Conceitos Introdutórios ao RH

Description

Conceitos sobre os diversos assuntos sobre Recursos Humanos.
Anderson Cruz
Slide Set by Anderson Cruz, updated more than 1 year ago
Anderson Cruz
Created by Anderson Cruz over 6 years ago
17
0

Resource summary

Slide 1

    (...) quer dizer em português ACHATAMENTO. É uma técnicas utilizada nas empresas contemporâneas, e que tem como objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH). Traduzindo, é o planejamento estratégico do negócio cuja meta global é construir uma organização mais capaz e eficiente, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.
    DOWNSIZING

Slide 2

    STAKEHOLDERS
        O termo stakeholders é de origem inglesa e é aplicado a todos aqueles que têm interesse ou alguma relação com a empresa; por isso mesmo aplicado nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação, cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas. Portanto, trata-se de uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização.

Slide 3

    MODELOS: TAYLOR X FORD
    O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se "desdobrar" para cumprir o tempo cronometrado. Dando prosseguimento à teoria de Taylor, Henry Ford (1863-1947), dono de uma indústria automobilística (pioneiro), desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em massa. Em sua fábrica, Ford determinava a posição de todos seus funcionários, que aguardavam as peças automotivas se deslocarem pelas esteiras de montagem da fábrica para executarem uma única função específica. Cada funcionário tinha apenas uma função em toda linha de montagem, sendo somente responsável, por exemplo, por apertar um determinado parafuso. Além disso, o proletário devia executar sua atividade no tempo determinado pela máquina, pois caso atrasasse alterava toda a produção e era repreendido pelo gerente local. A limitação funcional do operário causava uma alienação psicológica no indivíduo, pois limitava o conhecimento do operário a função, não tendo nenhuma noção da compreensão do todo. Sem contar os problemas físicos ocasionados pela excessiva repetição da mesma atividade inúmeras vezes ao dia. A jornada exaustiva de trabalho desses indivíduos e os problemas e abusos sofridos por eles podem ser visualizados no filme ¿Tempos Modernos¿, do gênio Charles Chaplin. Esses dois métodos tinham o mesmo objetivo: ampliação do lucro dos detentores dos meios de produção. Ambos os autores visaram apenas à ampliação da produção, sem levar em conta os direitos ou as condições de trabalho dos funcionários. Pelo objetivo ter sido cumprido, esses modelos se reproduziram com muita velocidade por diversas empresas e países até os dias atuais, assim como as péssimas condições de trabalho e os abusos com os trabalhadores.

Slide 4

    GESTÃO DE PESSOAS: Fases
    A área de gestão de pessoas evoluiu de acordo com as necessidades das organizações e ganhou importância, ao longo do tempo, na medida em que o pensamento em Administração reconheceu a relevância das pessoas na construção das capacidades organizacionais, fundamentais para a competitividade da empresa. Até o momento são identificadas 5 fases da gestão de pessoas, que são: 1 - Departamento de Pessoal; 2 - Administração de Pessoal; 3 - Administração /Departamento de Recursos Humanos; 4 - Gestão de Pessoas; e 5 - Gestão Estratégica de Pessoas.
Show full summary Hide full summary

Similar

9 Gerenciamento de recursos humanos
Clenia Paradela
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
Recrutamento e seleção de pessoas
brunocmt
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt
Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
GESTAO ESTRATÉGICA DE RH
Matheus Miranda
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
Planejamento de Aulas para Vestibular: 4 Dicas de organização para Professores
Alice Sousa
Revisão 2016 - Fundamentos de Gestão de RH
Mari Batista
Mitos e Verdades: Salário X Motivação
Liliane Tubino