II Guerra Mundial

Description

II Guerra Mundial
GoConqr suporte .
Slide Set by GoConqr suporte ., updated more than 1 year ago
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . almost 9 years ago
7046
135

Resource summary

Slide 1

    A II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes. Considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939. A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a ONU era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os EUA emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos 46 anos (1945-1991). 
    Caption: : Imagens da II Guerra Mundial
    II Guerra Mundial

Slide 3

    Causas
    Podemos dizer que uma das principais causas da Segunda Grande Guerra foi o Tratado de Versalhes. Esse Tratado, assinado em 1919, encerrou oficialmente a Primeira Grande Guerra. Ele determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra. Além disso, obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências como o impedimento de formar um exército reforçado e o reconhecimento da independência da Áustria. Isso é claro, trouxe revolta aos alemães, que consideraram estas obrigações uma verdadeira humilhação.
    Caption: :

Slide 4

    O início da Guerra
    Na Alemanha, Hitler queria formar uma “raça ariana”, ou seja, uma raça superior a todas as outras. O início da guerra se deu quando Hitler invadiu a Polônia em setembro de 1939.A razão desta invasão foi o fato da Polônia ter conseguido (através do Tratado de Versalhes) a posse do porto de Dantzig. Hitler não queria isso, ele queria que Dantzig fosse incorporada à Alemanha.Nos primeiros anos da guerra, as Potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália ) levaram vantagem. Esses países tinham governos fascistas e por objetivo dominar os povos e construir grandes impérios.China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e EUA formavam os Aliados.
    A Alemanha tomou a Polônia, Bélgica, Noruega, Dinamarca e Holanda. Em 1940, a França se rendeu e, em seguida, foi a vez da Romênia, Grécia e Iugoslávia. A Inglaterra foi bombardeada, porém resistiu. Hungria, Bulgária e Romênia se uniram às Forças do Eixo.Em 1941, o Japão atacou Pearl Harbor e partia para dominar a Ásia. Dias depois Hitler declarava guerra aos EUA. A entrada dos americanos na guerra reforçou o lado dos Aliados, pois os EUA possuíam uma variedade de recursos bélicos.Hitler já se achava vencedor, quando as coisas começaram a mudar. O líder nazista achava que a URSS ainda era um país atrasado e cheio de analfabetos, ele não tinha idéia que o país havia crescido e se tornado uma grande potência. Ao ordenar o ataque à URSS, os nazistas se depararam com uma grande muralha ofensiva e pela 1ª vez se sentiram acuados.

Slide 5

    Os nazistas eram anti-semitas. Eles odiavam judeus e queriam eliminá-los para garantir a superioridade da raça ariana. Os judeus foram enviados aos campos de concentração para serem mortos, que no total somavam mais de 6 milhões. O mais famoso campo de concentração foi o de Auschwitz (localizado na Polônia). Não foram somente os judeus que foram perseguidos. Homossexuais e ciganos também sofreram perseguições, passaram fome e foram mortos.
    O Holocausto

Slide 6

    O fim da guerra começou quando Hitler deslocou suas tropas em direção ao Cáucaso, fonte de petróleo da URSS, onde ocorreu a Batalha de Stalingrado (entre setembro de 1942 e fevereiro de 1943), que deixou mais de 1 milhão de nazistas mortos - considerada a maior derrota alemã na guerra.Em 6 de junho de 1944 – o Dia D – os aliados tomaram a Normandia e o cerco alemão sobre a França foi vencido. Em abril de 45, tropas aliadas – americanas, inglesas e russas - invadiram a Alemanha. Mussolini foi capturado ao tentar fugir para a Suíça e fuzilado em 28 de abril de 1945 - 2 dias depois, Hitler se suicida e em 8 de maio de 1945 a Alemanha se rende.Embora a guerra tenha terminado na Europa, ela continuava no pacífico e na Ásia. O Japão sofria derrotas diante dos EUA. Os japoneses estavam quase se rendendo quando em agosto de 45, os EUA jogaram uma bomba atômica em Hiroshima e 3 dias depois, foi a vez de Nagasaki ser destruída. O lançamento das bombas causou a rendição dos japoneses.
    O fim da Guerra
    Caption: : Vídeo-aula

Slide 7

    Com o fim da Guerra, as potências do Eixo estavam destruídas e a Inglaterra e a França também sofreram grandes perdas. Foi a partir dessa época que o mundo passou a ser dividido conforme a ideologia dos EUA e da URSS. Com o crescimento da Rússia, ocorreu uma maior procura pelo socialismo marxista e diversos países passaram a ter um governo comunista.Apesar das enormes perdas, muitos países se beneficiaram com a Segunda Guerra. O Canadá se tornou um grande fornecedor de aviões e navios. A guerra ajudou o país a ter diversas indústrias de metais pesados. Os EUA também tiveram um grande crescimento de seu parque industrial. Após a guerra, foram realizadas diversas conferências a fim de decidir a divisão territorial e os rumos da Alemanha no pós-guerra.A Alemanha foi multada e boa parte da indenização seria destinada para a União Soviética. Vários líderes nazistas foram condenados e a indústria bélica foi proibida de produzir. Enquanto os soviéticos tomavam conta da região oriental da Europa, os Estados Unidos influenciavam a parte ocidental do continente. Eram os prenúncios para a Guerra Fria.Com o fim da guerra, o mundo passou a utilizar a definição de superpotência e os Estados Unidos comandavam o bloco econômico capitalista e a União Soviética, estava à frente do bloco socialista. Além disso, ocorreu na Europa uma grande crise. Os países haviam perdido não só a guerra como também seu caráter econômico, político e cultural.Surgiu a ONU - Organização das Nações Unidas em 1945. É uma organização mundial que reuniu países com o intuito de assinar a Carta das Nações Unidas. Essa carta dava poderes de mediação à organização de modo a intervir em possíveis conflitos para evitar as consequências da Segunda Guerra Mundial. Além disso, sua função também era de manter a paz mundial.
    Consequências da Guerra
Show full summary Hide full summary

Similar

II GUERRA MUNDIAL
Luis Augusto Oliveira
2º Guerra Mundial
João Gabriel
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar