Dom Pedro II

Description

Gnosiologia
Maicon Maciel
Slide Set by Maicon Maciel, updated more than 1 year ago
Maicon Maciel
Created by Maicon Maciel over 6 years ago
23
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Equipe: Maicon Bittencourt Maciel Sales; Ingrid Santana Batista; Bárbara Brito Amorin;                                                            Turma: 1 º Semestre Noturno              
    Filosofia Geral e Jurídica

Slide 3

    O que é o Conhecimento?  É a apresentação verídica ou adequada de algo ao pensamento;  É representar o que é exterior a mente;  É enxergar a realidade como ela é.É a tomada de consciência do ser do objeto por parte do sujeito. (Quem conhece é o sujeito mediante a ação mental).
    Teoria do Conhecimento( Gnosiologia)

Slide 4

      O que é Teoria do conhecimento? É o estudo do conhecimento para investigar (os problemas do conhecimento).  A possibilidade do sujeito de captar o objeto exatamente como ele é;  2. A origem do conteúdo do conhecimento;  3. Quem determina do que o sujeito toma consciência, o sujeito ou o objeto;  4. Os tipos de conhecimento;  5. A verdade;  6. A certeza. Ou seja, é a investigação do conhecimento verdadeiro. É a teoria filosófica que se ocupa do conhecimento geral.   A função da Teoria do Conhecimento  Visa refletir criticamente sobre o processo cognitivo para tomar consciência da sua natureza, do funcionamento, dos limites, das leis e das condições que o tornam válido ou inválido.

Slide 5

    Correntes Filosóficas
        CETICISMO – doutrina cética que duvida ou nega a possibilidade de conhecermos a verdade.   RACIONALISMO – designa a doutrina que atribui exclusiva confiança à razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade.  
    EMPIRISMO – defende a tese de que todas as nossas ideias são provenientes da experiência, de nossas percepções sensoriais. APRIORISMO KANTIANO - é uma posição gnosiológica que media o empirismo e o racionalismo. O empirismo ensina que a fonte de todo conhecimento é a experiência, e o racionalismo, a razão. O apriorismo dirá que ambos os fatores, experiência e razão, intervém no ato do conhecimento.

Slide 6

     Tipos de Conhecimento: Conhecimento empírico: Popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos.  

Slide 7

     Conhecimento filosófico: É o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo.

Slide 8

Slide 9

     Conhecimento científico: vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram. É uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados. É tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de ideias.   - O conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo a penetrar nela, essa posse confere-nos a grande vantagem de nos tornar mais aptos para a ação consciente.    

Slide 10

     O que é verdade? É a concepção da realidade, dos acontecimentos passados e das ações futuras. A nossa idéia contemporânea de verdade foi construída ao longo de séculos, desde a antiguidade, misturando a concepção grega (não escondido), latina (demonstra exatidão) e hebraica (confiança). - Todo o conhecimento coloca o problema da verdade, quando nos perguntamos se o que está sendo enunciado corresponde ou não à realidade. O falso ou o verdadeiro não estão na coisa mesma, mas no juízo, e, portanto no valor de verdade da afirmação. Há verdade ou não dependendo de como a coisa aparece para o sujeito que conhece. Por isso dizemos que algo é verdadeiro quando é o que parece ser. A verdade ou a falsidade existe apenas no juízo, no qual se estabelece o vínculo entre sujeito e objeto, típico do processo do conhecimento.

Slide 11

    " A posteriori" \ "A priori"
    Caption: :
    Segundo Kant, são a priori os elementos do conhecimento (intuições, conceitos, juízos) independentes da experiência. Assim, por exemplo, a proposição "todos os corpos são extensos" é uma afirmação necessária e universalmente verdadeira (os juízos a priori são universais e necessários), existam corpos ou não; é uma verdade que não depende da experiência. O conhecimento é a posteriori quando só é possível através da experiência.

Slide 12

      CRITICISMO - é o estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento, ou seja, uma disposição metódica do espírito no sentido de situar, preliminarmente o problema do conhecimento em função da relação sujeito-objeto, indagando as suas condições e pressupostos.

Slide 13

    Gnosiologia segundo Reale
    A Gnoseologia é, como dissemos, a parte da Ontognoseologia que trata da validade do conhecimento em função do sujeito cognoscente. Alguns autores, cuidando dessa matéria, dizem que a teoria do conhecimento aparece propriamente com Kant. Tal afirmação não pode ser aceita sem algum reparo. Não é exato dizer- se, a nosso ver, que a Gnoseologia tenha se constituído como parte autônoma da Filosofia graças ao criticismo kantiano. Kant marca um ponto culminante de um processo de pensamento, que já encontra suas raízes no próprio período clássico e no medieval.

Slide 14

    Em suma, observamos que a Teoria do conhecimento tem um papel revolucionário para a análise e compreensão do "conhecer" . Estudando o processo e seus afins, de forma que entendamos mais facilmente a natureza do conhecimento humano, e tenhamos uma visão mais sofisticada das formas de aprendizado que estão presentes corriqueiramente em nosso cotidiano.  
    Considerações Finais

Slide 15

    CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. PLATÃO. A República. VASCONCELOS, Ana. Manual compacto de Filosofia. REALE, Miguel. Introdução a filosofia.  
    Referências
Show full summary Hide full summary

Similar

SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Período Regencial
Catarina Dziedzick
Expansão Cafeeira e Imigração Europeia
Anna Oliveira
II Reinado
Lucas Diniz0685
Política Interna do Segundo Reinado
Anna Oliveira
Período Regencial
Gerson Teixeira
Untitled
Denise Ellen
Spanish connectives and a few key phrases
emdrakeley
National 5 English - Close reading question types
VEJackson
Cell Biology IB SL Biology
Elisabeth Morell
Physical Description
Mónica Rodríguez