Formação Econômica de Goiás

Description

Concursos Públicos História Flashcards on Formação Econômica de Goiás, created by Breno Pascoal on 23/01/2018.
Breno Pascoal
Flashcards by Breno Pascoal, updated more than 1 year ago
Breno Pascoal
Created by Breno Pascoal over 6 years ago
47
1

Resource summary

Question Answer
Qual foi a primeira principal atividade econômica de Goiás? Mineração
Como se deu a expansão do estado de Goiás durante o século XVIII? Por meio dos bandeirantes e da catequese
Quais eram as principais expedições exploradoras do estado de Goiás? E suas semelhanças e diferenças? As principais expedições foram as Entradas e as Bandeiras. As Entradas eram expedições oficiais, respeitavam o limite de Tordesilhas e buscavam somente prospecção, sem lucro imediato. As Bandeiras eram expedições privadas, visavam lucro imediato, não respeitavam o tratado de Tordesilhas e além da prospecção buscavam também apresemento de escravos.
O que eram as Descidas? As Descidas foram um terceiro tipo de expedição que eram organizadas por Jesuítas e tinham como função a conversão de nativos.
Como se deu a ocupação do estado de Goiás durante o século XVIII? A ocupação se iniciou os exploradores Anhanguera (pai e filho), que vieram com intenção de se fixar no território e encontraram ouro como sustento econômico.
Explique como ocorreu a economia mineradora. A economia mineradora consistia no garimpo do ouro de jazidas de lavras e faiscação. Devido ao fácil acesso ao ouro, este rapidamente se acabou, tendo o auge da exploração aurífera durado apenas 50 anos. Havia diferentes tipos de impostos cobrados pela coroa portuguesa, controlados por órgãos como a Intendência das Minas e Casas de Fundição. Dentre eles (os impostos), o mais conhecido era o quinto.
Que outra atividade econômica surgiu em decorrência da decadência da exploração aurífera? Após a decadência da exploração do ouro a atividade econômica que passou a ganhar força foi a agro-pastoril.
Quais foram os principais empecilhos para o crescimento da agropecuária e como eles foram superados? A princípio houve uma dificuldade de crescimento da agropecuária devido a legislação fiscal, baixa rentabilidade do negócio, ausência de mercado e dificuldade de exportação de mercadorias. Para incentivar o crescimento, a coroa concedeu isenções de impostos, catequese de indígenas e proteção do comércio com a construção de presídios.
Que fatores influenciaram a fixação da agropecuária como atividade econômica principal durante os séculos XIX e XX? As tropas e boiadas (pecuária extensiva), a chegada das ferrovias e a fundação e estabilização de povoados no estado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes