A Terra como um sistema capaz de gerar vida

Description

7 º ano Ciências Naturais Flashcards on A Terra como um sistema capaz de gerar vida, created by Diana Mendes on 09/10/2017.
Diana Mendes
Flashcards by Diana Mendes, updated more than 1 year ago
Diana Mendes
Created by Diana Mendes over 6 years ago
48
1

Resource summary

Question Answer
Sistema Um sistema é um conjunto de substâncias independentes de modo a formar um todo organizado.
Terra como sistema. A Terra é considerada um sistema fechado, que está dividido por 4 subsistemas abertos: - A Geosfera ou Litosfera; - A Hidrosfera; - A Atmosfera; - A Biosfera.
Geoesfera A Geosfera é a crusta sólida que envolve a Terra. É formada pelas massas continentais, pelos fundos marinhos e por todos os materiais que se encontram no interior do planeta.
Hidrosfera A hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos. É uma camada descontínua que engloba a água em todos os seus estados físicos.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo os raios ultravioleta.
Biosfera A Biosfera é todo o conjunto de seres vivos no planeta Terra. É onde existe vida e onde as necessidades básicas dos seres vivos podem ser satisfeitas permanentemente.
Solo O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera.
Pedosfera A Pedosfera é a camada mais externa da Terra, e é composta do solo.
Pedogénese É o processo no qual determinado solo é formado, assim como suas características e sua evolução na paisagem.
Rocha Mãe É a rocha que, ao longo de muito tempo e pela ação da chuva, do vento e de outros fatores, dá origem ao solo.
Onde surgiu a vida? Ao certo, ninguém sabe onde surgiu a vida. Existem várias teorias assim como várias hipóteses.
A Vida veio do espaço? É uma das possibilidades, mas também não se tem certeza. Pode ter sido criada em outro planeta e vindo para a Terra através corpos celestes ou outros modos.
As teorias e hipóteses sobre a origem da Terra Ao longo dos anos os cientistas e outros tentaram encontrar explicações sobre a origem de vida, tais como: - Hipótese da Sopa Primitiva; - Hipótese dos sistemas Hidrotermais; - Hipótese da Evolução Química; - Teoria da Geração Espontânea; - Teoria da Panspermia.
Hipótese da Sopa Primitiva Em 1920 dois cientistas colocaram esta hipótese. Eles acreditavam que a Atmosfera era rica em gases e que com a presença dos raios UltraVioleta e das descargas elétricas poderiam formar moléculas orgânicas e estas iam para os oceanos. Juntavam-se e formariam os primeiros seres unicelulares.
Hipótese dos sistemas Hidrotermais O Geógolo Michael Russell acreditava que, para haver vida na Terra não era necessário Sol, pois pensava que as primeiras moléculas/ células apareceram de fontes hidrotermais nos oceanos. Por isso em 1993 ele criou esta teoria onde defende que os primeiros seres vivos surgiram em mares primitivos.
Hipótese da Evolução Química Em 1871 o cientista Charles Darwin criou esta hipótese. Ele defendia que ao invés do organismo vivo, primeiro surgiram as moléculas ricas em carbono.
Teoria Da Geração Espontânea. Foi uma teoria, hoje desacreditada e obsoleta, que considerava possível a formação espontânea de determinados seres vivos a partir de matéria orgânica, de matéria inorgânica ou de uma combinação de ambas.
Teoria da Panspermia. Panspermia implica a hipótese de que a vida existe em todo o Universo, distribuída por meteoros, asteroides e planetoides. Esta teoria surgiu nos séculos XIX, XX, e era a mais defendida.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Weza Ernesto
Uma Vida com Propósitos
Zina Costa
Sistema Digestório
Daniela Barreto3004
Sistema Circulátorio
Daniela Barreto3004
Sistema Circulátorio
Larissa Guimarães
Sistema Reprodutor Feminino
Daniela Barreto3004
Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Características do seres vivos
Paulo Henrique M2895
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
Sistema Imune
Lia_anaju