Flowchart
Untitled
Flowchart content
Infância no Brasil
XVI, XVII e XVIII - As crianças compartilhavam o mesmo mundo dos adultos, sua aprendizagem era com os adultos e as outras crianças com quem conviviam. As crianças eram consideradas páginas em branco a serem preenchidas.
XIX - As escolas passam a ampliar o atendimento às famílias. Separação da segunda infância e adolescência. Escolas jesuítas, a preocupação pedagógica tinha por objetivo transformar as crianças em adultos responsáveis. A escolarização universaliza a infância, todas as crianças deviam ser iguais independente da sua realidade.
XIX e XX - médicos e sanitaristas orientavam o atendimento à criança e instituições fora da família. Dois médicos contribuíram para a sistematização de atividades e o uso de materiais próprios para o trabalho com as crianças com necessidades especiais. Crianças vistas como representantes do futuro da nação. Surgiram escolas especializadas. Fundação do Instituto de Proteção e Assistência à Infância no Brasil.
XX - Criação da primeira creche para atender a população. Movimento Escola Nova que objetivava consruir uma escola que respeitasse as peculiaridades da criança, características e pensamentos. ONU promulga as crianças como sujeito de direitos. Início da Psicologia do Desenvolvimento (ênfase no desenvolvimento da criança).
XXI (atualidade) - A criança é vista como sujeito social e histórico, sujeito de direitos, ativo na construção da sociedade.
Information
- Description
- Flowchart on Untitled, created by Isadora Pureza on 21/11/2020.
- Created by
- Isadora Pureza
- Views
- 0
- Rating