A Terra como um sistema capaz de gerar vida

Description

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Tiago Silva
Flashcards by Tiago Silva, updated more than 1 year ago
Tiago Silva
Created by Tiago Silva over 6 years ago
251
1

Resource summary

Question Answer
Os quatro subsistemas da terra são: -Atmosfera; -Hidrosfera; -Biosfera; -Geosfera.
O que é um sistema? Um sistema é um conjunto de subsistemas inter-relacionados que interagem no desempenho de uma determinada função.
Quais as razões para considerarem a Terra como um sistema? O planeta terra é considerado um sistema fechado no qual circulam matéria e energia e é constituído por quatro subsistemas que interagem entre si: hidrosfera, geosfera, biosfera e atmosfera.
Hidrosfera A hidrosfera é o subsistema que engloba toda a água, nos seus diversos estados físicos, existente na Terra. A água é uma das substâncias mais abundantes do sistema Terra.
A água na Terra A maior parte da água salgada encontra-se nos oceanos, cerca de 97,5% e a maior parte de água doce (cerca de 2,5%) encontra-se no estado sólido, reservada essencialmente, nos glaciares e a água doce no estado liquido encontra-se em rios.
Biosfera A biosfera é um subsistema que abrange todos os seres vivos que habitam no nosso planeta.
Biosfera (continuação) Alguns exemplos de biosfera são: -Conjunto de todos os animais; -Conjunto formado pelas plantas; -Conjunto formado por todos os fungos; -Conjunto formado por todas as bactérias.
Atmosfera A atmosfera é um subsistema terrestre que corresponde à camada de gases que envolvem a Terra. A atmosfera tem influência sobre a temperatura da superfície do nosso planeta devido à presença de gases, como, por exemplo, o dióxido de carbono e o ozono.
Composição da atmosfera terrestre atual A atmosfera terrestre é constituída por: -78% de nitrogénio; -21% de oxigénio; -1% de dióxido de carbono, argónio, vapor de água e outros gases.
Geosfera A geosfera é o subsistema terrestre que compreende todo o material sólido da superfície e interior da Terra.
Geosfera (Pedosfera) A pedosfera é a camada é a camada mais externa da Terra, é composta pelo solo e sujeita a processos de formação de solo.
Geosfera (Pedogénese) A pedogénese é o processo no qual determinado solo é formado, assim como suas características e sua evolução na paisagem.
Geosfera (Rocha-mãe) Rocha-mãe é a rocha que se desagregou para dar origem ao solo. A partir da rocha -mãe forma-se um solo jovem que vai evoluindo para um solo mais desenvolvido até se formar um solo bem desenvolvido.
Origem de vida na Terra Desde os primórdios da da sua existência que o homem se questiona sobre a origem da vida na Terra. A vida é um acontecimento tão complexo, que a maioria dos cientistas procura estudar e compreende. Isto passa por varias teorias e hipóteses.
A vida veio do espaço? Há uma teoria (Panspermia) que dizia que a vida veio do espaço, criada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, considerava que os corpos celestes, como os meteoritos com matéria orgânica, que colidem com a Terra podem transportar microrganismos simples como por exemplo bactérias.
Teoria da Geração Espontânea Até ao século XIX, os cientistas acreditavam que a vida na Terra surgia por Geração Espontânea. Segundo esta hipótese a vida podia surgir de matéria inanimada, que pela ação de um princípio ativo, ganhava vida. Esta conceção sobre a origem da vida deve-se ao filósofo Aristóteles.
Hipótese da Evolução Química Em 1871, Charles Darwin, cientista inglês, defendeu que a vida deveria ter surgido por evolução química. Para Darwin, primeiro terão surgido moléculas ricas em carbono antes do aparecimento de qualquer organismo vivo.
Teoria da Panspermia Nos finais do século XIX e princípios do século XX, vários cientistas acreditavam que a vida teria vindo do espaço, de acordo com a teoria da Panspermia.
Teoria da Panspermia (continuação) Arrhenius considerava que corpos celestes, como os meteoritos com matéria orgânica, que colidiam com a terra podem transportar microorganismos simples, por exemplo, bactérias. A teoria da Panspermia ainda é, na atualidade, defendida por vários cientistas.
Hipótese da "Sopa Primitiva" Em 1920, o cientista Russo Oparin e o cientista inglês Haldane colocaram a hipótese da vida ter surgido num ambiente pré-biótico (sem vida).
Hipótese da "Sopa Primitiva" (continuação) Acreditavam que a composição da atmosfera primitiva era rica em gases, como, por exemplo, o metano, o hidrogénio, o nitrogénio, o amoníaco, o vapor de água e o dióxido de carbono.
Hipótese da "Sopa Primitiva" (continuação 2) Estes gases, na presença da radiação ultravioleta e de fortes descargas elétricas, poderiam reagir entre si e formar moléculas orgânicas, que precipitavam para os oceanos primitivos, acumulando-se e formando a "Sopa Primitiva" de moléculas orgânicas.
Hipótese da "Sopa Primitiva" (conclusão) Estas moléculas poderia agrupar-se e originar, por aumento de complexidade, os primeiros seres unicelulares.
Hipóteses dos Sistemas Hidrotermais Em 1993, Michael Russell, geólogo norte-americano, da NASA, defensor da origem da vida em ambiente pré-biótico, acredita que a vida na Terra deve deverá ter tido origem a partir de fontes hidrotermais. Para este cientista, as fontes hidrotermais são o "berço da vida na Terra".
Hipóteses dos sistemas hidrotermais (continuação) As fontes hidrotermais exibem condições necessárias para a emergência de vida: água líquida e quente, abundancia de minerais e gases dissolvidos, como, por exemplo, hidrogénio, metano e compostos de enxofre.
Hipótese dos sistemas hidrotermais (conclusão) Na atualidade, os cientistas apontam as fontes hidro termais como o mais provável sistema que revive as condições necessárias para a origem da vida na Terra.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Mafalda Inocêncio
subsistemas terrestres
jose costa
Subsistemas Terrestres
Ana Loureiro
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Catia Perez
A Terra um sistema capaz gerar vida
ioana alina
A Terra como sistema capaz de gerar vida
Mimi & Nana
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
pedro miguel
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
João Firmino
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia