África

Description

Síntese de conteúdo estudado em sala - África
Heloiza Lopes
Flashcards by Heloiza Lopes, updated more than 1 year ago More Less
Sandra Barros
Created by Sandra Barros almost 9 years ago
GoConqr suporte .
Copied by GoConqr suporte . almost 9 years ago
Heloiza Lopes
Copied by Heloiza Lopes almost 6 years ago
Heloiza Lopes
Copied by Heloiza Lopes almost 6 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
África É o terceiro maior continente do mundo. (depois da Ásia e da América)
É considerada o berço da humanidade Pois o gênero humano surgiu na África e a partir daí foi ocupando todo o planeta.
A África é o continente mais pobre do mundo. Um dos maiores problemas da África é a fome.
De acordo com estudiosos a fome não tem ligação apenas com as secas e guerras civis... A África não se desenvolve porque não quer.
É consenso da ONU, de estudiosos, das organizações não-governamentais, dos governos das nações africanas que não há falta de alimentos para a África... a fome e as condições enfrentadas pelo povo africano são resultados de políticas de exploração permanente e corrupção.
Uma das origens dos conflitos na África está ligada à partilha do continente pelos colonizadores europeus... que criaram fronteiras artificiais, sem respeitar a cultura local.
Apesar das diferenças étnicas entre as nações africanas... muçulmanos, cristãos e seguidores de outras crenças convivem de forma pacífica.
As fronteiras artificiais foram importantes para a consolidação da paz entre as nações africanas... com elas, cada povo teve garantido o seu respectivo território e a soberania (autoridade, domínio, poder).
Os limites da divisão do continente africano seguiram apenas os interesses dos colonizadores europeus, sem respeitar a cultura local... a reunião de grupos étnicos diferentes em um mesmo território favoreceu o clima de intolerância e de rivalidade entre diversas nações africanas.
a história de seus povos foi contada pelos colonizadores europeus.
Considerados primitivos, tribais, incapazes de aprender ou evoluir... acreditava-se que os africanos deveriam receber a ajuda europeia.
As contribuições das diversas nações africanas, ao longo da história, para o desenvolvimento cultural, econômico, político, científico e tecnológico da humanidade é vasta e complexa porém esse reconhecimento é bastante prejudicado pela perspectiva preconceituosa que o ocidente europeu-norte-americano nutre em relação ao continente africano.
As histórias dos reinos e das civilizações africanas foram utilizadas como exemplo da capacidade africana de organização, que em nada ficava a dever para os padrões europeus. Os vestígios materiais deixados do passado - técnicas de cultivo, a arte, ruínas arquitetônicas - foram usados para evidenciar as qualidades do Continente.
Durante o século XV, no período da expansão marítima europeia, ocorreu o tráfico negreiro, em que eram buscados negros da África para trabalhar como escravos nas colônias. Neste período o Brasil, sendo colônia de Portugal, teve intensa influência da cultura africana, recebendo 5 milhões de escravos.
A influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira começou a ser delineada a partir do tráfico negreiro quando milhões de africanos "deixaram" forçadamente o continente africano e despontaram no Brasil para exercer o trabalho escravo
A principal influência da música africana no Brasil é o samba estilo que é cartão postal musical do país.
Inicialmente desenvolvida como defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados as cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeita dos capatazes.
Outra grande contribuição da cultura africana é a culinária em pratos como o vatapá e o acarajé, porém nenhuma receita se iguala em popularidade a feijoada. Originada da senzalas era feita das sobras de carnes que os senhores de engenhos não comiam.
As máscaras são obras de grande representatividade da arte africana. Para os povos africanos elas têm grande significado, usadas em rituais e funerais, seguindo sempre o padrão da simetria.
Utilizadas em festas as máscaras africanas servem apenas para alegrar... devendo ser apreciadas apenas por sua beleza.
Show full summary Hide full summary

Similar

Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
Glossário de Português
Alessandra S.
RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
Vanguardas EUROPEIAS
Beliangel_juh
Arte Românica
Pedro Harzer
Resumo do filme "Com Amor, Van Gogh" — Artes/Segundo Bimestre
Giovana Figueiredo
Arte Contemporânea
Maria Carniel
Arte Cristã Primitiva
Nina Medeiros Oficial
História da Arte
Aline Albino