GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Espectroscopia

Lilia Monteiro Física 3º ano Portuguese

Map content

Espectroscopia

  1. Os átomos, íons e moléculas de qualquer corpo cuja temperatura esteja acima do zero absoluto vibram em diversas intensidades. A oscilação regular dessas partículas gera ondas eletromagnéticas.

    • Conforme as temperaturas aumentam, a emissão na região visível torna-se mais significativa.
      • *Baixas temperaturas : Radiação Infravermelha. *Altas temperaturas : Radiação Eletromagnética.
  2. *Corpo Negro : Não existe na natureza. É um caso ideal onde toda energia incidente é completamente absorvida e toda energia interna é perfeitamente emitida.

  3. *Espectros de emissão : Contínuos e discretos. -Experimento de Isaac Newton.

    • *Espectros de absorção : Quando comprimentos de ondas são absorvidos, quando a radiação luminosa atravessa as camadas mais finas da atmosfera.
      • 1°Lei : Corpos densos e quentes produzem um espectro contínuo.
      • 2°Lei : gases pouco densos e quentes produzem espectros de linhas de emissão cujos número e comprimento de onda dependem dos elementos presentes no gás.
      • 3°Lei : Quando uma luz de uma fonte emite espectro contínuo atravessa um gás a uma temperatura mais baixa, há absorção de algumas linhas cujos número e comprimento de onda dependem da composição química desse gás .
  4. "Estudo da Luz".

  5. °Série de Balmer : De acordo com a série de Balmer, a intensidade das estrelas eram agrupadas com letras de acordo com a intensidade de Balmer na região vísivel do espectro do hidrogênio, sendo a classe A o grupo das estrelas de maior intensidade e Q o grupo das de menor intensidade.

    • -Estrelas muito quente e azuladas apresentam absorção visível das linhas correspondentes à série de Balmer.
    • -Em estrelas mais frias e avermelhadas as linhas de absorção visível são quase inexistentes.
  6. -Espectro das galáxias : °Efeito Doppler-Fizeau (frequência das ondas); °Emissor e fonte próximos =frequência maior=som mais agudo; °Emissor e fonte longe=frequência menor=som mais grave.

    • *Blueshift : Desvio das linhas espectrais para o azul.
    • *Redshift : Desvio das linhas espectrais para o vermelho.

Information

Description
3º ano Física Mind Map on Espectroscopia, created by Lilia Monteiro on 16/10/2018.
Created by
Lilia Monteiro
Views
0
History
  • Created by Maria Roseli · Oct 10, 2018
  • Copied by Lilia Monteiro · Oct 16, 2018
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?