Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula para Vestibular e Enem

Alice Sousa
Slide Set by Alice Sousa, updated more than 1 year ago More Less
miminoma
Created by miminoma almost 5 years ago
GoConqr suporte .
Copied by GoConqr suporte . almost 5 years ago
GoConqr suporte .
Copied by GoConqr suporte . almost 5 years ago
Alice Sousa
Copied by Alice Sousa almost 5 years ago
27
0

Description

Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula para Vestibular e Enem

Resource summary

Slide 1

    Passo 1: O Problema
    Na metodologia de Aprendizagem baseada em Problema (ABP), o professor apresenta um caso aberto para a classe. Um bom exemplo seria:Uma mulher com sangue do tipo AB dá à luz a uma criança com sangue tipo O. Seis anos depois, ela dá à luz um segundo tipo O negativo. Este caso parece contradizer herança mendeliana, e então os alunos serão obrigados a rever o conteúdo mas também exigirá que eles examinem os conceitos de meiose, gametogênese, fertilização e desenvolvimento precoce, a fim de propor alguns mecanismos explicativos para o problema em questão.
    Caption: : Metodologia de ensino: ABP

Slide 2

    Passo 2: Brainstorm
    A próxima etapa envolve um processo de brainstorm, que inclui toda a sala de aula. Nesse processo, os alunos levantarão fatos de aprendizagem (que eles sabem), ideias (pensamentos e hipóteses relacionadas), questões (o que eles precisam saber mais sobre o problema) e ações (o que eles precisam fazer).Aqui é onde GoConqr entra em jogo com sua ferramenta de Mapas Mentais, perfeita para condensar todos os pensamentos, conhecimentos e ideias a cerca de um assunto estudado, já que os Mapas Mentais online registram as informações de maneira visualmente atrativa.

Slide 3

    Passo 3: Crie Grupos
    Em seguida, os alunos devem se dividir em pequenos grupos de 4 ou 5 para realizarem pesquisas e avançar para uma solução comum.GoConqr facilitar este tipo de colaboração por meio de sua opção de Grupos de Estudo, que oferece uma série de funções que promovem o aprendizado colaborativo, tais como linhas de discussão, pesquisas, análises em grupo e compartilhamento de recursos.
    Caption: : Página de Grupos de GoConqr

Slide 4

    Passo 4: Apresentação
    Finalmente, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é concluído com uma apresentação do grupo, na qual os alunos devem resumir e ilustrar a sua aprendizagem.Os Slides de GoConqr são a ferramenta ideial: fácil, dinâmica e atrativa. Os Slides online oferecem uma grande variedade de modelos que permitem a inclusão de elementos de multimídia para ilustrar as descobertas, como vídeos, imagens, Mapas Mentais, Flashcards, Notas e Quizzes.Para finalizar com chave de ouro, peça para os alunos compartilharem seus trabalho com o resto da turma por meio dos Grupos de Estudo.
    Caption: : Exemplo de Slide On-line
Show full summary Hide full summary

Similar

Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Alice Sousa
Português para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Simulado Inglês
Marina Faria
Simulado Filosofia
Marina Faria
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes