aa) Promover a homogeneidade religiosa e de costumes entre os povos da América Latina.
- Bb) Criar um bloco unificado para garantir a liberdade e soberania das ex-colônias americanas.
- Cc) Formar na América a maior nação do mundo, especialmente pela exploração das riquezas e pelo estabelecimento de um governo forte e centralizado.
- Dd) Impor uma unidade linguística e cultural, além de erradicar a escravidão que persistia em partes do continente.
3Sobre a Noite da Agonia, que precedeu a Constituição de 1824, assinale a alternativa INCORRETA:
- Aa) Ocorrida em 12 de novembro de 1823, ela representou a insatisfação de D. Pedro I com a nova constituição que estava sendo elaborada para o Brasil.
- Bb) Foi a partir da Noite da Agonia que D. Pedro I decidiu abdicar o cargo de imperador do Brasil, retornando para Portugal no ano seguinte.
- Cc) Após a Noite da Agonia, a primeira constituição do Brasil foi realizada nos moldes que o monarca decidiu.
- Dd) A Noite da Agonia representa os conflitos existentes entre D. Pedro I e os então membros da Assembleia Constituinte.
- Ee) Foi através desse evento que o Brasil viu a constituição de 1824 ser outorgada, ou seja, redigida e aprovada sem a participação de um grande número de pessoas. Ela representou, portanto, o projeto centralizador que D. Pedro I tinha para comandar o país.
4São características da Constituição de 1824, exceto:
- Aa) Estabeleceu um regime monárquico hereditário. Dessa forma, o Brasil seria comandado por monarcas de uma mesma família, até sua morte ou abdicação.
- Bb) Previa o voto exclusivo para homens maiores de 25 anos. Sobre a renda anual, acima de 100 mil réis era permitido votar nas eleições primárias onde eram escolhidos aqueles que votariam nos deputados e senadores.
- Cc) Para ser candidato nas eleições primárias, a renda deveria ser igual ou superior a 200 mil reis e excluía os libertos. Os candidatos a deputados e senadores deviam ter uma renda superior a 400 mil réis, serem brasileiros e católicos.
- Dd) Estabeleceu o catolicismo como religião oficial do país.
- Ee) Previa a existência de 4 poderes: Executivo (exercido pelo imperador), Legislativo (Câmara dos Deputados e Senado), Judiciário (juízes, eleitos pela população) e Moderador (exercido também pelo imperador).
5No período dos debates a respeito da primeira constituição do Brasil, alguns grupos dominavam o cenário político. Assinale abaixo o que for correto com relação ao interesse de cada um deles:
- Aa) O Partido Português ou “conservadores”, composto por portugueses e brasileiros, defendia uma monarquia centralizada, pouca autonomia para as províncias e manutenção de seus privilégios econômicos e sociais.
- Bb) O Partido Brasileiro ou "liberais" era formado por brasileiros e portugueses. Estes queriam menor autonomia para as províncias, defendiam a monarquia parlamentarista e a manutenção da escravidão.
- Cc) O Partido Liberal-Radical era composto pelas camadas médias urbanas. Eles defendiam os ideais do liberalismo econômico e político. Alguns dos seus membros, inclusive, queriam a implantação de uma monarquia absolutista.
- Dd) Partido Liberal-Radical – composto pelas camadas médias urbanas que advogavam pelo comunismo econômico e político. Alguns dos seus membros, inclusive, queriam a implantação da ditadura do proletariado.
- Ee) O Partido Português ou “conservadores”, composto por portugueses e brasileiros, defendia uma monarquia sem poder centralizado, muita autonomia para as províncias e manutenção de seus privilégios econômicos e sociais.
6(Cesgranrio) A concretização da emancipação política do Brasil, em 1822, foi seguida de divergências entre os diversos setores da sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da Assembléia Constituinte. Assinale a opção que relaciona corretamente os preceitos da Constituição Imperial com as características da sociedade brasileira:
- Aa) A autonomia das antigas Capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrárias.
- Bb) O Poder Moderador conferia ao Imperador a proeminência sobre os demais Poderes.
- Cc) A abolição do Padroado, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa.
- Dd) A abolição progressiva da escravidão, proposta de José Bonifácio, foi uma das principais razões da oposição ao Imperador D. Pedro I.
- Ee) A introdução do sufrágio universal permitiu a participação política das camadas populares, provocando rebeliões em várias partes do país.
Information
- Description
- Técnico História Quiz on Teste de história, created by Julio Cesar Vogel Simon on 23/06/2025.
- Author
- Julio Cesar Vogel Simon
- Language
- Português
- Views
- 0
- Tags
- Rating
- No ratings yet Rate this quiz