Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil: novos caminhos

Description

palavras-chaves: Educação; Crianças; educadores; novo.
Giseli Barros
Flashcards by Giseli Barros, updated more than 1 year ago
Giseli Barros
Created by Giseli Barros almost 10 years ago
79
1

Resource summary

Question Answer
O que se afirma na Constituição de 1988, sobre o atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças? O reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Como se caracteriza a Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escola? Como espaços não domésticos que caracterizam-se em organizações educacionais públicos ou privadas que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente.
Quais os pré requisitos na seleção de crianças para vagas nas instituições do Estado na oferta de Educação Infantil? É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Um curriculo de Educação Infantil que respeita o desenvolvimento amplos dos seus educandos, pode ser reconhecido quando? Em seu Conjunto de práticas o educador busca articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o seu desenvolvimento amplo.
Como deve ser elaborada a Proposta Pedagógica? ela deve ser elaborada num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas? ( ) Anos Iniciais ( X ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental
Qual idade que é obrigatória a matrícula na Educação Infantil? De crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
As instituições podem classificar as crianças no processo de avaliação? As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.
Avaliação e transições na educação infantil, na proposta pedagógica deve ocorrer de que forma? Para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Show full summary Hide full summary

Similar

Diretrizes curriculares de educação infantil
alinecatiele
Didática Geral e Legislação da Educação (PI/2012)
renpv
Cont. Met. Prat. Ensino Creches E Ed. Infantil
vanessasenez
LEI 8080
Camila Costa
Improbidade Administrativa - Lei 8429/92 - Art. 10
Suzy Nobre
Quiz - SINERGIA CONCURSOS (Legislação do SUS)
Orlando Lima
Direitos Humanos
lb.roberto
Sinergia Concursos - Mapa da Portaria Nº 399/GM, Pacto pela Saúde 2006.
Orlando Lima
Legislação SUS (CF/88, Arts 196 ao 200) Blog Sinergia Concursos
Orlando Lima
Vogais - Flashcard
melprandato
RCNEI - Componetes Curriculares
yannacrysley