esqueleto apendicular/ membro superior

Description

conjunto de cartões sobre EA esqueleto apendicular e membros superior
karla  goes
Flashcards by karla goes, updated more than 1 year ago
karla  goes
Created by karla goes over 6 years ago
76
1

Resource summary

Question Answer
COMO PODE SER CONCEITUADO O ANTEBRAÇO parte do membro superior do homem que vai do cotovelo ao punho.
o que é braço ? a porção proximal do membro superior formada pelo úmero que articula o ombro com a escápula e no cotovelo e na ulna e o rádio que forma o antebraço.
descreva o ulna é um osso que forma o antebraço, sendo o maior deles.
faça uma descrição da mão. a mão é a parte final de cada corpo extremidade superior ( braço) . A mão divide-se geralmente em três regiões carpo, metacarpo (os ossos da alma da mão) e os dedos.
explique sobre a escapula Anatomia do ombro. A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).
explique sobre o rádio. É o osso lateral do antebraço. É o mais curto dos dois ossos do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna. Apresenta duas epífises e uma diáfise.
explique sobre a ulna. É o osso medial do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e o rádio e distalmente apenas com o rádio. É um osso longo que apresenta duas epífises e uma diáfise.
descreva a clavícula A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades, duas faces e duas bordas.
o que é fibroblasto? célula que constitui a base do tecido conjuntivo e que, por diferenciação celular, origina vários elementos, como fibras, colágenos, tendões, aponeuroses etc.
explique o que é fibrócitos. O fibrócito é um fibroblasto que tem menor atividade sintetizante de proteínas, mas que não parou de produzí-las totalmente. Eventualmente, se houver um estímulo adequado, como, por exemplo, nos processos de cicatrização, em que a síntese de colágeno é intensa, o fibrócito volta a transformar-se em fibroblasto.
defina um macrófago. O macrófago é uma célula derivada de um tipo de leucócito, o monócito, que é formado na medula hematopoiética. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo. No tecido conjuntivo se transformam em macrófagos.
qual a função dos plamócitos? Os plasmócitos são células esféricas ou ovóides, cujo citoplasma é habitualmente basófilo em virtude da grande quantidade de ergastoplasma. São células que sintetizam e secretam ativamente grandes quantidades de proteínas - as imunoglobulinas de várias classes, também chamadas genericamente de anticorpos.
descreva linfócitos. Linfócitos são um dos diversos tipos de células de defesa do organismo e pertencem a um grupo de células chamadas de leucócitos ou glóbulos brancos. Essas células são produzidas na medula óssea e defendem o organismo contra doenças, infecções ou alergias.
funções do tecido adiposo. A função primordial do tecido adiposo é o armazenamento de gordura e servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos), posicionando-se entre a pele e os órgãos internos.
função do tecido Conjutivo propriamente Dito . Os tecidos conjuntivos propriamente ditos tem a função de dar sustentação ao nosso corpo, servir como meio para trocas, proteção e armazenamento de gorduras. Isso se deve a um conjunto de moléculas que unem as células aos órgãos dando suporte ao corpo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Population Vocbulary
ambika.dhir
Physics 2a + 2b
James Squibb
STATES OF MATTER
iamawesomelyepic
Business - Finance
LouisTaylor_
Of Mice and Men
becky_e
GCSE Music revision 1
georgie.proctor
Exam 1- Renaissance
Rachel Masingill
Animal vs. Plant Cells
JimJam5
Biology 1 ocr 21st century
Aisha_
GCSE Computing: Hardware
Yasmin F
GoConqr Getting Started Guide
Norman McBrien