Condições da Terra que permitem a existência de vida.

Description

Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Daniela Lázaro
Slide Set by Daniela Lázaro, updated more than 1 year ago
Daniela Lázaro
Created by Daniela Lázaro over 6 years ago
695
0

Resource summary

Slide 1

    Condições de vida na Terra
    Condições que conteitiuram para o desenhenvolvimento e manutenção de  vida naTerra  - Distância ao Sol adecuada:  _ que permite uma temperatura agradável e a existência da água nos três estados físicos;  - Massa adequada:  _ que permite a retenção de uma atmosfera importante para respiração dos seres vivos, que os protege dos raios ultravioleta(através da camada do ozono) , que tem efeito moderador da  temperatura ( efeito de estufa) que protege a terra dos meteoros.   - Substrato rochoso:  _ que serve de suporte á vida.  - Campo magnético:  _ que serve de escudo contra partículas solares         https://www.obichinhodosaber.com/2015/11/05/ciencias-naturais-8o-condicoes-proprias-da-terra-que-a-tornam-o-unico-planeta-com-vida-conhecida-no-sistema-solar/  
    Caption: : Condições favoráveis à vida na Terra

Slide 2

    Vida na Terra
     A vida surgiu passando replicas de auto/biopoéticos presentes no oceano aos primeiros seres unicelulares dando primeiros passos evolutivos, sobrevivendo em um ambiente anóxico.  Este ancestral universal  comum de todas as formas de vida deu origem a bactérias( os procariotos).  Essas primeiras células não tinham núcleo definido e se reproduziam por uma divisão celular relativamente simples. Posteriormente com passar dos milhões e bilhões de anos deram origem a uma extensa biodiversidade de organizados de indivíduos celulares relativamente mais organizados( a eucariogênese), especializado em atividades  metabólicas e fisiológicas distintas, culminando o desenvolvimento dos animais, fungos, parasitas e claro da fotossíntese pelas algas.               
    Caption: : Evolução da vida

Slide 3

    Atmosfera primitiva
     A terra primitiva certamente continha uma atmosfera dominada por dióxido de carbono semelhante á atmosfera de Vénus. Cronologicamente á história da Terra, o oxigênio foi praticamente ausente na atmosfera primitiva, de modo que a fotossíntese teria criado um ganho líquido de oxigênio pela primeira vez no oceano e mais tarde na atmosfera, a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás. O famoso experimento de Miller-Urey sobre a formação dos primeiros blocos moleculares orgânicos e de consenso científico foi que a Terra primitiva tinha uma atmosfera redutora com compostos relativamente ricos em hidrogênio e pobres em oxigênio     
    Caption: : Evolução da Terra primitiva até atual

Slide 4

    Condições da terra que permitem existência de vida
    Principais carecterísticas:   - diâmetro médio de 12 750 kms;   - atmosfera com nuvens;    - oceanos e continentes;   - água sólida, líquida e gasosa;   - cadeias de montanhas;   - seres vivos.
    Caption: : Efeito de estufa

Slide 5

    Composição da atmosfera
      A atmosfera é nome dado á   camada gasosa que que envolve os planetas.  No caso da atmosfera terrestre é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força de gravidades e do campo magnético que envolve a Terra.  A atmosfera terrestre é contituída por:  - Exosfera;  - Termosfera;  - Mesosfera;  - Estratosfera; - Troposfera.
    Caption: : As camadas da atmosfera

Slide 6

    Camada da atmosfera terrestre mais importânte

Slide 7

    Distância ao Sol
         - Terceiro planeta do sistema solar;  -150 milhões de kms:  -Fluxo solar depende da distância;  - Luz solar demora 8 minutos. 

Slide 8

    Atmosfera
    - Deixa passar parte a radiação solar; - Retém o calor; - Quantidade agradável de oxigénio; - Regula a temperatura da superfície; - Permite a condição de vida.  

Slide 9

Slide 10

    Água líquida
    - Depende das condições da temperatura e pressão atmosférica;  - Permite a presença de vida;  - Intervém nos fenómenos geológicos que transformam a superfície terrestre.

Slide 11

Show full summary Hide full summary

Similar

Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Beatriz Rodrigues
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Ana Rita
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Ana Loureiro
condições da Terra que permitem a existência de vida
ioana alina
As condições da terra que permitem a existência de vida na terra
Tiago Silva
Condições do Planeta Terra que Permitem a Existência de Vida
Tomás Andrade
As condições na Terra que permitem a existência de vida e a sua evolução
In Flames
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Tiago Silva
As condições da Terra que permitem a existência de vida
Mimi & Nana
Condições da terra que permitem existencia de vida
Mariana Monteiro
A Terra conta a sua história
Leonardo Alves