Governos populistas no Brasil

Description

Ensino Médio História Flashcards on Governos populistas no Brasil, created by Sérgio Mendes on 07/10/2017.
Sérgio  Mendes
Flashcards by Sérgio Mendes, updated more than 1 year ago
Sérgio  Mendes
Created by Sérgio Mendes over 6 years ago
285
2

Resource summary

Question Answer
Quais foram os principais partidos políticos brasileiros entre 1945 e 1964? PSD PTB UDN
Qual o pensamento político do PSD? De caráter centrista, o PSD apoiava inicialmente o pensamento político de Vargas Seu aliado mais constante foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), embora tenha realizado inúmeras alianças também com a União Democrática Nacional (UDN).
Qual o pensamento político do PTB? O PTB surge como um partido de esquerda, que tinha como base eleitoral os operários. Possuía uma grande ligação com os sindicatos. Pregava algumas reformas, como a urbana, a agrária e a educativa, e tinha ênfase no crescimento econômico, desenvolvimento industrial, nacionalização de recursos e na educação
Qual o pensamento político da UDN? Partido de direita, que pregava um liberalismo econômico e conservadorismo social. O principal opositor ao pensamento político de Getúlio Vargas
Quem foi o primeiro presidente eleito neste período? Eurico Gaspar Dutra
Quais as principais realizações de Eurico Gaspar Dutra? Ao assumir, Dutra irá se alinhar com o bloco econômico capitalista, promovendo a abertura do mercado brasileiro ao capital estrangeiro. Tem como principal meta de governo o Plano SALTE.
Como foi o segundo mandato de Getúlio? Marcado pelos conflitos com seus opositores, principalmente Carlos Lacerda. Getúlio vai fechar o mercado brasileiro aos investimentos estrangeiros (impondo um limite de capital que poderia ser enviado para o exterior).
O que foi a campanha "O petróleo é nosso?" Com a descoberta de grandes poços de petróleo no Brasil, diversas empresas estrangeiras quiseram investir na extração. Vargas vai impedir que empresas estrangeiras participem dessa extração e cria a companhia petrolífera nacional, a Petrobras.
O que significa a frase "50 anos em 5"? Criada como slogan da campanha presidencial de Juscelino Kubitschek, a frase faz alusão ao ideal de fazer o Brasil ter um desenvolvimento de 50 anos durante o seu mandato.
Quais foram as principais realizações do governo de Kubistchek? O Plano de Metas (investimentos em 5 setores essenciais: Setores da energia, Setores do transporte, Setores da alimentação, Setor da indústria de base, Setor da educação) Construção de Brasília.
Qual foi a plataforma de campanha de Jânio Quadros? "Varre, Varre vassourinha" "Sou cristão, anticomunista, a favor da família..."
O que fez quando chegou à presidência? Propôs uma Reforma agrária, retoma o contato com a URSS, se coloca contra a expulsão de Cuba da comunidade de países americanos e mantém a postura de Vargas a respeito do capital estrangeiro.
Com a renuncia de Jânio, inicia um processo complexo para a sucessão presidencial, o que houve? João Goulart, seu vice presidente, estava em viagem oficial à China, o que fez com que os setores que haviam pressionado a renuncia de Jânio tentassem impedir a posse de Goulart. Isso vai gerar uma grande repercussão e com o apoio de Leonel Brizola, Goulart vai assumir o poder.
Qual foi a condição que as elites vão impor para João Goulart assumir? Foi criado um parlamentarismo no Brasil. Após dois anos, João Goulart vai promover um plebiscito para saber se os brasileiros gostariam que o país se tornasse de fato um país parlamentarista, a população escolheu o presidencialismo.
Quais as principais realizações do governo de Goulart? Procurou diminuir a participação de empresas estrangeiras em setores estratégicos da economia, instituiu um limite para a remessa de lucros das empresas internacionais. Jango acreditava que só através das chamadas reformas de base é que a economia voltaria a crescer e diminuiria as desigualdades sociais. Estas medidas incluíam as reformas agrária, tributária, administrativa, bancária e educacional.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes