O Barroco

Description

1º ano Português Slide Set on O Barroco, created by Rebeca Zúnica on 15/11/2018.
Rebeca Zúnica
Slide Set by Rebeca Zúnica, updated more than 1 year ago
Rebeca Zúnica
Created by Rebeca Zúnica over 5 years ago
99
0

Resource summary

Slide 1

    BARROCO
    O Barroco surgiu como uma forma de reação contra a Reforma Protestante. A igreja católica, temendo perder seus fieis, decidiu apelar para a arte, de forma que conquistasse e mantesse a devoção do povo através de espetáculos de beleza nos cultos. Assim sendo, as igrejas passaram a ser mais bem decoradas, ganharam suntuosidade e se tornaram ricas em detalhes, pinturas e esculturas em que se expressavam as emoções da fé e do êxtase religioso. Esse movimento foi denominado Contrarreforma  e o Barroco se tornou sua principal arma.

Slide 2

    O Barroco surgiu como uma forma de reação contra a Reforma Protestante. A Igreja Católica, temendo perder seus fieis, decidiu apelar para a arte de forma que conquistasse e mantesse a devoção do povo através de espetáculos de beleza nos cultos. Assim sendo, as igrejas passaram a ser mais bem decoradas, ganharam suntuosidade e se tornaram ricas em detalhes, pinturas e esculturas em que se expressavam as emoções da fé e do êxtase religioso. Esse movimento foi denominado Contrarreforma e o Barroco se tornou sua principal arma.
    O BARROCO

Slide 3

    O BARROCO NO BRASIL
    As manifestações literárias  do Barroco no Brasil começaram a ocorrer sobretudo na cidade de Salvador, onde havia uma vida social e urbana mais intensa. Ali, a poesia circulava principalmente na forma oral e estava presente tanto em comemorações mais corriqueiras quanto em ocasiões mais solenes. Os poemas circulavam também nas academias, associações em que literatos liam e discutiam poesia e o fazer poético. O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro.
    Caption: : Antônio Francisco de Lisboa (Aleijadinho)

Slide 4

    CULTISMO E CONCEPTISMO
    O cultismo se caracteriza pela utilização de uma linguagem mais rebuscada, bastante ornamentada em que predomina o jogo de palavras (como os trocadilhos), o uso de figuras de linguagem (comparação, metáfora, metonímia, antítese, paradoxo, etc) e a exploração de efeitos sensoriais (som, imagem, cor). Mais cultivado na poesia.
    O conceptismo (do espanhol concepto, ou seja, "conceito") valoriza a lógica, o raciocínio, a construção intelectual de uma ideia. Nos textos conceptistas, a argumentação é apurada, valendo-se de citações e exemplificações frequentes, de analogias, comparações, metáforas, hipérboles e silogismos. Mais cultivado na prosa.

Slide 5

    CARACTERÍSTICAS
    O soneto e a medida nova (o verso decassílabo) cultivados no Classicismo, continuam a ser utilizados; A linguagem é ornamentada, rebuscada e explora efeitos sensoriais, como som, cor, imagem e, por isso, há uma profusão de figuras de linguagem, de jogos de palavras e de inversões sintáticas; Há raciocínios complexos, desenvolvidos por uma argumentação apurada, construída pelo emprego de metáforas, analogias, hipérboles, comparações e silogismos; Há um conflito entre a visão antropocêntrica e teocêntrica, do qual derivam temas que refletem estados contraditórios da alma e oposições entre vida e morte, pecado e perdão, matéria e espírito, amor carnal e amor platônico, razão e fé; A constante preocupação com a morte denota uma concepção pessimista, relacionada a temas como a fragilidade humana, a fugacidade do tempo, a brevidade da vida, a crítica à vaidade A poesia e a prosa expressam a religiosidade e a fé católica e serviram, muitas vezes, de veículo para a expansão e a defesa da Igreja Católica, em razão da Reforma Protestante.
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso