GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

A Psicologia do Trabalho

Luciene Gomes Melo Portuguese 12 cards

A Psicologia do Trabalho

Cards in this deck (12)

  1. 1A Psicologia do TrabalhoA Psicologia do Trabalho pode ser definida pela busca de descrever e explicar fenômenos e processos psicossociológicos na atividade de trabalho, a partir de condições estabelecidas pelo meio laboral.A Psicologia do Trabalho
  2. 2Aplicação Inicial da PsicologiaA aplicação dos principais temas da Psicologia remonta ao período da 1ª Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. A Psicologia passou a ser reconhecida pelo seu valor prático a partir dos testes realizados para a seleção de capitães para o Exército norte-americano.
  3. 3Os PioneirosO pioneirismo da Psicologia aplicada ao trabalho foi de Walter Dill Scott, Hugo Münsterberg e Elton Mayo, que buscavam aprimorar os testes para aplicá-los na indústria e no governo visando à eficiência do processo produtivo.
  4. 4Os Estudos de MayoOs estudos de Elton Mayo apontaram que a eficiência do trabalho não dependia apenas de colocação das pessoas certas em postos específicos de trabalho. Ele considerava também as influências do ambiente físico, das relações humanas, da motivação e da moral.
  5. 5A Solidificação da Psicologia do TrabalhoA Psicologia do Trabalho se solidificou oferecendo contribuições importantes sobre o comportamento humano no trabalho, utilizando modelos que buscavam explicar as determinações internas do ser humano e os condicionantes externos que implicavam diretamente no exercício do trabalho pelos indivíduos.
  6. 6Os temas da Psicologia do TrabalhoOs temas abordados pela Psicologia do Trabalho são: as condições do ambiente físico; a formação de grupos; o papel do líder, dentre outros. Esses aspectos podem ser considerados como as condições psicológicas, sociais e físicas que influenciam diretamente o desempenho profissional.
  7. 7O Comportamento Humano nas OrganizaçõesNuma organização, o comportamento humano pode ser classificado em três tipos: individual, grupal e organizacional.O Comportamento Humano nas Organizações
  8. 8Comportamento IndividualRefere-se às reações próprias do indivíduo e suas condutas dentro da organização
  9. 9Comportamento GrupalReações do conjunto de indivíduos que compõem um grupo, expressas por meio de interações, sentimentos, comunicação, objetivos, dentre outros.Comportamento Grupal
  10. 10Comportamento OrganizacionalManifestações que envolvem processos decisórios e de controle assumidos pela administração da organização.
  11. 11Determinantes internosA Psicologia do trabalho aponta para uma visão de homem que é movido por determinantes internos, ou seja, suas solicitações, como a necessidade de comida e abrigo, de melhorar o salário, de sentir-se útil, de buscar novos postos de trabalho. São as motivações do indivíduo.
  12. 12Determinantes ExternosOs determinantes externos apontados pela Psicologia do Trabalho são as cargas de trabalho - Um conjunto de exigências externas, ambientais ou organizacionais, impostas ao trabalhador, que exigem uma estratégia de regulação do próprio comportamento para garantir os objetivos esperados pela organização.

Information

Description
Flashcards on A Psicologia do Trabalho, created by Luciene Gomes Melo on 14/09/2019.
Views
227
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?