Condições do Planeta Terra que Permitem a Existência de Vida

Description

Condições do planeta terra que permitem a existência de vida.
Tomás Andrade
Slide Set by Tomás Andrade, updated more than 1 year ago
Tomás Andrade
Created by Tomás Andrade over 6 years ago
208
1

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Distância da Terra ao Sol
       A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, estando a cerca de 150 milhões de km de distância do Sol, a estrela central do Sistema.    Esta distância é a ideal, pois permite ao planeta receber do Sol luz e calor suficientes para manter uma temperatura amena, a existência de água nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e uma quantidade de luz adequada à presença de vida.

Slide 3

    Existência de uma Crusta Sólida
       O nosso planeta apresenta um crusta sólida que funciona como suporte à vida e permitiu a sua origem.    Esta crusta resultou, na sua maioria, de erupções vulcânicas que expeliram matéria para a superfície terrestre, criando formações rochosas cuja mobilidade mantém estável a temperatura necessária à vida na Terra.

Slide 4

    Água nos Três Estados Físicos
       O planeta Terra possui água nos três estados físicos da matéria: líquido, sólido e gasoso.    Cerca de 71% da sua superfície está coberta por água no estado líquido, em oceanos, lagos e rios, mas o planeta possui também água infiltrada no solo (aquíferos), água no estado sólido sob a forma de gelo e vapor de água (na atmosfera).    O ciclo da água é bastante importante para os seres vivos, tendo possibilitado o seu surgimento e a manutenção da vida na Terra.

Slide 5

    Importância da Atmosfera
       A atmosfera é uma camada feita de vários gases (nitrogénio, oxigénio, vapor de água, dióxido de carbono, entre outros), que possui um papel muito importante.    Ela permite a existência de uma camada de ozono que protege o nosso planeta dos raios ultravioleta nocivos. Também origina um efeito de estufa que retém oxigénio e energia solar à superfície da Terra, mantendo uma temperatura amena no planeta, o que possibilita a existência de vida.

Slide 6

Slide 7

    Massa da Terra
       Massa suficiente é necessária para que a Terra tenha uma força de gravidade forte o suficiente para não deixar a atmosfera escapar.

Slide 8

    Oxigénio
       Sem oxigénio respirável, a vida na Terra não seria possível. Todos os seres vivos precisam de oxigénio numa certa forma. O oxigénio é produzido pela fotossíntese feita por plantas,utilizando dióxido de carbono, luz solar e água.

Slide 9

Slide 10

Show full summary Hide full summary

Similar

condições da Terra que permitem a existência de vida
ioana alina
Características do seres vivos
Paulo Henrique M2895
Atmosfera
Ana Clara Fausti
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
FILOSOFIA
raquelgc
Relações ecológicas
doraehrlich
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Beatriz Pinheiro
Origem da vida
Raquel Guimmarães
A origem da vida.
Jenny Silva
As condições da terra que permitem a existência de vida na terra
Tiago Silva