Resumo Cap 19

Description

grupo: Almendez, Aleph, Jatuba e Miguel
Maria Eduarda Almendez
Slide Set by Maria Eduarda Almendez, updated more than 1 year ago
Maria Eduarda Almendez
Created by Maria Eduarda Almendez over 4 years ago
36
0

Resource summary

Slide 1

    O conturbado governo de Jango:
    - No ano de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros criou-se um clima de divisão política no país.  -Os chefes das forças armadas (posicionaram-se contra a posse de Jango, acusando-o de comunista. ) X setores da sociedade civil ligados ao PTB (criaram a chamada campanha legalista a favor da posse de Jango como presidente.)  
    -Sistema parlamentarista: decisões do governo ficariam a cargo do primeiro-ministro escolhido pelo Congresso. Jango presidente, porém sem poderes de decisão.  1963: optou-se pela volta do presidencialismo com Jango.  A vitória nas urnas permitiu ao governo de Jango, ligado aos interesses populares e trabalhistas, propor uma série de reformas conhecidas como as Reformas de Base.   

Slide 2

    Reformas de Base:
    Reformas de Base:  transformar as estruturas políticas, econômicas e sociais do Brasil. Reformas: urbana, agrária, educacional, constitucional, tributária etc - Setores da sociedade civil também se posicionaram contra as reformas, acusando o governo de querer instaurar a desordem e o comunismo no Brasil. Apoiaram a derrubada de Jango: latifundiários, os empresários, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e da Guanabara (RJ), a imprensa em geral, a classe média e também o Departamento de Estado norte-americano.

Slide 3

    O golpe civil-militar de 1964:
    - Nessa data, tropas do Exército se deslocaram para Brasília e depuseram o governo do presidente João Goulart, que, depois, se refugiou no Uruguai,na noite do dia 31 de março começaram as movimentações militares e no dia 1° de Abril eles atingiram seu auge. Os militares, com apoio de setores da sociedade civil, assumiram o poder com a promessa de que aquela intervenção seria breve, contudo, eles implantaram uma ditadura e permaneceram por 21 anos no poder. A população ficou proibida de escolher seus principais governantes. As eleições para os cargos de presidente, governador, prefeito de capital e municípios considerados áreas de segurança nacional foram suspensas.

Slide 4

    Os governos militares:
    Castelo Branco: (1964-1967) - Primeiro presidente militar. - Repressão e  censura - Adoção de Atos Institucionais e pela criação do Plano de Ação Econômica do Governo (Paeg). 

Slide 5

    Governo Costa e Silva (1967-1969): - Aumento das manifestações de oposição ao regime. - Houve a criação do Ato Institucional mais repressivo da Ditadura Militar. - Costa e Silva afastou-se da presidência por problemas de saúde. - Forte crescimento do PIB e da produção industrial no Brasil. 

Slide 6

    Governo Médici (1969-1974): - Milagre econômico brasileiro =  forte crescimento do PIB e da produção industrial no Brasil.   - “anos de chumbo” = forte propaganda do regime, mas, por outro lado, foram os anos de maior repressão Governo Geisel (1974-979): - Abertura política: retorno à democracia, de forma "lenta, gradual e segura" - Punição aos militares da chamada linha-dura envolvidos com episódios de tortura. Governo Figueiredo (1979-1985): - Último presidente da Ditadura Militar. - Governo marcado pela crise econômica.

Slide 7

    A participação civil durante a ditadura:
    - No mês de abril, diversos setores da sociedade civil organizaram atos públicos em comemoração à deposição de João Goulart da presidência da República, esses atos foram realizados em diversas cidades do Brasil e ficaram conhecidos como Marcha da Vitória. - Uma das principais formas de apoio recebidas pelos militares em 1964 veio dos grandes veículos de comunicação. Os jornais da época apoiaram a derrubada do governo Jango e a chegada dos militares ao poder.

Slide 8

    O ano de 1968 pelo mundo:
    - O ano de 1968: foi um marco não apenas no Brasil, mas também na história de diversos países pelo mundo. Como nos EUA (a luta pelos direitos civis dos negros levou a manifestações e passeatas ao longo de toda a década de 1960) e na França (os jovens estudantes foram às ruas, no mês de maio, em um movimento contra as velhas hierarquias e imposições sociais). - A década de 1960 foi uma fase de efervescência política, social e cultural.No Brasil, as mobilizações contra a ditadura se intensificaram e foram acompanhadas de produções culturais de protesto nos campos da Arte, da Música, da Literatura e do Teatro. - Na década de 1960, eram realizados festivais para apresentar os novos compositores e cantores da Música Popular Brasileira. Estes eram os chamados Festivais da canção.  ​​​​​​​​

Slide 9

    A oposição vai às ruas:
    - Em 1968, passados quatro anos do início da ditadura, aconteceram diversas manifestações de rua, em todo o país, pela defesa da democracia. -No mês de outubro, jovens ligados à União Nacional dos Estudantes (UNE) organizaram, de forma clandestina, um congresso da entidade na cidade de Ibiúna, em São Paulo. Ao descobrir, a polícia invadiu o local e prendeu centenas de estudantes. -Em 28 de março, durante uma manifestação estudantil no Rio de Janeiro, o estudante Edson Luís foi morto com um tiro disparado por policiais militares. No dia seguinte, cerca de 60 mil pessoas participaram do cortejo que levou o corpo do jovem para o cemitério São João Batista, no bairro do Botafogo.

Slide 10

    "Os anos de chumbo":
    Em 1968, como resposta ao aumento da oposição, o governo do general Costa e Silva decretou o Ato Institucional n°5 o AI-5, o mais repressivo de todos os atos institucionais da Ditadura. Ele aboliu o direito de habeas corpus (é um recurso jurídico, garantido pela Constituição, que tem como objetivo preservar o indivíduo contra abuso de prisão arbitrária) para os chamados crimes políticos.

Slide 11

    A luta armada:
    O período em que a ditadura endureceu ainda mais a repressão. Os jovens não se intimidaram. Muitos abandonaram os protestos pacíficos e aderiram a grupos clandestinos adeptos da luta armada em áreas urbanas e rurais. Boa parte das fontes e dos estudiosos sobre a época afirmam que, em seus interrogatórios, os agentes desses órgãos praticavam torturas físicas, morais e psicológicas, levando muitos dos confinados à morte. 

Slide 12

    Milagre econômico e suas consequências:
    -  Do ponto de vista econômico, a Ditadura intensificou o processo de industrialização pelo qual o Brasil vinha passando desde a década de 1940. Entre o final dos anos 1960 e o começo dos anos 1970, o governo buscou empréstimos no exterior que permitiram a expansão da indústria brasileira. - Empresas estatais foram criadas para consolidar setores básicos da economia, como telecomunicações e energia. O governo também investiu em grandes obras, de custos extremamente elevados, até por isso denominadas de "obras faraônicas" - Do ponto de vista social, esse período foi marcado pelo aumento da concentração de renda e pela ampliação da desigualdade social.

Slide 13

    A propaganda nacionalista:
    Diante dos avanços econômicos do governo Médici, as agências do governo lançaram campanhas publicitárias exaltando o país, procurando enfatizar o potencial econômico e a grandeza natural do Brasil. O clima de euforia nacionalista era grande e aumentou ainda mais depois que a seleção brasileira conquistou a Copa do Mundo de 1970, no México. Considerada uma das melhores seleções de todos os tempos, com a participação de Pelé, Jairzinho, Gerson, Tostão, Carlos Alberto Torres, entre outros, o futebol brasileiro foi utilizado como meio de exaltação nacional e de valorização regime militar.

Slide 14

    Censura:
    Durante grande parte do período em que vigorou a Ditadura, houve censura aos meios de comunicação, jornais estavam proibidos de noticiar fatos que desagradassem o regime, havendo casos em que a notícia era substituída, por exemplo, por uma receita de bolo ou um poema.   No final da década de 1970, cresceram as mobilizações da sociedade pelo fim da Ditadura. Apesar da proibição de manifestações por parte do governo, o povo foi às ruas para exigir o retorno dos seus direitos e a possibilidade de escolher os seus representantes.   
Show full summary Hide full summary

Similar

Macbeth Quiz
PatrickNoonan
Rounding to decimal places
Ellen Billingham
enzymes and the organ system
Nour
Gender Theorists
Hazel Meades
A View from the Bridge
Mrs Peacock
GCSE REVISION TIMETABLE
Joana Santos9567
GCSE History – The early years and the Weimar Republic 1918-1923
Ben C
Chemistry GCSE Review - States of Matter, Particles, Atoms, Elements, Compounds and Mixtures
Morgan Overton
Cells and the Immune System
Eleanor H
General Physiology of the Nervous System Physiology PMU 2nd Year
Med Student
Specifc Topic 7.4 Timber (Impacts)
T Andrews