Condições da Terra que permitem a existência da vida

Description

Condições da Terra que permitem a existência da vida
iris Goncalves
Slide Set by iris Goncalves, updated more than 1 year ago
iris Goncalves
Created by iris Goncalves over 6 years ago
39
1

Resource summary

Slide 1

    Como evoluiu a atmosfera da Terra desde a sua formação?
    Atmosfera Primitiva Tinha como principais constituintes o nitrogénio, o vapor de água , o dióxido de  carbono , o metano , e a amónia . ( Entretanto as quantidades de metano e amónia foram diminuindo até desaparecerem ) . Esta composição da atmosfera devia -se sobretudo  à intensa atividade vulcânica . Atmosfera atual  O aparecimento de seres vivos fotossintéticos fez com que a quantidade de dióxido de carbono diminuísse e surgisse oxigénio em quantidades cada vez maiores na atmosfera . Hoje na atmosfera tem como principais constituintes o nitrogénio (78%) , o oxigénio (21%) , o vapor de água ( 0,4%) e o dióxido de carbono (0,4%) .

Slide 2

    Camada de Ozono
    A camada de ozono é uma região da estratosfera terrestre que concentra grandes quantidades de ozônio . Localiza-se entre 15 a 30 km de altitude e cerca de 10 km de espessura , contém aproximadamente 90% de ozônio atmosferico .

Slide 3

    QuQual é a importância da camada de ozono?
    Os  átomos de oxigénio combinaram-se entre si e formaram uma nova substância : o ozono . As moléculas de ozono foram-se acumulando na estratosfera formando uma camada essencial a vida pois protege os seres vivos das radiações ultra violetas .

Slide 4

Slide 5

    Efeito de estufa
    O efeito de  estufa é um fenómeno natural para a manutenção da vida no nosso planeta . A principal utilidade deste fenómeno e promover a manutenção da temperatura média da terra , característica essencial para a sobrevivência dos seres vivos .

Slide 6

    Força gravítica
    A força gravitíca é uma força de atraçao distancia entre corpos .  É  a forca responsável pela translação dos planetas e dos seu satélites .   

Slide 7

    A importância da existência de água
    A  Terra e o unico planeta nos três estados sólidos . A importância da água na vida e muito importante pois é um elemento essencial para toda a sobrevivência de animais e vegestação na terra .

Slide 8

Slide 9

    Massa adequada
    A massa adequada é a que permite a retenção de uma atmosfera importante para a respiração dos seres vivos , que os protege dos raios ultravioleta ( através da camada de ozono ), que tem um efeito moderador da temperatura (devido ao efeito de estufa ) e que protege e que protege a terra contra meteoros . 

Slide 10

    A teoria do Big Bang
    Big Bang e a teoria cosmológica  sobre o inicial desenvolvimento do universo . Os cosmólosgos usam o termo " Big Bang "  para se referir á ideia de que universo  estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado .

Slide 11

    Período de rotação e de translação
    O período de rotação da Terra (em torno de si própria )forma o dia e a noite . O período de Translação da Terra (em torno do Sol ) forma as estações do ano . O período de rotação  e de translação contribuem para a estabilidade térmica e para a luminosidade .
Show full summary Hide full summary

Similar

Vulcanismo Secundário
josenandocouto
Sistema solar
joao pereira
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Geologia- Sistema Terra
sa0899
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Mafalda Inocêncio
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Ana Loureiro
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Diana Mendes
condições da Terra que permitem a existência de vida
Sandro Lourenço
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
In Flames
Os subsistemas terrestres
Ana Rodrigues
Condições da Terra que permitem a existência de vida.
Diana Mendes