GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

MELANIE KLEIN

Jessica MILCA Portuguese 16 cards

Cards in this deck (16)

  1. 1KLEINDestaque: Agressividade.
    ***
    Desenvolveu uma técnica de analise que viabiliza acesso ao inconsciente da criança por meio da atividade lúdica
    ***
    Diverge do Freud em relação a importância crucial que este dá a sexualidade na medida em que ela põe a agressividade.
    estudou este sentimento de agressividade como INATO presentes na relação do neonato com sua mãe; aprofundou nos fenómenos PSICÓTICOS.
  2. 2PRINCIPAIS CONCEITOS DA KLEINPosição esquizo-
    paranóide e
    posição depressiva.
    """
    São como as fases do desenvolvimento psicossexuais, contudo são mais maleáveis devido ao fato de se instalarem por NECESSIDADE e não por MATURAÇÃO BIOLÓGICA
  3. 3POSIÇÃO ** ESQUIZO - PARANÓIDE **O bebê nasce nessa posição, tendo como característica: Fragmentação do EGO, DIVISÃO DO OBJETO EXTERNO(mãe/ seio)
    seio bom: gratifica
    seio mau: frustra
  4. 4POSIÇÃO DEPRESSIVAcaracterística: integração do Ego e do objeto externo(mãe/ seio), sentimento afetivo e defesas relativas a possíveis perda de objeto em decorrência dos ataques realizados na posição anterior.
  5. 5FANTASIA KLEINIANA FANTASIA: A FORMA COMO SUAS SENSAÇÕES E PERCEPÇÃO REAIS, INTERNA E EXTERNA SÃO INTERPRETADAS E REPRESENTADAS PRA ELE PRÓPRIO EM SUA MENTE.As fantasias são inatas no sujeito, pois fantasias São as representantes dos instintos ( libidinais e agressivos)
    *
    FANTASIAS apresentam conteúdos somáticos e psíquicos que originam os processos PRÉ conscientes e conscientes que acabam por determinar a personalidade
    *
    FANTASIAS: funcionamento mental primário, é também o representante psíquico do instinto( realidade da sua fonte intensa) se desenvolve no decorrer das experiências corporais influenciando e sendo influenciada pelo ego de maturação.
  6. 6FANTASIA: SUA DIMENSÃO IMAGINÁRIA.estímulo (agressivo ou prazeroso) potencializador de FANTASIA
    ====
    O primeiro alvo de fantasia é o corpo da mãe (exploração do corpo da mãe)
    *
    a fantasia cederá mais tarde através das RELAÇÕES OBJETAIS a emoções mais complexas e processos cognitivos
  7. 7FUNÇÃO DA FANTASIArealização de desejos; negação de fatos dolorosos; segurança em relação aos fatos aterrorizadores do mundo externo; controle onipotente
  8. 8FANTASIA REALIZAÇÃO DE UM DESEJO / PRINCÍPIO DE REALIDADEfantasia --realização de um desejo, PARA FREUD a realização de um desejo é liberar libido /pulsão/instinto instinto princípio do prazer
    quando a criança faz a ponte entre FANTASIA - DESEJO-REALIDADE É ESTABELECIDO O PRINCÍPIO DE REALIDADE.
  9. 9RELAÇÕES OBJETAISNo período inicial da vida funciona através das fantasias inconscientes, que provoca ansiedade e angústias diversas.
    fantasia o seio ruim " aquele que não gratifica sempre que deseja " - essa frustração ocasiona explosões agressivas por parte das crianças pois precisa se vingar( usa dentes, unhas excrementos ..) o controle do esfíncter é usado a criança sente como se estivesse expelindo um objeto perigoso de seu mundo e projetando no objeto externo. é necessário a divisão de seio bom/ mau para que os ataques sejam destinados apenas ao mau ( sentido como dilacerado, fragmentado)
  10. 10INTROJEÇÃO PROJEÇÃOTAMBÉM é a vida fantástica que auxilia o sujeito na formação de impressão de seu mundo externo e interno.
    *
    *
    A formação da personalidade se dá pelas fantasias introjetivas e projetivas que determina a relação do sujeito com seu mundo externo
    ORIGEM: INSTINTOS ORAIS ( ENGOLIR E COSPIR)
  11. 11INTROJEÇÃOINTROJEÇÃO do seio ( bom/ gratificante mau/ frustrante) quando visto como mau é depositário de todos os sentimentos destrutivos. Aos próximos objetos que também são sugados pela criança são atribuídos os mesmos sentimentos pois esses objetos substitui o seio.
  12. 12PROJEÇÃOTem origem nas identificações projetivas.
    *
    *
    ela ainda nao se separou da mãe ( é uma extensão dela)
    Na projeção tem mecanismos interior e mecanismos que eram exteriores . ex projetivo: ataque de excrementos na mãe
  13. 13A FANTASIA AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO- a fantasia primitiva é em relação ao corpo da mãe.
    - a fantasia é inata e no começo é de caráter oral, nesse primeiro momento as fantasias são sádica ( ESQUIZO PARANÓIDE) seus solicitadores são voracidade, inveja e ódio.
    - armas orais ( dentes-mandíbula)
    Quando o narcisismo enfraquece e quem predominou foi a MÃE BOA origina-se o sentimento de CULPA que vem na mesma proporção do sadismo e onipotência anterior.
    SURGE TAMBÉM O MEDO DE RETALIAÇÃO
  14. 14FASE ANAL DE KLEINAinda é sádico porque ainda está na fase ESQUIZO PARANÓIDE
    *
    a criança desenvolve tendência restitutiva em forma de SUBLIMAÇÃO ( MORDIDAS) O TEMOR AGORA É QUE SEJA ABANDONADA
  15. 15POSIÇÃO DEPRESSIVAa criança adquire a capacidade de INTROJEÇÃO da figura integra dos pais
    Aqui surge o medo de perseguição interna e externa por causa dos ataques agressivos anteriores e é esse MEDO que forma a parte cruel do SUPEREGO, provocando ansiedade.
    "
    a Criança tenta vencer o medo através das fantasias maníaca onipotente ( objetiva o controle do o bjeto)
    Gradual adaptação a realidade , com a distinção de seu desejo e o ato a ser realizado( muda devido a diminuição da severidade do SUPEREGO e o aumento do sentimento de culpa ( proporcional ao sadismo)
  16. 16PERÍODO DE LATÊNCIAReprime suas fantasias de maneira mais severa, as fantasias masturbatórias são manifestas de maneira dessexualizada para atingir a exigência do Ego.
    Na puberdade o EGO tem outros objetivos além de se relacionar de forma diferente com a realidade e existe aqui uma predominância dos movimentos PULSIONAIS e do Inconsciente ( contribui para a vida de fantasia)

Information

Description
Abordar questões teóricas sobre o desenvolvimento
Created by
Jessica MILCA
Views
15
Tags
teoria
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?