O início da atividade filosófica

Description

Explicação breve sobre a origem da filosofia
Professora Elisângela
Slide Set by Professora Elisângela, updated more than 1 year ago
Professora Elisângela
Created by Professora Elisângela about 3 years ago
0
0

Resource summary

Slide 1

    A ATIVIDADE FILOSÓFICA
      MAS AFINAL, O QUE É FILOSOFIA?    Recorrendo à etimologia da palavra, obtemos os termos gregos: Philia: que significa "amizade" e sophia: que significa "saber", portanto etimologicamente, filosofia significa "amizade pelo saber" ou procura pelo conhecimento.                                                                               

Slide 2

        Podemos dizer que o início da atividade filosófica se deu na busca por explicações racionais e não apenas mitológicos. Não se tratando de uma desistência, mas de um deslocamento de um ponto de partida.   Modificaram-se os horizontes temáticos e constituíram debates entre pensadores que dialogam com a herança filosófica, legado de seus antecessores e com as questões colocadas pelo seu próprio tempo.

Slide 3

Slide 4

    COSMOLOGIA
    O que Tales de Mileto fez foi tentar explicar o mundo através da razão. Ele eliminou todas as explicações pautadas nas narrativas mitológicas, sobrenaturais e buscou explicá-las por uma perspectiva crítica, o que de fato foi uma postura inaugural.    Cosmologia: termo empregado para nomear os primeiros esforços de explicar o mundo de forma racional. Foi o objeto de investigação dos primeiros filósofos gregos que buscavam uma explicação e questionavam a formação do Universo.  COSMO= MUITO ORDENADO LOGIA= COMPREENSAÕ RACIONAL

Slide 5

    DE QUE SÃO FEITAS AS COISAS?
    Essa pergunta foi o ponto de partida da filosofia que buscava identificar o elemento primordial do cosmo, com base no qual seriam explicadas a constituição e a origem de tudo o que existe.

Slide 6

    Filosofia Ocidental
      Acredita-se que a filosofia então nasceu na Grécia, entendida como "milagre grego", pois em nada se assemelha à filosofia oriental. Em outras palavras, chama-se "milagre grego", pois foram eles que inventaram uma forma extremamente original de descrever o cosmo e tudo que nele existe.     

Slide 7

    Mito e filosofia
    O mito é uma narrativa que procura fundamentar a formação do cosmo, os fenômenos naturais, as relações sociais  com base em forças sobrenaturais e entidades divinas. TEOGONIA - espécie de genealogia que narra os graus de parentesco entre os deuses e as relações que estabelecem entre si.   COSMOGONIA - relata a ordenação do cosmo com base na composição de forças divinas, pretendo justificar assim, a ordem do mundo em pressupostos sobrenaturais.  
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227