subsistemas terrestres

Description

subsistemas terrestres
jose costa
Flashcards by jose costa, updated more than 1 year ago
jose costa
Created by jose costa over 6 years ago
104
2

Resource summary

Question Answer
Definição de um sistema Chama-se SISTEMA a qualquer porção do universo constituída por componentes que interagem entre si de uma forma organizada e em que pode haver fluxo de matéria e de energia entre eles.
Porque a Terra e considerado um sistema? A Terra é considerado um sistema fechado, desde que a Terra se formou a troca de matéria entre a Terra e o Universo envolvente é insignificante (ex: queda de meteoritos).
Os subsistemas da terra São quatro os subsistemas. Eles são abertos em que interagem de forma a manter um equilíbrio dinâmico. São eles : Geosfera,Hidrosfera,Atmosfera e Biosfera
A Hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios , lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea , geleiras e o vapor de água da atmosfera
Geosfera A Geosfera parte superficial da Terra que se encontra no estado sólido, bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior separados em camadas mais ou menos concêntricas.
Atmosfera A Atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra (essencialmente azoto (N2), oxigénio (O2), árgon (Ar), dióxido de carbono (CO2), vapor de água (H2O), 99,98%).
Biosfera Biosfera é constituída por todos os seres vivos que ocupam a habitats tão diversos,como a terra,o ar e a água.
Conceitos associados ao subsistema geosfera -Solo -Pedosfera -Pedogénese -Rocha Mãe
Solo O solo é constituído por material orgânico, água e minerais.
Pedosfera Camada externa da terra.Um pouco composta do solo e sujeita a processos de formação desse mesmo.
Pedogénese É o processo físico e químico do solo.
Rocha Mãe É a rocha que se desintegrou para a formação de um novo solo.
Onde surgiu a vida? A Terra terá tido o início da sua formação há aproximadamente 4,6 bilhões de anos através de várias nuvens de gás e poeira em rotação, que deu origem ao nosso Sistema Solar.As primeiras formas de vida do planeta foram os Procariontes, formas de vida unicelulares que continham DNA, uma das moléculas fundamentais da vida.
A vida veio do espaço? As primeiras formas de vida nasceram nas águas quentes e serenas do mar, ao abrigo dos raios ultravioletas do Sol. Eram pequenas esferas protegidas por uma membrana, em condições de se dividirem.
As teorias e as hipóteses sobre a origem da vida na terra Surgiram várias explicações tais como: -Teoria dos mares -Primórdios no gelo -Panspermia -Faíscas da vida -Origem da vida e argila
Teoria da geração espontânea Geração espontânea ( também abiogenése, arquebiose ou arquigénese) foi uma teoria até ao século XIX em que cientistas acreditavam que a terra surgiu. Mediante esta hipótese a vida podia surgir de matéria inanimada(pó,água)que por este meio um factor da natureza ganhava vida.
Teoria da panspermia De acordo com a teoria panspermia datada dos finais do século XIX e princípios do século XX vários cientistas acreditavam que a vida teria vindo do espaço.Sendo,os meteoritos com matéria orgânica que ao colidir com a terra podessem transportar microrganismos simples tais como bactérias.
Hipótese da evolução química A Hipótese da evolução química surgiu em 1871 quando um cientista inglês de seu nome Charles Darwin defendeu que a vida deveria ter surgido por uma evolução química.Em que primeiramente terão surgido moléculas ricas em carbono antes de aparecer qualquer organismo vivo.
Hipótese da "sopa primitiva" Os cientistas Oparin de origem russa e Haldane de origem inglesa em 1920 colocaram a hipótese de que a vida tenha surgido num ambiente pré-biótico (sem vida).Acreditando eles que a composição da atmosfera primitiva era rica em gases em que na presença da intensa radiação ultravioleta e de fortes descargas eléctricas entre elas poderiam formar moléculas orgânicas que se dirigiam para os oceanos primitivos,juntando se e originando o que Oparin dava o nome da "Sopa primitiva"
Hipótese do sistema hidrotermais Foi Michael Russell geólogo norte americano da Nasa e defensor da origem da vida em ambiente pré-biótico que em 1993 quem criou esta teoria.Ele defendia a origem da vida em ambiente pré-biótico,acreditava que avida na terra vinha de origem de fontes hidrotermais que para ele são mesmo "o berço da vida na terra".
Conclusão Acabamos por concluir que cada cientista,investigador, geólogo ou ser humano continua na incógnita como surgiu a vida na Terra,quem foi ou o que foi que criou a vida na terra. Pois cada um tem a sua teoria e hipótese.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Leonardo Alves
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Tiago Silva
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Mafalda Inocêncio
Subsistemas Terrestres
Ana Loureiro
A Terra um sistema capaz gerar vida
ioana alina
A Terra como sistema capaz de gerar vida
Mimi & Nana
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia
A Terra como um sistema capaz de gerar vida
Otniel Garcia