condições da Terra que permitem a existência de vida

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    O universo é tão imenso que não sabemos o seu tamanho. Quanto à sua origem a teoria mais aceite é a que há cerca de 14 bilhões de anos ocorreu uma grande explosão de uma grande energia concentrada, a essa teoria dá-se o nome de Teoria do Big Bang . Sabe-se que o universo está em constante expansão e tornando-se cada vez mais frio.
    Teoria do Big Bang

Slide 3

    Sistema Solar
    Na atualidade, os cientistas defendem que o Sistema Solar formou-se a partir de uma nébula solar, isto é um disco com movimento de rotação, de poeira e gás cuja força gravítica terá sido determinante para a formação do Sol  e dos planetas.  O Sistema Solar está contido na Via Lactéa.
    Caption: : Nébula solar

Slide 4

    Sistema Solar
    O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que se encontram no mesmo campo gravítico. É constituído por uma estrela (Sol), 8 planetas principais (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno), por algumas dezenas de planetas secundários (satélites naturais ou Luas), por planetas anões, por pequenos corpos do Sistema Solar (asteroides, cometas, meteoroides, meteoros), gases e poeiras. Os planetas realizam em torno do sol a sua órbita de forma elíptica. 

Slide 5

    O planeta Terra
    A Terra, o maior dos planetas rochosos do nosso sistema solar, é o terceiro planeta a orbitar o Sol. Formou-se há cerca de 4600 milhões de anos. Acerca de 500 anos atrás, alguns acreditavam que a Terra era plana e achatada. Mais tarde chegou-se à conclusão que a Terra tem forma arredondada e que gira em torno do sol e de si mesma.  
    Caption: : Planeta Terra

Slide 6

    Planeta Terra
    Contribuem para a manutenção das condições climáticas e dos períodos de luminosidade favoráveis à vida:  A Terra ter uma massa adequada; o período de rotação em torno do seu eixo de cerca de 24 horas;  a inclinação do eixo de cerca de 23,5º; o período de translação em torno do sol de 365 dias. 

Slide 7

    Força gravítica
    A força gravítica é uma força de atração à distância entre corpos.  É  a força responsável pela translação dos planetas e dos seus satélites. A intensidade da força gravítica depende da massa dos dois astros e da distância entre eles. Quem descobriu essa força foi Issac Newton.

Slide 8

    Atmosfera Primitiva
    Primeira camada gasosa que envolveu a Terra. A atmosfera primitiva era constituída principalmente por dióxido de carbono, metano, vapor de água  e hidrogénio. Com as erupções vulcânicas os gases que se libertaram constituíram a atmosfera primitiva da Terra.

Slide 9

    Atmosfera atual
    Com o arrefecimento da Terra: o vapor de água libertado da atividade vulcânica, começou a condensar  sob forma de núvens originando as primeiras chuvas e a formação dos rios, mares e oceanos. o dióxido de carbono e outros gases dissolveram-se nos oceanos A atmosfera tem aproximadamente 1000 km de espessura e é constituída por 5 camadas: troposfera estratosfera mesosfera termosfera  exosfera 

Slide 10

    Importância da atmosfera
    A importância da atmosfera: filtra e absorve as radiações solares  protege a superfície terrestre da queda de meteoritos  contém oxigénio essencial à vida  ajuda a regular a temperatura 

Slide 11

    Distância da Terra em relação ao Sol
    A distância da Terra em relação ao Sol é mais uma das características da Terra que permite a existência de vida. Estão a cerca de 150 milhões de km . É distância ideal para permitir que a energia solar proporcione luz e temperaturas moderadas ao planeta. 

Slide 12

    Efeito de estufa
    O efeito de estufa é um fenómeno natural de aquecimento térmico , essencial para manter a temperatura em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos.  No entanto, através de ações irresponsáveis dos seres humanos, o efeito de estufa está a tornar-se cada vez mais intenso, o que passa a ser prejudicial para a vida na Terra. Os raios solares, ao serem emitidos,têm dois destinos: parte é absorvido  pelo planeta e transformado em calor; a outra parte é refletida e direcionada ao espaço, na forma de radiação ultravioleta.

Slide 13

    A importância da existência de água
    A Terra é o único planeta com água nos três estados sólidos (líquido, sólido e gasoso).  A importância da água na vida do planeta é muito importante pois é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegestação na Terra. A Terra é composta por 70% de água e 30% de terra, mas apenas 4% dessa água pode ser consumida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz: Além do Sistema Solar
Paulo César Agap
DIGA OS NOMES DAS CARTAS SISTEMA SOLAR
marda26
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Beatriz Pinheiro
SISTEMA SOLAR
joao pereira
QUIZ SOBRE O SISTEMA SOLAR, CORPOS CELESTES E CONSTELAÇÕES
Katia Timm
As condições da terra que permitem a existência de vida na terra
Tiago Silva
Sistema Solar
Ângela Santos
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Mafalda Inocêncio
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Ana Loureiro
Condições do Planeta Terra que Permitem a Existência de Vida
Tomás Andrade
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Daniela Lázaro