A Terra um sistema capaz gerar vida

Description

A Terra um sistema capaz gerar vida
ioana alina
Flashcards by ioana alina, updated more than 1 year ago
ioana alina
Created by ioana alina over 6 years ago
456
0

Resource summary

Question Answer
Subsistemas terrestres Existem 4 subsistemas terrestres: -Hidrosfera; -Atmosfera; -Biosfera; -Geosfera.
O que é um sistema ? Um sistema é um conjunto de subsistemas que interagem entre si no desempenho de uma determinada função.
A Terra como sistema A Terra é considerada um sistema fechado no qual circulam matéria e energia. É constituído por 4 subsistemas: a Hidrosfera, a Atmosfera, a Geosfera e a Biosfera
Hidrosfera A hidrosfera é a porção do planeta Terra composta por água nos três estados. Cerca de 70% do nosso planeta é composta por água.
Água disponível na Terra A maior parte de água salgada da Terra encontra-se nos oceanos (97%), uma parte de água doce nos glaciares (2%) e a outra parte doce (1%) é utilizada pelos seres vivos, está em reservatórios como os rios.
Atmosfera É a camada de gases que envolve a Terra. Tem como função: -protege a Terra do calor excessivo; -filtra os raios solares.
Composição da Atmosfera A Atmosfera é composta por: - 78% nitrogénio; - 21% oxigénio; - 1% outros gases como dióxido de carbono e o azono.
Biosfera Abrange todos os seres vivos que habitam na Terra. A maioria dos organismos vivos depende da energia solar, da água e de nutrientes para a sua sobrevivência, crescimento e reprodução.
Biosfera Exemplos de Biosfera: - conjunto de todos os animais; - conjunto formado pelas plantas; - conjunto formado por todos os fungos; - conjunto formado por todas as bactérias.
Geosfera É todo o material sólido da superfície e interior da Terra.
Geosfera- Rocha mãe Rocha que deu origem ao solo. A partir da rocha mãe forma-se um solo jovem que vai evoluindo para um solo mais desenvolvido até se formar um solo muito bem desenvolvido. Neste solo são visíveis camadas com características próprias.
Geosfera- Pedosfera A pedosfera é camada mais externa da Terra é composta pelo solo e está sujeita a processos de transformação de solo.
Geosfera- Pedogénese É o processo de formação de solo, está geralmente associada à alteração física e química dos minerais que constituem a rocha mãe.
Como surgiu a vida na Terra? Desde os primórdios da sua existência que o Homem se questiona sobre a origem da vida. A vida conhecida até ao momento deve-se ao equilíbrio entre os subsistemas terrestres, no entanto há cientistas que criaram teorias e hipoteses acerca disto.
A vida veio do espaço? As primeiras formas de vida surgiram há 4,6 milhões de anos no fundo do oceano, ao abrigo dos raios ultravioleta.
Teoria da geração Espontânea O autor desta teoria foi o filósofo grego Aristóteles. Segundo esta teoria a vida surgiu de matéria inanimada como o pó, água, camisas suadas que pela ação de um fator da natureza "magia", ganhavam vida. A teoria da geração espontânea foi aceite até ao século XIX.
Teoria da Panspermia Segundo esta teoria, acreditava-se que a vida teria vindo do espaço. O cientista sueco Svante Arrhenius, considerava que os corpos celestes como os meteoritos com matéria orgânica, que colidem com a Terra podiam transportar microrganismos como bactérias.
Hipótese da evolução química O cientista inglês, Charles Darwin, em 1871 defendeu que a vida surgiu por evolução química. Teriam surgido moléculas ricas em carbono antes do aparecimento de qualquer outro organismo vivo.
Hipótese da "Sopa Primitiva" O cientista inglês Haldane e o cientista russo Oparin em 1920 colocaram em hipótese a vida ter surgido num ambiente pré-biótico (sem-vida).
Hipótese da "Sopa Primitiva" Estes cientistas acreditavam que a atmosfera primitiva era rica em gases. Esses gases na presença da intensa radiação ultravioleta e de fortes descargas eléctricas, reagiam entre si e formavam moléculas orgânicas, que precipitavam para os oceanos. Estas moléculas poderiam agrupas-se e originar os primeiros seres unicelulares.
Hipótese dos sistemas Hidrotermais Em 1993, o geólogo norte-americano da NASA, Michael Russel acredita que a vida na Terra deverá ter tido origem a partir de fontes hidrotermais. As fontes hidrotermais têm condições necessárias para a existência de vida na Terra como água líquida e quente, abundância de minerais e gases dissolvidos.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Tiago Silva
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Mafalda Inocêncio
subsistemas terrestres
jose costa
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
In Flames
Subsistemas Terrestres
Ana Loureiro
A Terra como sistema capaz de gerar vida
Mimi & Nana
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia