Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas

Description

Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas
profwassall
Slide Set by profwassall, updated more than 1 year ago More Less
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
profwassall
Copied by profwassall over 8 years ago
194
5

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    1. Problemas que envolvem cálculo de porcentagemAssunto bastante cobrado nos vestibulares, geralmente contextualizado em questões que envolvem o cotidiano ou em matemática financeira. O professor Rodolfo, da Oficina do Estudante, aconselha os estudantes a fazerem muitos exercícios de cálculo. "Esse tipo de conteúdo exige prática e boa interpretação", afirma.2. Resolução de equações elementares (1º grau e 2º grau)Em geral, os exercícios pedem para interpretar um problema em linguagem matemática e resolvê-lo. Para Nelio, do CPV, muitos vestibulandos "morrem na praia", pois erram a resolução da equação.3. Triângulos: semelhança, teorema de PitágorasNas questões que envolvem semelhança de triângulos e teorema de Pitágoras, geralmente o vestibulando tem dificuldade de visualizar onde esses devem ser utilizados. Normalmente não são questões contextualizadas, cobram conteúdo teórico mais a capacidade de aplicar os conceitos.Para o docente da Oficina, "semelhança de triângulos e teorema de Pitágoras são dois conteúdos que o aluno vai ver em suas aulas de geometria plana do começo ao fim, e também são utilizados na geometria analítica e espacial. Grande parte das teorias têm como base esses conceitos".4. Teorema do cosseno e teorema do seno"O aluno tem que saber a fórmula e quando e como aplicá-la. É um assunto que vem caindo bastante, como aconteceu na Unesp [Universidade Estadual Paulista] no ano passado", lembra Rodolfo. "No último dia, se você não sabe nada e quer estudar algo que pode cair, eu sugiro esse tema. Muito provavelmente será abordado e o estudante ganhará um exercício."5. Cálculo de áreas nas principais figuras geométricasAs questões que envolvem áreas são comuns tanto para os vestibulandos de exatas, biológicas ou humanas. "O conceito de área é de uso comum e de extrema importância, o que faz com que a sua incidência seja bastante acentuada".Fazer um esquema organizado é fundamental para a resolução desse tipo de conteúdo. "O aluno não precisa ser desenhista, mas isso ajuda na hora de encontrar os elementos para calcular a área".
    6. Cálculo do volume dos principais sólidos geométricosJá as questões de geometria podem ou não aparecer contextualizadas. As questões não costumam ter alto grau de dificuldade, desde que o vestibulando não tenha restrições quanto a visualização espacial, ou seja, em 3 dimensões.7. Aplicações de logaritmos e exponenciaisAs questões contextualizadas de logaritmos e exponenciais seguem o mesmo padrão, bastando que o vestibulando faça alguns modelos para poder repeti-los durante a prova. Já as questões mais teóricas cobram o domínio das propriedades dos logaritmos, calcanhar de Aquiles de muitos vestibulandos.8. Funções trigonométricasNormalmente aparecem em questões contextualizadas que envolvem sazonalidade de oferta ou procura. "Matéria pesada e que o aluno tem dificuldade. Ele deve entender bem o círculo trigonométrico e algumas relações. Esse é um conteúdo que a teoria tem que estar na ponta da língua".9. Probabilidade;Juntamente com a análise combinatória, é a parte mais difícil da prova. "O vestibulando pode se preparar estudando os modelos mais comuns de questões, mas um pequeno surto de criatividade da banca examinadora faz com que a questão seja a mais difícil da prova"10. Polinômios e equações polinomiaisNormalmente as questões de polinômios não são contextualizadas e cobram conceitos de aplicação do dispositivo de Briot-Ruffini, teorema do Resto, relações de Girard. Às vezes há envolvimento com interpretação gráfica de funções polinomiais.
    Matemática

Slide 3

    Física
    1. Cinemática: movimentos retilíneo e circularé comum nesse conteúdo a cobrança de questões envolvendo velocidade média, movimentos descritos por gráficos do espaço ou da velocidade em função do tempo."Esse tema tem muito a ver com o dia a dia. Podem cair movimentos de carros, objetivos, situações em parque de diversões, como na montanha russa", diz Lúcio Cardoso, professor do colégio Magnum. "O estudante deve conhecer bem a teoria e identificá-la a partir dessas situações."2. Dinâmica: movimentos retilíneo e curvilíneo (três leis de Newton)"São comuns questões que exigem a determinação da resultante de forças ou a decomposição delas, além da cobrança da cinemática nos problemas", afirma Kamieda. O professor Cardoso adverte que o estudante deve ter bastante clareza ao ler o enunciado, uma vez que a 1ª lei de Newton vai relacionar movimento uniforme e a 2ª, o uniformemente variado.3. Trabalho e energia: (ênfase em sistemas conservativos)"Sistemas mecânicos que exigem a utilização dos conceitos de energia, bem como sua conservação ou dissipação são também frequentes. Nesses problemas, o candidato deve ter conhecimento das transformações entre os diversos tipos de energia", analisa o professor do CPV.4. Calor e fenômenos térmicos: trocas de calor, dilatação e contração térmicas e leis da termodinâmicaEm termometria, é cobrada a conversão entre unidades de temperatura e efeitos e os cálculos decorrentes da dilatação e contração térmicas. Em calorimetria, é frequente questões envolvendo conceito de calor e efeitos e cálculos decorrentes de sua troca. Em termodinâmica, observam-se problemas envolvendo as mudanças de estado termodinâmico do gás ideal e diagramas da pressão em função do volume, trabalho realizado ou sofrido pelo gás.5. Hidrostática: ênfase no teorema de Stevin e no teorema de ArquimedesSão frequentes os exercícios que exigem o conceito de densidade ou massa específica, a pressão exercida por forças ou no interior de fluidos, além do conceito de empuxo em que a dinâmica também pode ser abordada.
    6. Reflexão da luz e refração da luz: ênfase na lei de Snell, fenômeno da reflexão total, dioptro plano e formação de imagens em lentes) Questões teóricas sobre a formação de sombras e penumbras, bem como sobre a reflexão e refração da luz são frequentes. São comuns problemas envolvendo a formação de imagens em espelhos, lentes e dioptros. Em alguns é pedida a determinação gráfica, em outros as equações e classificações devem ser conhecidas.7. Estudo das ondas: ênfase na equação fundamental da ondulatóriaHá questões teóricas sobre a ondulatória, principalmente no que se refere às classificações e elementos da onda. Entre os problemas que envolvem cálculos, são mais comuns os que exigem o conhecimento da equação fundamental, bem como a capacidade de determinar o comprimento da onda ou seu período."No Enem do ano passado caiu uma questão sobre isso. O aluno tem que compreender situações práticas como a mudança de frequência da onda, até a própria formação no mar, por que ela é paralela ao litoral?"8. Acústica: ênfase nas características que diferenciam os sons (intensidade, altura e timbre)Segundo Kamieda, questões teóricas que abordam as qualidades fisiológicas do som, assim como alguns fenômenos como a reflexão e o efeito Doppler também são frequentes. São comuns, ainda, problemas envolvendo a cinemática (eco) e a equação fundamental da ondulatória.9. Análise de circuitos elétricos: ênfase em potência consumidaO conceito de potência elétrica, energia consumida e seu custo é assunto sempre presente nos vestibulares. A análise de circuitos elétricos bem como os medidores elétricos são temas importantes.10. Movimentos de cargas em campos elétricos e/ou campos magnéticosO magnetismo é frequentemente cobrado em problemas envolvendo a atração e a repulsão de ímãs."O eletromagnetismo é abordado em questões que exigem o conhecimento do campo magnético gerado por corrente elétrica [regra da mão direita], do movimento de cargas elétricas no interior de campos magnéticos [regra da mão esquerda] e do fenômeno da indução magnética, principalmente a respeito da lei de Lenz".

Slide 4

    Química
    1. Ligações entre átomos e entre moléculas: Podem ser cobrados tipos de ligações químicas interatômicas (iônica, covalente e metálica); ligações químicas intermoleculares, sua dependência da polaridade e geometria das moléculas; e consequências das forças intermoleculares.No caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a tendência é que seja cobrada a relação entre as propriedades das substâncias, temperaturas de fusão e ebulição, com a natureza das ligações presentes, se fortes ou fracas. Relação entre solubilidade em água e capacidade de formar ligações de hidrogênio é tema constante.2. Chuva ácida e efeito estufa: Reações entre determinados óxidos ácidos e a água da chuva ocasionando a chuva ácida, seus motivos --como o aumento do efeito estufa-- e consequências deste fenômeno Quem vai fazer prova dissertativa pode se preparar para escrever a reação entre óxidos e água da chuva que forma ácidos. Calcular pH da água de chuva e distinguir combustíveis renováveis de não renováveis são pedidos clássicos das provas.3. Cálculos estequiométricos: Cálculos químicos entre os componentes de uma reação baseados em grandezas como quantidade de matéria, massa e volume; "O problema irá informar a quantidade de reagente e pedir quanto produto será formado, ou vice-versa". É certa a cobrança de estequiometria envolvendo gases, em que os vestibulandos terão que usar a lei dos gases ideais: PV=nRT.4. Propriedades coligativas: Fenômenos causados pela adição de solutos em determinados solventes (aumento datemperatura de ebulição e redução da temperatura de congelamento)Em altas altitudes, será mais fácil ou mais difícil ferver a água? Água com soluto dissolvido (limonada, por exemplo), é mais fácil ou difícil de congelar? Sempre cai uma pergunta pedindo o sistema com maior pressão de vapor: água com 1 mol de sal ou com 1 mol de açúcar?5. pH: Conhecer a substâncias que originam soluções ácidas, básicas e neutras e ainda a escala de pH; Treine o cálculo tanto para ácidos e bases fortes, quanto para ácidos e bases fracas.
    6. Radioatividade: Emissões espontâneas radioativas, fissão e fusão nucleares e tempo de meia vida dos elementos radioativos;7. Equilíbrio químico: Reversibilidade de reações químicas, constante de equilíbrio e formação do gás amôniaA partir de uma reação em equilíbrio, os vestibulandos terão que acertar em que sentido o equilíbrio será deslocado caso sejam alteradas as concentrações, a pressão, a temperatura, ou a quantidade de reagentes.8. Química orgânica: Principais funções orgânicas, nomenclatura e reconhecimento. Fenômeno da isomeria. Características dos compostos orgânicos (pontos de ebulição acidez e basicidade). Principais reações orgânicasReconhecer álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos, aminas, etc. As provas costumam trazer uma questão tradicional em que apresenta um polímero e pede as funções orgânicas presentes. O professor aconselha atenção ao polietileno, ao isopor, ao PVC, aos poliésteres e às poliamidas.9. Pilha e eletrólise: Relações entre as reações químicas e a corrente elétrica. Pilhas e cálculos de força eletromotriz. Eletrólise ígnea e aquosa. Quantidade de matéria envolvida nestes processosA partir da reação, o vestibulando terá que dizer qual espécie oxida, qual reduz e, provavelmente, fazer o balanceamento por oxirredução10. Termoquímica: Relações entre as reações químicas e a quantidade de calor. Reações exotérmicas e endotérmicas. Quantidade de matéria envolvida nestes processos. Tradicionalmente cobravam-se cálculos nesse conteúdo. Atualmente, ele tem sido mais relacionado aos problemas ambientais: eficiência de combustíveis, potencial de emissão de gases estufa (por uma termelétrica, por exemplo), etc.

Slide 5

    Biologia
    1. Origem da vida e evolução biológica o tema evolução é recorrente em todos os grandes vestibulares. Há perguntas que cobram a discussão teórica das diferenças entre as teorias de Lamark e Darwin, os mecanismos de formação das espécies e estudos de caso, como o clássico exemplo da seleção natural agindo sobre as mariposas brancas e pretas na Inglaterra durante a Revolução Industrial.2. Citologia: ácidos nucleicos, síntese de proteínas e o controle do metabolismo celularDentro da citologia, o básico é o mais importante. Todos devem compreender assuntos como os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do DNA. A biotecnologia vem aparecendo frequentemente nos últimos vestibulares, e tem ganhado cada vez mais espaço dentro das provas, exigindo conhecimento sobre as técnicas (como a técnica do DNA recombinante, a clonagem, terapia gênica, transgênicos) e sobre as questões éticas de uso destas novas tecnologias, como no uso dos transgênicos.3. Os processos de obtenção de energia:fotossíntese, fermentação e respiração celularOs estudantes devem compreender bem quais são as substâncias envolvidas em cada processo, as etapas e o saldo energético.4. Estrutura de célula eucariótica: amembrana plasmática e a permeabilidade; os orgânulos citoplasmáticos e seus papéisAs funções básicas das organelas citoplasmáticas, da membrana plasmática e os processos de transporte de substâncias através da membrana, sendo o mais importante a osmose.5. Divisão celular - "Costuma aparecer nos grandes vestibulares de forma detalhada, exceto no Enem. É pedida uma visão geral dos processos de mitose e meiose, o impacto na sobrevivência do ser vivo e na manutenção da espécie"6. Leis gerais da hereditariedade - Em genética, podemos encontrar questões com os mais variados tipos de herança. É importante que o vestibulando tenha domínio sobre a primeira e segunda leis de Mendel, e não deixe de ter muita atenção ao definir os genótipos e fenótipos, resolver os cálculos de probabilidades e interpretar os heredogramas apresentados na prova."Apesar de serem questões simples geralmente a distração e o cansaço levam o vestibulando ao erro"
    7. Parasitoses humanas brasileiras: doenças provocadas por vírus,bactérias, protozoários e vermes"O aluno deve saber quais são as principais doenças parasitárias causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes, com ênfase nas mais frequentes no Brasil, e relacionar cada doença com o agente causador, forma de transmissão e profilaxia, além do potencial patológico de cada uma"8. Fisiologia animal e vegetalConhecer bem o tema fisiologia é indispensável para responder questões sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano e dos outros animais."Nos últimos anos temos encontrado também questões que exigem a interpretação das tabelas de valores nutricionais impressos nas embalagens dos alimentos que consumimos diariamente e seus efeitos sobre a fisiologia humana".Em relação à fisiologia vegetal, o vestibulando deve ter claro o papel dos hormônios vegetais e funcionamento dos órgãos vegetais (raiz,caule e folha).9. Fluxo de energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas: produtores, consumidores, autotróficos, heterotróficos, decompositores, teias alimentares etc. São questões sempre atuais e assuntos como sustentabilidade, desmatamento, poluição, uso da água, geração de energia, destino do lixo, aquecimento global podem aparecer mais de uma vez na mesma prova.10. Dinâmica das populações e comunidades: determinantes populacionais, flutuações da população (competição, predatismo, parasitismo, alimentação)

Slide 7

Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
sarahnjife
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Conhecimentos Gerais
Pollyanna Helena
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Revisão Para o ENEM em 20 dias
Alessandra S.
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Manuela Netto
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra