Estruturas da palavra
Slides in this set (8)
-

- As palavras podem ser divididas em partes que são chamadas de morfemas ( são unidades signifiocativas e indivisíveis) e os morfemas são compostos dos elementos a seguir
-

- É o elemento comum que informa o significado básico da palavra, esse elemento é invariável, o radical é a parte da palavra que não muda mas nem sempre tem o mesmo significado, as palavras que pertencem ao mesmo radical são chamadas de palavras cognatas ( palavras que se formam com a mesma radical).
-

- As desinências são colocadas após o radical e classificam-se em:
- desinências nominais: (explicação ao lado) exemplos: cuidadosA (feminino) desinência de gênero, cuidadosaS (plural) e desinência de número
- desinências verbais: (explicação ao lado)
- exemplo: presevásseMOS (mos indica a pessoa e o número, 1 pessoa do plural e sse indica modo e tempo, imperfeito do subjuntivo).
-

- É a vogal que une o radical ás desinências verbais e indica a conjugação a que verbos pertencem.
-

- Os afixos se juntam ao radical e são classificados em duas formas
- prefixos: vem antes do radical, exemplo: descumprir
- sufixos: quando são colocados após o radical, exemplo: cumprimento.
-

- É a vogal ou consoante que liga o radical aos demais morfemas com o único objetivo de facilitar a pronúncia da nova palavra que se formou.
-

- É o processo pelo qual uma palavra primitiva obtém-se uma palavra derivada.
- Prefixal: acréscimo de um prefixo ao radical, Ex: desleal
- Sufixal: acréscimo de um sufixo ao radical, Ex: felizmente
- Parassintética: acréscimo de um prefixo e de um sufixo ao mesmo tempo, Ex: entardecer
- Prefixal e sufixal: existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado, Ex.: deslealmente,os dois afixos são independentes existem as palavras, desleal e lealmente.
- Regressiva:A derivação regressiva existe quando morfemas da palavra primitiva desaparecem. Ex: dança (dançar), portuga (português).
- Imprópria:A derivação imprópria, mudança de classe ou conversão ocorre quando a palavra, pertencente a uma classe, é usada como fazendo parte de outra.
- Ex:coelho - substantivo comum, usado como substantivo próprio - Daniel Coelho da Silva.
-

- É o processo pelo qual a união de 2 ou mais radicais formam uma nova palavra
- justaposição: pela união de palavra, sem perda de nenhum morfema, Ex: beija-flor
- composição: pela união de palavras com perda em alguns morfemas, Ex: embora (em+boa+hora).
Information
- Description
- Língua Portuguesa Slide Set on Estruturas da palavra, created by Letícia Araújo on 07/01/2021.
- Created by
- Letícia Araújo
- Views
- 0
- Rating