FASE DE EXECUÇÃO DE QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE

Description

EQUIPE: ANA CAROLINA FONTES MENEZES SANTANA ISLA KARINE BARBARA NASCIMENTO MARCOS GOMES
Ana Carolina  Fontes
Slide Set by Ana Carolina Fontes, updated more than 1 year ago
Ana Carolina  Fontes
Created by Ana Carolina Fontes over 6 years ago
42
1

Resource summary

Slide 1

        EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE

Slide 2

    AGRAVO DE INSTRUMENTO - CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - FASE DE EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE - Adoção do rito, na forma anterior às modificações impostas pela Lei n"11.232/2.005 - Início da formação do processo de execução fundado em título executivo judicial de cunho condenatório em junho de 2.004 - Conflito aparente de normas - Ausência de cópia da procuração judicial outorgada pelos agravados aos advogados substabelecentes - Peça obrigatória - Descumprimento da regra contida no artigo 525, inciso I, do Código de Processo Civil - Ofensa ao princípio da regularidade formal - Seguimento negado, por manifesta inadmissibilidade - Decisão mantida - Recurso não conhecido. . (TJ-SP - AG: 6090304100 SP, Relator: Salles Rossi, Data de Julgamento: 04/02/2009, 8ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 16/02/2009)
    ACÓRDÃO

Slide 3

      Execução por Quantia Certa Contra Devedor Solvente tem por objeto expropriar bens do devedor, a fim de satisfazer o crédito do credor (art. 591 e 646, CPC).  

Slide 4

    QUAL FOI A TESE DO AUTOR?
      Recorreu o exequente, ora agravante, sustentando a necessidade de sua reforma, sob a razão de que se caracterizaria ofensa ao seu direito, verificando-se a impossibilidade de localização pessoal dos executados, para cumprimento de sua citação, pois eles usam de subterfúgios para frustrar o interesse do credor. Por conta desses argumentos, roga pela concessão de medida liminar de efeito suspensivo, sem audiência da parte contrária e, ao final; integral provimento.  

Slide 5

    QUAL FOI A TESE DE DEFESA?
    É o sucinto relatório. Cabível o indeferimento "in limine", por força de sua manifesta inadmissibilidade, na esteira do artigo 557 do Código de Processo Civil. O recurso tem condições de ser julgado desde logo, porque a petição deste agravo de instrumento não veio acompanhada da respectiva cópia da procuração judicial outorgada pelos dois co-agravados.Exige-se, de acordo com o artigo 525, inciso I, do Código de Processo Civil, que a instrução do instrumento, obrigatoriamente, dentre outras peças, venha acompanhada da cópia da procuração outorgada ao advogado dos quatro agravados. Verificando as peças que instruíram o recurso, não se vislumbra a juntada desta peça, de caráter compulsório.

Slide 6

    FUNDAMENTAÇÃO DO JUIZ DE 1º GRAU
    Indeferiu a adoção do novo procedimento executório de título executivo judicial, pela fornia imposta pela Lei nº 11.232, de 20 de dezembro de 2.005, tornando inviável a aplicação de multa.

Slide 7

    FUNDAMENTAÇÃO DO DESEMBARGADOR
    Não conheceram do recurso por falta de peças obrigatórias. Fundamentando com o comento à disposição do artigo 525 do Código de Processo Civil, por Theotônio Negrão e José Roberto Ferreira Gouvêa, na sua obra denominada "CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL e legislação processual em vigor", Editora Saraiva, 38 edição atualizada até 16de fevereiro de 2.006, às páginas 645 e 646 (nota nº 06), diz que: "... O agravo de instrumento deve ser instruído com as peças obrigatórias e também as necessárias ao exato conhecimento das questões discutidas. A falta de qualquer delas autoriza o relator a negar seguimento ao agravo ou à turma julgadora o não conhecimento dele".  A Corte Especial do STJ decidiu que a  ausência de peça essencial ou relevante para a compreensão da controvérsia afeta a compreensão do agravo, impondo o seu não-conhecimento.

Slide 8

    CONCLUSÃO
    Dessa forma, através da analise desse julgado é possível perceber a importância no cumprimento de todas os requisitos estabelecidos para o recurso que será interposto, pois faltando qualquer peça essencial o recurso estará mal interposto e dele não conhecerá o tribunal. E no caso do agravo como no acórdão tratado as peças devem vir de imediato, não permitindo que sejam juntadas depois.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Penal
ERICA FREIRE
Direito Civil
GoConqr suporte .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
O que estudar para Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .