GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Notes

Ecologia

Vanessa Souza Araujo Biologia 3º ano Portuguese 5 pages

Content of the notes (5)

Page 1

Aula 4

Ecologia: o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os demais componentes do ambiente em que vivem.

Biodiversidade: representa a diversidade biológica de determinada região ou de um grupo de seres vivos.

Diversidade genética: representa a variação genética entre os organismos que formam uma população e entre populações distintas.

Diversidade de espécies: a variedade de espécies presentes em determinada região ou em todo a biosfera.

Diversidade de ecossistemas: uma região em que podemos encontrar diversos ecossistemas.

Hotspot: Ecossistemas prioritários para conversão da biodiversidade mundial.

Hábitat: é o local em que determinada espécie ocupa no ambiente.

Nicho biológico: corresponde ao modo de vida ou "papel ecológico" que determinada espécie desempenha no ecossistema.

Níveis de organização dos seres vivos

Organismo: ser vivo formado por uma ou mais células.

População: conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma área.

Comunidade: Conjunto de população que se relacionam em determinados ambientes.

Biosfera: inclui todos os ecossistemas.

Ecossistema marinho

Plâncton: não conseguem nadar ativamente e vivem na superfície do ambiente aquático.

Fitoplâncton: fazem fotossíntese e são a base da cadeia alimentar.

Zooplâncton: mini crustáceos que se alimentam dos filo.

Nécton: seres que conseguem nadar.

Bento: organismos que vivem no fundo do mar, podendo serem fixos ou não.

Page 2

Aula 5

Fluxo de energia nos ecossistemas

Apenas um pequena parcela de luz solar que atinge a superfície terrestre é utilizada para a fotossíntese, realizada pelos organismos produtores, a transformando em energia química. Essa energia é transmitida e um ser vivo para o outro por meio da nutrição, mas a quantidade de energia transferida diminui ao longo da cadeia, sendo um fluxo unidirecional.

Nível trófico

Com base fontes de nutrição é possível dividir os seres vivos em três tipo:

Produtores: São a base das cadeias alimentares, representam os organismos autótrofos, sendo capazes de produzir o seu próprio alimento, eles podem realizar dois processos (quimiossíntese e fotossíntese).

Consumidores: representam os organismos heterótrofos, onde se alimentam de outros organismos, eles também podem ser divididos em dois tipos.

consumidores primários: se alimentam dos produtores (1°ordem).

consumidores secundários: se alimentam dos consumidores primários (2°ordem).

Decompositores: organismos que se alimentam de matéria orgânica morta.

Cadeia alimentar: uma sequência linear de seres vivos, onde um organismo serve de alimenta para o organismo seguinte, onde a energia captada e transformada pelos produtores flui de um organismo para o outro.

Teia alimentar: O conjunto de cadeias alimentares interconectadas em um ecossistema. Elas são produtos de uma história evolutiva e única entre as comunidades que mantêm uma situação de equilíbrio ecológico, mas com o aumento de algumas populações e diminuição de outras essa situação pode ser chamada de desequilíbrio ecológico.

Produtividade nos ecossistemas

produtividade: quantidade de matéria orgânica ou de energia produzida por um organismo em determinada área e intervalo de tempo, ela representa a eficiência em que um organismo de um nível trófico aproveita a energia recebida do nível anterior para transformá-la em biomassa.

Apenas uma pequena parcela de biomassa fica armazenada, pois o resto é utilizada pelo organismo.

PPL=PPB-R

Pirâmide de número: ela representa a quantidade de organismos de cada nível trófico que habita em determinada área, como uma pequena quantidade de energia é transferida para o próximo nível, ocorre uma diminuição no número de indivíduos em cada nível.

Pirâmide de biomassa: indica a quantidade de matéria orgânica, presente em cada nível trófico de uma cadeia alimentar.

terrestre: segue o modelo convencional.

aquática: ela se apresenta invertida na base.

Pirâmide de energia: quantidade de energia presente em cada nível trófico, ela nunca pode ser invertida, pois a energia pode ser transformada de um tipo para o outro, mas nunca criada ou destruída.

Page 3

Aula 6

Ciclo da matéria nos ecossistemas

Page 4

Aula 7

Dinâmica populacional: é o estudo da variação na quantidade de indivíduos determinada população ao longo do tempo.

Crescimento das populações

Densidade populacional: a relação entre o número de organismos de uma mesma espécie e o espaço ocupado por eles.

D=N/A

O tamanho da população é regulado principalmente por dois fatores:

Natalidade: número de organismos que nascem em um determinado período de tempo.

Mortalidade: número de mortes dos organismos no mesmo intervalo de tempo.

Outros fatores:

imigração: entrada de novos organismos em um determinado intervalo de tempo.

emigração: saída de organismos da população no mesmo intervalo de tempo.

Curvas de crescimento populacional

potência biótico: capacidade de crescimento em condições ideias.

crescimento exponencial: o aumento populacional que ocorre nas condições consideradas ideias, tendo um gráfico com uma curva em J.

crescimento logístico: quando uma população é inserida em um novo ambiente, ela tem um crescimento lento, ao longo do tempo depois de se adaptarem, ocorre um crescimento acelerado e depois é estagnado. Tendo uma curva em S.

carga biótico máxima: capacidade de suporte ou limite, número máximo de uma população que o ambiente consegue suportar.

resistência do meio: o conjunto desses fatores ou limites ambientais que influênciam no crescimento de uma população. (clima, território, alimento, predatismo).

curva de crescimento: o resultado da interação entre o potencial biótico e a resistência ambiental.

Page 5

Aula 8

Relações ecológicas

População biológica: Conjunto de organismos da mesma espécie que vivem na mesma área geográfica, ao mesmo tempo.

intraespecífica: relações que ocorrem entre organismos de mesma espécie.

harmônica: aquela que ao menos um organismo é beneficiado, sem prejuízo a nenhum deles.

colônia: organismos unidos fisicamente.

isomorfas: organismos que apresentam mesma forma corporal e funções semelhantes. (algas)

heteromorfas: organismos que apresentam diferenças morfológicas e fisiológicas, além de diferentes funções. (pneumatóforo)

sociedade: organização de tarefas. (abelhas)

desarmônica: ocorre prejuízo a pelos menos um dos organismos.

canibalismo: um organismo se alimenta de outro indivíduo.

sexual: a fêmea se alimenta do macho durante ou depois da cópula. (louva-a-deus)

filial: o progenitores se alimentam de seus filhotes. (porcos, roedores)

competição: organismos que disputam por recursos disponíveis no ambiente.

interespecífica: relações que ocorrem entre organismos de diferentes espécies.

harmônica:

mutualismo: troca de favores

obrigatório: as espécies não podem sobreviver separadas, interdependência.

facultativo: ambas as espécies são beneficiadas sem que ocorra dependência.

comensalismo: um organismo se aproveita dos recursos deixados pelo outro.

inquilinismo: o principal tipo de recurso buscado pela espécie beneficiada, é o abrigo e moradia.

desarmônica:

predatismo.

parasitismo.

amensalismo: uma espécie dificulta o desenvolvimento de outra espécie.

competição: organismos que disputam por recursos disponíveis no ambiente.

Exclusão competitiva proposta por Gause: De acordo com esse princípio, duas espécies diferentes, que convivem em um mesmo hábitat e que apresentam o mesmo nicho ecológico, não podem coexistir por muito tempo juntas, pois a competição pelos mesmos recursos promoverá a exclusão competitiva de uma delas.

Information

Description
3º ano Biologia (Frente 2) Note on Ecologia, created by Vanessa Souza Araujo on 26/04/2025.
Created by
Vanessa Souza Araujo · Apr 2025
Updated
May 11, 2025
Views
25
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?