Condições da Terra que permitem a existência da vida

Description

Condições da Terra que permitem a existência da vida.
Iandra Gonçalves Fernandes
Slide Set by Iandra Gonçalves Fernandes , updated more than 1 year ago More Less
Mafalda Inocêncio
Created by Mafalda Inocêncio over 6 years ago
Iandra Gonçalves Fernandes
Copied by Iandra Gonçalves Fernandes almost 5 years ago
1
0

Resource summary

Slide 1

    Vida na Terra
       A vida na Terra começou à cerca de 3800 milhões  de anos atrás.    Até agora, o nosso planeta é o único planeta   conhecido com vida.    Ao longo desses anos formou-se: o mar; as   montanhas; a vida e a atmosfera.    Existem várias condições para a existência de vida   na Terra.  
    Caption: : Evolução da vida na Terra, de moléculas aos humanos

Slide 2

    Porque a Terra é um planeta com vida?
       Para a existência de vida na Terra têm de haver algumas condições, tais como:   - A existência do Sol;   - A distância da Terra ao Sol;   - A massa, o período de rotação e de translação e a inclinação do eixo da Terra;   - A existência de uma crusta sólida;   - O efeito de estufa;   - A existência da atmosfera;   - A temperatura amena;   - Água no estado líquido.
    Caption: : Condições que permitiram o aparecimento da vida

Slide 3

    A existência do Sol e a temperatura amena
       O Sol é uma estrela essencial para a existência da   vida na Terra.    Sem ele, não teríamos a luz e a temperatura   necessária para vivermos.    A água líquida só existe graças à temperatura   amena.     
    Caption: : O Sol

Slide 4

    A distância da Terra ao Sol
       A distância da Terra ao Sol é ideal,   (aproximadamente 150 milhões de quilómetros) o   que permite que o Sol "dê" a luz e o calor, nem a   mais (como acontece nos planetas mais próximos   do Sol), nem a menos (como acontece nos planetas   que estão mais longe do Sol).     Também permite a existência de água nos três   estados.
    Caption: : Distância da Terra ao Sol

Slide 5

    A massa da Terra
       A massa da Terra tem um tamanho moderado.    É o suficiente para o nosso planeta originar uma   força de atração, permitindo a existência da   atmosfera terrestre (já que, sem ela, também não   existiria vida na Terra). 
    Caption: : Massa da Terra

Slide 6

    Período de rotação e de translação
       O período de rotação da Terra (em torno de si   própria) forma o dia e a noite.    O período de translação da Terra (em torno do   Sol) forma as estações do ano.    O período de rotação e de translação e o eixo de   rotação do nosso planeta contribuem para a   estabilidade térmica e para a luminosidade.
    Caption: : Movimento de translação e rotação da Terra

Slide 7

    Crusta sólida
       A existência de uma crusta sólida resultou,     principalmente, da   erupção vulcânica que lançou   matéria do interior para a   superfície. A   mobilidade da crusta sólida mantém a   estabilidade térmica necessária para a existência   de vida.
    Caption: : Crosta sólida

Slide 8

    Efeito de estufa
       Os GEE (gases do efeito de estufa) conseguem   "guardar" a maior parte do calor que a   superfície   da Terra reflete logo, se não existisse esse   fenómeno   chamado efeito de estufa, a   temperatura do planeta poderia   alterar muito   rapidamente e a qualquer momento.    
    Caption: : Importância do efeito de estufa

Slide 9

    Existência da atmosfera
       A atmosfera é: uma camada gasosa; muito fina;   constituída por uma grande variedade gases; é   uma "cobertura protetora".    Sem a existência da atmosfera, não existiria o   efeito de estufa.        
    Caption: : Atmosfera

Slide 10

    Evolução da atmosfera
       A atmosfera não teve sempre as mesmas   características. A atmosfera de hoje em dia é a   atual e a atmosfera de há muitos anos é a   primitiva.     A atmosfera formou-se com:  - A libertação do vapor de água pela atividade   vulcânica;  - A condensação da água sob a forma de nuvens,   originando as primeiras chuvas, formação de rios   mares e oceanos.  - Dissolução de alguns gases nas águas dos   oceanos.  - Diminuição de gases concentrados na atmosfera.
    Caption: : Evolução da atmosfera terrestre

Slide 11

    Atmosfera Atual
       A atmosfera atual tem várias funções:  - Proteger o planeta de entrada de corpos   estranhos (ex.:meteoros);  - Permitir o equilíbrio térmico;  - Filtrar os raios solares demasiados que podem   ser mortais;  - Possuir o oxigénio necessário à vida.
    Caption: : Atmosfera atual

Slide 12

    Atmosfera primitiva
       A atmosfera primitiva não tinha oxigénio logo, não   podia existir vida na Terra.    Era constituída por gases diferentes dos da   atmosfera atual, como:  - Amonia, metano (5%);  - Vapor de água (25%);  - Dióxido de Carbono (30%);  - Hidrogénio (40%).
    Caption: : Atmosfera primitiva

Slide 13

    Água no estado líquido
       A água é um bem essencial para a vida na Terra,   pois sem ela ninguém (humanos) sobreviveria mais   de 5 dias. É uma das fontes de vida do nosso   planeta.
    Caption: : A importância da água
Show full summary Hide full summary

Similar

O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Condições da Terra que permitem a existência da vida
Marta Costa
Atmosfera
Ana Clara Fausti
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Beatriz Vieira
A Terra como sistema
Beatriz Vieira
As condições da Terra que permitem a existência de vida
Dragos Burlui
clima: composição da atmosfera, fatores determinantes do clima e elementos do tempo
Leticia Magalhaes
Fenômenos Atmosféricos
Brenda Ellen Diehl
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa