teste slideshow

Description

teste da ferramenta
Marco Fernandes
Slide Set by Marco Fernandes, updated more than 1 year ago
Marco Fernandes
Created by Marco Fernandes about 8 years ago
9
0

Resource summary

Slide 1

    Trocando por outras palavras, digamos que ele é condicionado a colocar um verbo ou adjetivo no plural não porque o sujeito ou substantivo possua tal forma, mas pelo fato de significarem isso. Diante do exposto, resta-nos conhecer um pouco mais acerca da forma como a silepse se torna evidente mediante um determinado contexto linguístico. Eis os seguintes casos: 

Slide 2

    Ao enfatizarmos sobre as demarcações concebidas pela gramática normativa, constatamos quão extrema é a relação de dependência entre os elementos que as constituem. E por assim dizer, defrontamo-nos com um típico caso representativo – A silepse, ora concebida como uma figura de sintaxe ou de construção, pertencente à estilística, ser alvo de estudo da concordância verbal – modalidade inerente à sintaxe. Postula-se como característica marcante do termo “concordância”, o fato de o verbo concordar com o termo expresso (quase sempre com o substantivo). Contudo, em se tratando da concordância ideológica ou irregular, esta mesma concordância se efetiva com a ideia expressa – ocorrência linguística a qual se atribui à silepse, como pontuado anteriormente. Aparentemente, ela denota certa estranheza aos olhos do emissor, mas a verdade é que por pertencer a uma figura de linguagem, o não convencionalismo, sem sombra de dúvidas, revela sua palavra de ordem. Assim sendo, o sentido lógico, formal, cede lugar àquele referente ao instinto intencional do autor, cujo objetivo é nada mais nada menos que o de realçar a mensagem. Trocando por outras palavras, digamos que ele é condicionado a colocar um verbo ou adjetivo no plural não porque o sujeito ou substantivo possua tal forma, mas pelo fato de significarem isso. Diante do exposto, resta-nos conhecer um pouco mais acerca da forma como a silepse se torna evidente mediante um determinado contexto linguístico. Eis os seguintes casos: 

Slide 3

    * Silepse de número – Ocorre quando a concordância se faz com o número gramatical implícito.Ex: Toda aquela multidão gritavam por melhorias na saúde pública. Constatamos que a concordância foi feita com a ideia (a de um conjunto de pessoas), não com o termo expresso sob sua forma singularizada (multidão). * Silepse de gênero – Manifesta-se pela concordância que se faz com o gênero gramatical subentendido. Ex: Vossa Excelência sentiu-se incomodado com a falta de receptividade por parte dos empresários. 
    Aqui, temos que o adjetivo em vez de se revelar no feminino, adquiriu a forma masculina. * Silepse de pessoa – Ocorre quando a concordância se dá pela pessoa gramatical implícita, conferida pela ideia de que o sujeito também se inclui no discurso. Os brasileiros somos todos patriotas.

Slide 4

    Exemplo aprofundado
     Silepse de número – Ocorre quando a concordância se faz com o número gramatical implícito.Ex: Toda aquela multidão gritavam por melhorias na saúde pública. * Silepse de gênero – Manifesta-se pela concordância que se faz com o gênero gramatical subentendido. Ex: Vossa Excelência sentiu-se incomodado com a falta de receptividade por parte dos empresários. * Silepse de pessoa – Ocorre quando a concordância se dá pela pessoa gramatical implícita, conferida pela ideia de que o sujeito também se inclui no discurso. Os brasileiros somos todos patriotas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Simulado de Química
Marina Faria
Simulado Biologia
Marina Faria
Conhecimentos Gerais
GoConqr suporte .
Simulado Filosofia
Marina Faria
Simulado Geografia
Marina Faria
Célula Animal X Célula Vegetal
Marília Mendes
Simulado Espanhol
Marina Faria
Simulado História
Marina Faria