O Segredo para uma Memória Ativa

Description

O Segredo para uma Memória Ativa
GoConqr suporte .
Slide Set by GoConqr suporte ., updated more than 1 year ago
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
29
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Apesar dos cartões de memória ou Flashcards serem usados há tempos na educação infantil, a realidade é que este recurso de aprendizado não é útil apenas para as crianças. Pelo contrário. Os Flashcards são recursos de aprendizagem comprovadamente funcionais para fortalecer a memória e a potencializar a absorção de informação.Um dos seus principais benefícios, a recuperação da informação ou a memória ativa, pode ajudar a vencer os desafios do ponto de vista acadêmico, independentemente do nível de ensino. Quer saber como ele funciona?
    Recurso de Aprendizagem

Slide 3

    A memória ativa
    Ao usar Flashcards, exercitamos o cérebro, fazendo-o absorver as informações encontradas no verso dos cartões, seguindo a dica que nos é fornecida na carta da frente. Este processo trabalha nossa memória de maneira ativa, o que favorece a memorização e absorção de informações muito mais facilmente do que quando realizamos um processo passivo, ou seja, a leitura esporádica de informações.Benefícios a curto e longo prazoA recuperação ativa de informações não só melhora a memória de curto prazo (para uma prova, por exemplo), mas também é benéfico a longo prazo. Para fortalecer a memória de longo prazo, é preciso recuperar a informação, relembrá-la e testá-la frequentemente. E é isso que os Flashcards permitem.
    O ideal é rever as cartas do baralho de Flashcards em intervalos periódicos. Por exemplo, podemos começar a revisar um baralho de Flashcards diariamente. Depois, passamos a revisá-los semanalmente e, por fim, mensalmente.Embora não notemos, este método é usado inconscientemente no ato de aprender. Quando aprendemos algo novo, após a compreensão do assunto, a repetição é fundamental para a absorção da informação (prática de exercícios, por exemplo). Com o tempo, incorporamos esse novo conhecimento em nossa rotina até que passamos a compreendê-lo e executá-lo automaticamente.

Slide 4

    Como criar Flashcards
    O método tradicional utilizava papel: de um lado da carta a pergunta, vocabulário, Lei, conceito, etc. Do outro, a resposta, definição, resultado. É um processo simples, mas demanda tempo para criar.No entanto, com a ajuda da tecnologia, é fácil, rápido e divertido (além de gratuito) criar Flashcards com ferramentas digitais. Os Flashcards são funcionais para o aprendizado em qualquer nível de ensino ou para qualquer assunto. Aqui estão alguns exemplos populares em GoConqr para você usar como inspiração e criar o seu:
Show full summary Hide full summary

Similar

6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Alice Sousa
Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
Tecnologia e Administração
Erika Lots
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
Planejamento de Aulas: 4 Dicas de organização para Professores
Alessandra S.
Plano de Aula em 5 minutos
GoConqr suporte .
Avaliação de Alunos
Alessandra S.
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias