Farmacovigilância

Description

Apresentação do Farmacovigilância
Ariane Vilete
Slide Set by Ariane Vilete, updated more than 1 year ago
Ariane Vilete
Created by Ariane Vilete almost 8 years ago
156
8

Resource summary

Slide 2

    O que é Farmacovigilância?
    É um conjunto de procedimentos relacionados à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de reações adversas a medicamentos ou qualquer outro possível problema relacionado aos medicamentos. 
    Nenhum medicamento é inteiramente isento de risco. O risco pode até ser insignificante ou ainda aceitável em relação à ação terapêutica. Além disso, nem todos os riscos podem ser conhecidos antes de o medicamento ser colocado no mercado e exposto a um grande número de indivíduos. Daí a necessidade de uma vigilância contínua do medicamento quanto a sua segurança.

Slide 3

    Exemplos
    :: Paciente se queixa de mal-estar após ingestão do medicamento;:: Paciente alega que desde que iniciou o tratamento, apresenta dores de cabeça constantes;:: Esposa do paciente comenta que o marido constantemente apresenta quadros de infecção urinária;:: Mãe do paciente alega que apareceram diversas manchas na pele de seu filho.

Slide 4

    Situações Especiais
    Há situações especiais, as quais o paciente não chega apresentar sintomas desfavoráveis, mas que obrigatoriamente devem ser reportadas, como por exemplo::: Utilização durante a gravidez ou amamentação,:: Falta de eficácia.

Slide 5

    Situações Especiais
    Uso off-label, ou seja, sendo utilizado de maneira diferente da bula. Exemplos:Medicamento de controle da glicemia sendo utilizado para emagrecimento;Medicamento injetável sendo consumido por via oral;Medicamento recomendado para maiores de 18 anos sendo utilizado por crianças.
    Caption: : Victoza, destinado ao controle do Diabetes, sendo utilizado para emagrecimento

Slide 6

    Benefícios inesperado
    Não somente de queixas vive a Farmacovigilância!Sempre que o paciente relatar algum benefício inesperado durante o tratamento com a medicação, devemos efetuar o relato.Por exemplo:Paciente comenta que desde que iniciou o tratamento para tratar pressão alta, notou que seus cabelos cresceram mais rápidos e os fios brancos desapareceram.

Slide 7

    Queixas de Qualidade
    Queixas de Qualidades estão relacionadas ao próprio produto ou a algum defeito da bula/embalagem.Alguns exemplos:–Ausência de comprimido;–Bula ilegível;–Solução injetável turva (deveria ser límpida);–Agulha torta;–Seringa quebrada;–Ausência da bula;

Slide 8

    Prazo para envio de FMV
    O prazo para envio do formulário preenchido do farmacovigilância é IMEDIATO!A Vidalink tem apenas 24 horas para enviar seu relato para o laboratório. Portanto, não deixe para depois!

Slide 9

Slide 10

Show full summary Hide full summary

Similar

Saúde Completa
Ariane Vilete
AcessAR
Ariane Vilete
Em Dia Com a Pele
Ariane Vilete
Quiz Saúde Vocal
Ariane Vilete
Tabulação AcessAR
Ariane Vilete
Acesso à Informação
Vanessa Dias
Relacionamento com o Paciente
Ariane Vilete
Estudos Epidemiológicos
Jerusa Sousa
FARMACOEPIDEMIOLOGIA
maira-mille
Conceitos farmacovigilância
Dayseanne Bugarim
FARMACOVIGILÂNCIA
Joyce Rodrigues