Interpretação 1

Description

Concursos Públicos Portugues Slide Set on Interpretação 1, created by Marcelo Costa on 29/05/2017.
Marcelo Costa
Slide Set by Marcelo Costa, updated more than 1 year ago
Marcelo Costa
Created by Marcelo Costa almost 7 years ago
8
0

Resource summary

Slide 1

    Texto
    Serve para estabelecer comunicação com o outro (passar informação).Um texto com boa compreensão, depende de 3 fatores: Pragmático: o mecanismo de comunicação e ter início, meio e fim (estabelecer um passo a passo a fim de que o destinatário entenda) Semântica: ter coerência, sentido. Formal: ter coesão, seguir a norma culta e usar a gramática de maneira correta. Ex: As ruas estão molhadas, porque não choveu.(coeso: conjunção explicativa e explicando algo, uso correto)(não-coerente: não há lógica entre a 1ª oração e a explicação dada)OBS: UM TEXTO PRECISA SER COERENTE E COESO.

Slide 2

    3 passos para o sucesso em Interpret
    Compreender o texto. -> leia por etapas e sublinhando ou fazendo resumo do que é essencial no texto. Identificar a tipologia textual. Entender o contexto. OBS: Título <> TemaTítulo: última tarefa a ser feita na redação. É a ideia central do texto, restrito ao assunto que foi trabalhado (restringe assunto, tema).Tema: mais genérico. Ex: tema= violência; título= violência urbana no RJ

Slide 3

    Pessoas do Discurso e Cacofonia e Neologismo
    ......................Singular | Plural a Pessoa ......Eu.....|..Nós... -> quem fala (locutor ou emissor) a Pessoa ......Tu.....|...Vós... -> quem ouve (interlocutor ou destinatário) a Pessoa ......Ele....|..Eles... -> de quem se fala ou sobre o que (pessoa ou assunto) _______________________________________________________________________________________________________OBS: Neologismo: criar palavra nova. Ex: Falo internetês (a língua da internet).Cacofonia: Vício de Linguagem que consiste em sons produzidos pela junção do final de um vocábulo e começo de outro, que encontra-se a seguir. Ecoam desagradavelmente. Exs: Dei um beijo na boca dela. (ca+ dela = cadela) Não me preocupei, já que tinha terminado a prova. (ja + que+ tinha = jaquetinha) Eu vi ela na praça. (vi+ ela= viela) Ela tinha uma bolsa de couro. (la+ tinha= latinha)

Slide 4

    Linguagem
    É o ato de comunicar-se. Capacidade de expressar pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos.VERBAL -> sequência lógica, não dá dupla interpretaçãoÉ escrita ou falada, e é a mais presente.(usa palavras) Ex: Placa Escrita, música com letra...É usada em: whatsapp, facebook, carta, bilhete, jornal, revista, site, livro, diálogo, entrevista, reportagem, filme...Obs: rótulo de um produto apenas com o nome da marca não é verbal.NÃO-VERBAL -> pode dar dupla interpretaçãoÉ a que não se fala ou escreve mas estabelece alguma comunicação também. (não usa palavras)Ex: Imagem, gesto ou linguagem corporal, música sem letra, sinais de trânsito, expressão facial...OBS: Linguagem Híbrida ou Mista é quando ocorre as duas acima juntas. Ex: Imagem + balão. (charge)

Slide 5

    Texto Literário vs Não-Literário
    TEXTO LITERÁRIOSubjetivo e centralizado na visão do autor. Características peculiares: muita figura de linguagem.Remete a sentimentos, pensamentos e afins.Autor possui eu-lírico (que é aquele que sente os versos, pensamentos do texto. Porém, não necessariamente o autor está sentindo.) obs: eu-lírico(segue 1ª pessoa) <> autorExs: Textos Narrativos(contos, romances...), Líricos (pq eram acompanhados de lira), Dramáticos... \->obs: tempo interno é diferente de tempo cronológico.TEXTO NÃO LITERÁRIOObjetivo e tem a obrigação de passar a informação que se deseja de forma precisa e objetiva.Exs: Dissertativo(Argumentativo ou Expositivo), Jornalísticos(notícias, reportagens, entrevistas...), publicitário, carta, telegrama, cartaz de espetáculo, banda desenhada(gibi)...obs: telegrama é curto e carta é longa.

Slide 6

    Comunicação, Intenções Comuni e Código
    COMUNICAÇÃO -> LINGUAGEM -> VERBAL = palavra (escrita ou falada) OU NÃO-VERBAL = resto (imagem, gesto...)INTENÇÕES COMUNICATIVAS: Lúdico: entreter (texto leve, para prender) Pragmática: convencer o interlocutor (leitor) Cognitiva: passar informação ao interlocutor Sintonizadora: atingir certo perfil (para se aproximar) Engajadora: denunciar (social ou político) Catártica: mexer com interlocutor (emoção extremada) Liberadora do "eu": aguçar imaginação (escapar da realidade) CÓDIGO: Elemento que uso para comunicar(dentro da comunicação). Ex: palavra, escrita, gesto...CANAL: instrumento que uso para comunicar(através dele). Ex: celular, telefone, teclado...

Slide 7

    Variação Linguística
    Pode ser cultural, regional, social, histórica... Mas dois tipos principais: Formal e Informal.Formal: norma padrão(=culta), ou seja, gramática correta. Não deve haver regionalismos.Ex: Tu vaiS ao cinema?Informal: coloquial, permite palavras inventadas(neologismos). Tb permite sons e abreviações.É incorreto, mas o que importa é estabelecer comunicação (que receptor entenda)Ex: Tu vai no cinema?

Slide 8

    Linguagem Formal
    CARACTERÍSTICAS: Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização do vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo. SITUAÇÕES DE USO DA LINGUAGEM FORMAL: Em discursos públicos ou políticos; Em salas de aula, conferências, palestras, seminários, ...; Em exames e concursos públicos; Em reuniões de trabalho e entrevista de emprego; Em documentos oficiais (redação oficial), cartas, requerimentos,... .

Slide 9

    Linguagem Informal
    CARACTERÍSTICAS: Despreocupação relativamente ao uso de normas gramaticais; Uso de vocabulário simples, expressões populares e coloquialismo; Uso de gírias, palavrões, palavras inventadas, onomatopeias, gestos; Uso de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá; Sujeita a variações regionais, culturais e sociais; Registro instantâneo e pouco prestigiado, por vezes incorreto e desleixado. SITUAÇÕES DE USO DA LINGUAGEM INFORMAL: Conversas cotidianas; Mensagens de celular; Chat na Internet;

Slide 10

    Texto vs Contexto
    Texto: conjunto de ideias organizadas e relacionadas entre si, formando um todo significativo capaz de produzir INTERAÇÃO COMUNICATIVA.Contexto: interligação entre as frases de um texto. Nota-se que o relacionamento entre as frases é tão grande, que se for analisada separadamente do contexto original, poderá ter um significado diferente.obs: sentido do texto = contexto (ideia que o texto traz, ideia central)obs2: valor da sentença -> fora do (con)texto........valor da sentença no texto ->dentro do (con)texto. (pode mudar o valor)

Slide 11

    Interpretação Textual
    Intertexto: quanto texto faz referencia direta ou indireta a outros autores através de citações. (conversa entre textos, quando cita parte de outro com referência direta ou indireta)Interpretação de Texto: primeiro objetivo é identificar a IDEIA PRINCIPAL. Depois, localizam-se ideias secundárias ou fundamentações (as argumentações ou explicações) que levem ao esclarecimento das questões na prova.obs: Compreensão Textual: analisar oq está escrito(explícito no texto)Interpretação Textual: inferir, deduzir(implícito, além ou fora do texto)

Slide 12

    Compreensão de texto - consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são: Segundo o texto... O autor/narrador do texto diz que... O texto informa que... No texto... Tendo em vista o texto... De acordo com o texto... O autor sugere ainda... O autor afirma que... Na opinião do autor do texto...
    Compreensão de Texto

Slide 13

    Interpretação de Texto
    Interpretação de texto - consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de Interpretação (está fora (além) do texto) são: Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que... O texto permite deduzir que... É possível subentender-se a partir do texto que... Qual a intenção do autor quando afirma que... O texto possibilita o entendimento de que... Com o apoio do texto, infere-se que... O texto encaminho o leitor para... Pretende o texto mostrar que o leitor... O texto possibilita deduzir-se que..

Slide 14

    Análises Básicas
    Semântica: estuda o significado e a interpretação deste em uma palavra, signo, frase ou expressão em certo contexto. Também se estuda mudanças no sentido devido a fatores como tempo ou espaço. Morfológica: estuda a estrutura de formação e classificação das palavras. Estuda as palavras olhando para elas isoladamente, não olha para frase ou período. São 10 classes de palavras ou gramaticais. PICA -> invariáveis. E o resto variáveis. (PICA = Preposição, Interjeição, Conjunção e Advérbio) Sintática: estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, e também a relação lógica das frases entre si. A sintaxe é usada no manuseio das possibilidades para combinar palavras e orações. Estilística: estuda o processo de manipulação da linguagem que sugere conteúdos emotivos e intuitivos por meio de palavras. Estabelece princípios que explicam a escolha de indivíduos e grupos ao usar a língua.

Slide 15

    Denotação vs Conotação
    DENOTAÇÃO -> verdaDESentido literal e imutável. (É o primeiro sentido da palavra que dicionário dá)Ex: O gato é muito preguiçoso. -> animal e denotativoEx: O rapaz caiu da ponte. -> denotativo (concreto arquitetônico -> denotativo)CONOTAÇÃO -> COmédiaSentido novo, muitas vezes figurado.Ex: O ator é um gato. (é bonito, conotativo e figurado)Ex: O pobre rapaz saltou da ponte da vida. (morreu, conotativo e figurado)
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza