Notes
Fontes
Content of the notes (1)
Page 1
- Tudo o que o jornal publica é obtido nas fontes de informação, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: as fixas e as fora de rotina.
Fixas são aquelas as quais se recorre para o noticiário de todos os dias, embora nem sempre forneçam assuntos de muito interesse. Exemplos: polícia, bombeiros, prefeitura, etc.
Fontes fora de rotina são as fontes procuradas excepcionalmente, quando o esclarecimento de um um fato o exige.
- Fonte é qualquer pessoa que presta informações ao repórter
- As fontes de informação podem ser diretas, indiretas e adicionais.
Classificam-se de diretas as pessoas envolvidas em um fato ou ocorrência e também os comunicados e notas oficiais a respeito.
Fontes indiretas são pessoas que, por dever profissional, sabem de um fato circunstancialmente.
Fontes adicionais são aquelas que fornecem informações suplementares ou ampliam a dimensão da história.
- Do ponto de vista formal, as fontes podem ser assim resumidas: o repórter, o correspondente, as agências noticiosas, as sucursais do interior e do exterior, as agências de variedade, os informantes, as entidades públicas e privadas, sindicatos e associações, os setores de relações públicas governamentais e privas, os amigos do pessoal e do jornal e o pessoal voluntário.
- Quanto a maneira como aparecem na notícia, as fontes são qualificadas como ostensivas e indeterminadas.
Ostensivas quando o leitor sabe quem forneceu os elementos para a matéria.
Indeterminadas quando não há menção sobre quem deu as informações
Information
- Description
- Concurso de nível superior Técnicas de Codificação em Jornalismo (A reportagem, pauta e fontes do noticiário) Note on Fontes , created by GabiOlivei on 11/05/2015.
- Created by
- GabiOlivei · May 2015
- Updated
- Feb 19, 2016
- Views
- 1
- Tags
- Rating