Psicopedagogia

Description

a história da psicopedagogia
Jareth Ribeiro
Mind Map by Jareth Ribeiro, updated more than 1 year ago
Jareth Ribeiro
Created by Jareth Ribeiro over 2 years ago
24
0

Resource summary

Psicopedagogia
  1. A História da Psicopedagogia
    1. Séc. XVII - Europa
      1. "Moralistas" e educadores se preocupam em compreender a criança para transformá-la em um homem racional e cristão.
      2. Surgimento
        1. Séc. XIX.
          1. Europa
            1. Início do interesse por compreender e atender portadores de deficiência sensoriais, debilidade mental e outros problemas que comprometem a aprendizagem.
              1. França
                1. Surge a necessidade de atender e orientar crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem e no comportamento social.
                  1. 1945-1946
                    1. J.Boutonier e George Mauco fundam os primeiros Centros Psicopedagógicos para crianças com problemas escolares e/ou de comportamento. Primeiras tentativas de articulação entre medicina, Psicologia, Psicanálise e Pedagogia, na solução dos problemas de comportamento e de aprendizagem.
                  2. 1950 - Estrasburgo
                    1. Criado o segundo centro psicopedagógico, dirigido por J. Boutonier e M. Debesse. Nesse período, Debesse dá um sentido mais limitado e preciso ao termo "pedagogia curativa" do que aquele praticado nos países de língua alemã. Para ela a pedagogia curativa praticada nos centros psicopedagógicos "É o tratamento de crianças e adolescentes inadaptados que, embora inteligentes, têm maus resultados escolares. Uma pedagogia curativa, isto é, exercícios de tipo escolar, permite à criança melhorar seus resultados e continuar seus estudos"(Fonte: Debesse, 1959,p. 137 apud Mery, 1985, p.13). A Pedagogia Curativa situa-se no interior que hoje chamamos de Psicopedagogia.
                  3. Final do séc. XIX.
                    1. 1° Os educadores Itard (estuda a percepção e o retardo mental), Pereire (preocupou-se com a educação dos sentido, visão e tato), Pestalozzi (funda na Suíça um centro de educação por meio do trabalho, utiliza-se do método intuitivo e natural que estimula a percepção) e Seguin começaram a se dedicar às crianças que apresentam problemas de aprendizagem em razão de vários distúrbios
                      1. 2° Rousseau defende a ideia de que crianças não são adultos em miniatura e que estas devem receber tratamento diferenciado, específico e com características próprias. Para ele, o objetivo da educação era o de ensinar a criança a aprender e a viver em liberdade (valorização do indivíduo).
                        1. 1898 - Suíça
                          1. Edouard Claparède (professor de Psicologia) e François Neville (neurologista) introduzem na escola pública as “classes especiais”, destina das à educação de crianças com retardo mental. Esta foi a primeira iniciativa registrada de médicos e educadores no campo da reeducação.
                        2. Início do século XX - Europa Central
                          1. “Os trabalhos de Théodore Heller (que já foi chamado "o pai da pedagogia curativa") marcam uma guinada decisiva: eles suscitam o interesse pelos problemas pedagógicos na inadaptação caracterial’” (Rosenblum, 1961, p.166 apud Mery, 1985, p.11-12). criança inadaptada, ou mal adaptada, em consequência não de uma debilidade intelectual, mas sim de um transtorno de caráter, relativo a tendências afetivas."
                            1. Começo da ampliação dos estudos da Pedagogia visando a patologia e a terapêutica. Com a influência da Psicanálise "o juízo de valor é substituído por uma atitude de compreensão". Em 1922, Heller, em um pronunciamento fala: “uma pedagogia de cunho terapêutico visando a readaptação dos caracteriais”.
                      2. Brasil
                        1. 1954 - Rio Grande do Sul
                          1. Primeiro registro de um curso de orientação psicopedagógica pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacional (CPOE) da Secretaria de Educação e Cultura. Coordenação: Aracy Tabajara e Dorothy Fossati. Cria-se o departamento de Educação Especial, para o atendimento de crianças excepcionais.
                          2. 1996 (março) - Rio de Janeiro
                            1. INAUGURAÇÃO DO TEKOA – Centro de Estudos da Aprendizagem. Escola de psicopedagogia composta pelos núcleos: de atendimento, psicopedagógico, de formação, de pesquisa, de material especializado e núcleo cultural. Fundadora e diretora: Maria Luiza Oliveira Castro de Leão. O Tekoa iniciou suas atividades sob esse nome, em março de 1996 e foi inaugurado oficialmente em 23de agosto do mesmo ano.
                          3. 1956 - Argentina. Buenos Aires
                            1. A Universidade Del Salvador foi a primeira a criar uma faculdade de Psicopedagogia. Enfatiza em sua formação a área filosófica e psicológica, tendo como requisito para ingresso possuir título docente pois não era 4 incluída a área pedagógico - didática. Foco: os problemas da aprendizagem na escola.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Aplicações do Mapa Mental
                        Alessandra S.
                        Como criar um Mapa Mental
                        GoConqr suporte .
                        Mapa Mental de GoConqr
                        GoConqr suporte .
                        Como criar um Mapa Mental
                        Alex Farias
                        A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
                        Malton Fuckner
                        Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos
                        Graziane Farias
                        Tecnologia na Educação
                        Alessandra S.
                        16 Dicas para o Professor Criativo
                        Alessandra S.
                        Sala de Aula Invertida
                        GoConqr suporte .
                        Ensinando com as ferramentas GoConqr
                        GoConqr suporte .
                        7 Tendências Educacionais
                        GoConqr suporte .