00 D. Adm.: Caderno de Erros

Description

Caderno de Erros de aula de Direito Administrativo estudada, aula 00. Estado, governo e administração pública. Direito Administrativo: origem, conceito, fontes. Sistemas Administrativos. O caderno de erros será revisado sempre.
Viviana Veloso
Slide Set by Viviana Veloso, updated more than 1 year ago
Viviana Veloso
Created by Viviana Veloso about 6 years ago
12
0

Resource summary

Slide 1

    A eleição periódica dos detentores do poder político e a responsabilidade política do chefe do Poder Executivo são características do princípio republicano.  
    3 - Cespe – PC/BA 2013

Slide 2

           ( )É exemplo de mecanismo de freios e contrapesos o poder de veto conferido ao Chefe do Poder Executivo em relação a projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional.         (  )O veto imposto pelo Chefe do Poder Executivo pode ser derrubado por meio do voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão conjunta.       (  )Compete ao Presidente da República, dentro do sistema de freios e contrapesos previsto constitucionalmente, escolher e nomear os Ministros do Supremo Tribunal Federal, depois de aprovada a escolha pelo voto da maioria absoluta do Senado Federal.
    6 - ESAF – Ministério da Fazenda 2013

Slide 3

    As pessoas físicas que espontaneamente assumem funções públicas em situações de calamidade são consideradas particulares em colaboração com o poder público e integram a administração pública em sentido objetivo.  
    9 - Cespe – TCE/RN 2015

Slide 4

    13 - Cespe – Min. Integração Nac. 2013
    Na sua acepção formal, entende-se governo como o conjunto de poderes e órgãos constitucionais.  

Slide 5

    Não pode ser considerado como de manifestação da atividade finalística da Administração Pública, em seu sentido material.   A Nomeação de um servidor público, aprovado em virtude de concurso público.  
    16 - ESAF – PGFN 2003

Slide 6

    Na administração pública, a ação referente ao desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade, é denominada operacional.  
    19 - FCC – TRF4 2010

Slide 7

    Na França, formou-se a denominada Escola do Serviço Público, inspirada na jurisprudência do Conselho de Estado, segundo a qual a competência dos tribunais administrativos passou a ser fixada em função da execução de serviços públicos.  
    28 - Cespe – AGU 2009

Slide 8

    Segundo a Escola Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como o conjunto de leis administrativas vigentes em determinado país, em dado momento.  
    30 - Cespe – INSS 2010

Slide 9

    O Direito Administrativo é considerado como sendo o conjunto harmonioso de normas e princípios, que regem o exercício das funções administrativas estatais e os órgãos inferiores, que as desempenham. O direito Constitucional estuda os Órgãos Superiores.
    32 - ESAF – CGU – AFC 2006

Slide 10

    No conceito de Direito Administrativo, pode-se entender ser ele um conjunto harmonioso de normas e princípios, que regem relações entre órgãos públicos, seus servidores e administrados, no concernente às atividades estatais, mas não compreendendo a regência de atividades contenciosas.(Poder Judiciário)
    34 - ESAF – Analista RFB 2003

Slide 11

    De acordo com o critério funcional, o conceito de Administração Pública é um complexo de atividades concretas e imediatas desempenhadas sob os termos e condições da lei, visando o atendimento das necessidades coletivas. Do princípio da continuidade do serviço público decorre a necessidade de institutos como a suplência, a delegação e a substituição para preencher as funções públicas temporariamente vagas.
    36 - ESAF – Ministério da Fazenda 2013

Slide 12

    Os costumes sociais também podem ser considerados fonte do direito administrativo, sendo classificados como fonte indireta, pois influenciam a produção legislativa ou a jurisprudência.  
    41 - Cespe – AUFC TCU 2011

Slide 13

    O costume não se confunde com a chamada praxe administrativa. Aquele exige cumulativamente os requisitos objetivo (uso continuado) e subjetivo (convicção generalizada de sua obrigatoriedade), ao passo que nesta ocorre apenas o requisito objetivo. No entanto, ambos não são reconhecidos como fontes formais do direito administrativo, conforme a doutrina majoritária. 
    42 - Cespe – TCE/AC 2006

Slide 14

    47 - Cespe – AE/ES 2013
    A aprovação, pelo Poder Legislativo, de lei que conceda pensão vitalícia à viúva de ex-combatente, embora constitua formalmente ato legislativo, caracteriza materialmente o exercício de função administrativa.   O princípio da indisponibilidade do interesse público é voltado à vontade Estatal administrado.

Slide 15

    55 - Funiversa – PC/DF 2009
    O princípio constitucional da impessoalidade tem íntima relação com o da igualdade. Faz jus à indenização decorrente da responsabilidade civil do Estado pelo mau funcionamento de serviço o cidadão que demonstrar a existência de dolo ou de culpa atribuível ao serviço do Estado, e não apenas demonstrar objetivamente o dano sofrido e o nexo de causalidade. Não ferem o princípio constitucional da igualdade, sendo admitido pela doutrina e pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal o instituto da delegação legislativa. (Poder Legislativo delega ao Chefe do poder Executivo)
Show full summary Hide full summary

Similar

Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza